Deus é Fiel

Deus é Fiel

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Lições Bíblicas Jovens – Subsídio para aula da Escola Bíblica Dominical – O TREINAMENTO DE LÍDERES SEGUNDO O MODELO DE JESUS

O TREINAMENTO DE LÍDERES SEGUNDO O MODELO DE JESUS

Conforme o resumo da lição:

Jesus não somente discipulou os apóstolos, mas Ele nos deixou o modelo de um discipulado eficaz.

Jesus é o Líder dos líderes. Logo, Jesus é o modelo para todos os líderes. Por meio do seu ministério o Senhor Jesus chamou, instruiu e enviou os seus discípulos, tornando assim, exemplo de liderança eficiente e eficaz. Portanto, a presente lição tem como objetivos:

Saber como se deu a escolha dos primeiros discípulos de Jesus;

Compreender o treinamento de Jesus com os primeiros discípulos;

E, Mostrar que a liderança de Jesus era discipuladora.

Jesus exerceu um perfil de liderança votado para a formação de novos líderes, ou seja, uma das suas prioridades como líder foi treinar aqueles que por ele foram chamados para que fossem os seus discípulos. Nesse sentido, a atitude do Mestre reafirma que, além de ter de possuir uma visão, ser capaz de comunicá-la e ter condições de influenciar pessoas, liderar sob a perspectiva cristã também é preparar outros líderes e treiná-los para que tenham condições de perpetuar os princípios eternos da Palavra de Deus e deem continuidade à missão que Cristo confiou aos seus escolhidos. (TORRALBO, 2022, p. 103)

I – JESUS ESCOLHE OS SEUS DISCÍPULOS

No contexto Bíblico percebe-se que o chamado poderá ser direto ou indireto. O modelo de chamado conhecido como direto é o método em que Deus chama o ser humano de forma direta sem a utilização de circunstancias, e nem por causa das habilidades naturais do próprio indivíduo. Enquanto o indireto é o método em que há o envolvimento de pessoas e de circunstancias para o chamado de outrem.

Bom exemplo do método direto é o chamado dos dozes (Lc 6.12-19). Sendo que por mais de três anos Jesus ensinou doze homens para que eles descem continuidade a obra do Pai.

Porém, antes de ensiná-los, Jesus chamou cada um deles pelo próprio nome para que os doze se transformassem em pescadores de homens (Mc 1.17). Nota-se que onze dos doze que foram chamados mudaram o curso da história da humanidade. A prova concreta do valor do ministério dos onze apóstolos é a existência da Igreja, pois pelo intermédio destes Jesus outorgou nova direção ao mundo com o ministério da igreja.

II – O TREINAMENTO DE JESUS

O treinamento desenvolvido por Jesus mudou o destino e os valores dos discípulos e teve como objetivos:

a) Preparo intelectual. E estai preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós (1 Pe 3.15).

b) Preparo espiritual. O discípulo não poderá esquecer-se de sua aliança com Deus. Antes de exercer o ministério o mesmo deverá compreender que é servo de Deus e tem um céu de glória que o espera. O cuidado espiritual é visível na vida daqueles que tem comunhão com Deus. Pois, sem comunhão com Deus o ministério dos discípulos não seria marcado pela operação divina. O preparo espiritual está associado à oração, a leitura da Sagrada Escritura, ao jejum, em suma, a uma vida de santidade diante de Deus (1 Ts 5.23).

Como sempre, a escolha de Jesus deu certo, o treinamento funcionou eficazmente, e os discípulos foram capacitados pelo Espírito Santo a realizar a obra para que foram designados. (TORRALBO, 2022, p. 112)

Quando o discípulo corresponde eficientemente com a instrução do docente, nota-se que os resultados serão nítidos. Jesus chamou doze e por três anos e meio os preparou para enviá-los à seara. Jesus enviou onze após a ressurreição e hoje se percebe que a igreja está presente nos quatro cantos da terra, verdade que corrobora em dizer que o ensino preparatório do Senhor Jesus para com os discípulos foi eficiente e eficaz.

III – UMA LIDERANÇA DISCIPULADORA

Jesus durante o ministério particular esteve sempre envolvido com o ato de instruir os discípulos. Por ser o Líder dos líderes, o Mestre ensina que as lideranças atuais devem se envolver no processo de ensino. O modelo de discipulado de Jesus é diferenciado, pois Jesus ensinava por palavras retóricas e pelo o próprio exemplo.

Fato corroborado em:

Jesus ensinou como orar (Mt 6.9-13), assim como Jesus orou constantemente durante o seu ministério (Jo 17).

Jesus enviou os discípulos para pregarem e curarem (Mt 10.1), assim como Jesus também pregou e curou na frente de seus discípulos (Mc 7.32-35).

Jesus falou a respeito do amor (Jo 13.34), assim como também Jesus mostrou na prática para com os discípulos que Ele mesmo amava e ama as pessoas (Lc 23.43).

O discipulado foi incluso no ministério de Jesus, fator que outorga às lideranças dos dias modernos a compreensão que não é possível liderar sem discipular, ou seja, não há como liderar sem preparar pessoas para continuarem o ministério.

Referências

Torralbo, Elias. Liderança na igreja de Cristo: escolhidos por Deus para servir. Rio de Janeiro, CPAD, 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário