Deus é Fiel

Deus é Fiel

quarta-feira, 27 de abril de 2022

EBD - Subsídio da Lição: Casamento é para sempre

Casamento é para sempre

A presente lição apresenta a seguinte descrição na verdade prática:

A vontade de Deus para o casamento é que ele seja vitalício. Na continuidade do Sermão do Monte, Jesus condena o adultério.

Sendo que a presente lição tem como objetivos específicos: Apresentar a condenação do adultério; Mostrar que o que rege o coração regerá o corpo também; e, Afirmar a indissolubilidade do casamento.

I – A CONDENAÇÃO DO ADULTÉRIO

Adultério tem como significado dormir em cama alheia. O adultério é um ato condenado pela Palavra do Senhor, sendo que no Antigo Testamento a pessoa que adulterasse deveria ser apedrejado (Lv 20.10). O sexo em si não é pecado se o mesmo for realizado no casamento. Porém, antes ou fora do casamento o sexo deixa de ser uma bênção e passa a ser uma maldição.

Não adulterarás é um mandamento abrangente, no que corresponde aos pecados sexuais. Tanto a fornicação como a prostituição, são inseridos no foco do sétimo mandamento.

Fornicação corresponde a um deslize do jovem, ou seja, em algum momento o jovem acaba perdendo o controle das próprias emoções e mantem relação sexual. Enquanto, a prostituição corresponde à venda do próprio corpo.

Portanto, dois são os objetivos específicos do sétimo mandamento: proteger a vide e proteger a família.

Proteção da vida (quantos filhos são frutos de uma infidelidade e os mesmos pagam pelos erros dos pais. A vida dos filhos fica desprovida de proteção). E proteção da família (fidelidade proporciona confiança, alegria e reconhecimento. Mas, quando não há fidelidade, o lar será desconfortante e o reconhecimento não fará parte do ambiente familiar).

Os infratores do sétimo mandamento deveriam morrer. Tanto o homem como a mulher, pegos em adúltero, deveriam morrer. No relato do evangelista João (8.1-11), uma mulher foi apresentada diante do Senhor Jesus e pela Lei a mesma deveria ser morta por ter sido pega no ato de adultério, porém, da mesma forma o homem que tinha mantido relação sexual com ela deveria ser apresentado diante do Senhor Jesus, isto não aconteceu. Pois, os judeus queriam testar o Mestre, e sendo Ele o Mestre dos mestres respondeu de maneira categórica.

Vale ressaltar que:

O que cada cônjuge deve considerar é que para a vida a dois caminhar bem e em total harmonia, em uma relação social gloriosa, é preciso que entre ambos haja respeito, consideração e honra. A inclusão do sétimo mandamento no Decálogo busca salvaguardar a vida do casal e da família. O casal deve procurar viver em oração e santidade, e evitar toda e qualquer relação sexual ilícita, inclusive o adultério na mente, procurando sempre manter o matrimônio e o leito puros (Hb 13.4; Lv 20.10) (GOMES, 2022, p. 60).

II – O QUE REGE O CORAÇÃO REGERÁ O CORPO

O coração do cristão deve ser regido pela Palavra, pois do coração do homem procede todos os desejos, as paixões e as emoções. É perceptível que o termo coração corresponde ao aspecto moral, o que tange ou relaciona com a alma. A alma do ser humano tem como faculdade definidas e a definir: o intelecto, as emoções e as vontades.

A definir indica que o caráter moral da alma é construído por meio do que a alma é alimentada. Por isso, percebe-se no contexto bíblico do Novo Testamento que o homem é no ato o resultado de seus pensamentos.

[...] A mente do cristão caminha sempre para a perfeição desejando compreender a vontade do Senhor (Ef 5.17), a santidade (1Pe 1.13) e no desejo de viver cada vez mais no amor do Senhor (Mt 22.37).

Como nova criatura, o cristão pensa como Cristo Jesus, pois tem uma nova mente [...] (GOMES, 2022, p. 62).

III – A INDISSOLUBILIDADE DO CASAMENTO

O presente tópico para melhor compreensão apresenta duas palavras chave: casamento e divórcio.

Casamento é a união legítima entre um homem e uma mulher. Logo, casamento é monogâmico e heterossexual. Monogamia corresponde ao processo social de união entre um homem e uma mulher. E o casamento bíblico é heterossexual, pois é a união entre um homem e uma mulher.

Na perspectiva bíblica, o casamento é feito entre um homem e uma mulher debaixo da ordem divina (Gn 2.24). Isso é muito sério e tem que ser levado em consideração. Paulo disse que não podemos nos conformar com o modelo ou estilo de vida dessa sociedade (Rm 12.1,2). Por exemplo, é dito para os jovens hoje que antes de se casarem podem experimentar o sexo para ver se combinam com seu parceiro, contudo, a Bíblia ensina justamente o oposto (GOMES, 2022, p. 63).

Sobre o divórcio vale ressaltar que há causas, que são o orgulho, a infidelidade, a ausência de amor, os meios de comunicação e a ausência de harmonia; e, que por consequência apresentará a sequelas de um relacionamento fracassado.

Referências

GOMES, Osiel. Os valores do Reino de Deus: a relevância do Sermão do Monte para a Igreja de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário