Deus é Fiel

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terça-feira, 29 de novembro de 2022

PECADOS SEXUAIS

PECADOS SEXUAIS 

Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia (Gl 5.19). 

O ato sexual na Bíblia é monogâmico e heterossexual, ou seja, é a união entre um homem e uma mulher. O ato sexual deve acompanhar as descrições espirituais, morais e legais. O aspecto espiritual no contexto da intimidade, pois o sexo não torna o indivíduo impuro diante de Deus quando a prática é dentro do casamento. Assim também quando o respeito às leis são visíveis a prática do sexo não é moralmente condenado, mas de fato é corroborado para com a alegria dos indivíduos.

Os tipos de pecados sexuais praticados são categoricamente uma desobediência ao sétimo mandamento “não adulterarás” (Êx 20.14). Vale ressaltar que os mandamentos são informações adicionais para com a prática do respeito aos direitos e deveres de cada cidadão na sociedade. O sétimo mandamento corresponde com o direito em ser amado e respeitado pela fidelidade.

I – PROSTITUIÇÃO

O termo deriva do grego porneia, e tem como significado fornicação (relação sexual entre jovens sem haver a venda do corpo e sem corresponder com a traição de um terceiro), adultério (para muitos eruditos a prática do adultério corresponde com a traição entre casais e, de fato adultério tem como significado dormir em cama estranha), imoralidade sexual e até tem como significado pensamentos impuros.

No teor prático, porneia significa o amor que é comprado ou é vendido. Não se trata da adição em que ambos se entregam na união de personalidade. Pois, um dos envolvidos compra o prazer, enquanto o outro vende o prazer. Porneia descreve o relacionamento em que uma das partes pode ser comprada e descartada como um objeto, e onde não há união de personalidade nem respeito por estas. (BARCLAY, 2010, p. 26)

O desvio na prática sexual é teoricamente definido por fornicação, enquanto a venda do prazer trata-se da prostituição, e quando há alguém casado no envolvimento o ato sexual intitula-se de adultério.

II – IMPUREZA

Para que ocorra a consumação do pecado, este anteriormente foi idealizado e fomentado no pensamento. A alma é a parte imaterial do ser humano que tem como descrição o intelecto, à vontade e as emoções. Compreende-se que a impureza como pecado envolve práticas desenvolvidas pela a alma do ser humano com aquilo que o indivíduo se envolve.

O apóstolo Paulo aconselha aos cristãos de Colossos que mortificassem os membros que estão direcionados ao ato da fornicação, a impureza, assim coo da avareza, concupiscência e a idolatria (Cl 3.5). O que Paulo de fato corrobora é com a importância dos cristãos vencerem os desejos carnais com a santidade. No texto pelo o apóstolo a ênfase se associa com buscar as coisas que são de cima (Cl 3.1).

Para Barclay três ideias estão relacionadas com o termo original para impureza, são elas: qualidade do que é sujo, o sujo tem repulsão e a impureza separa o homem de Deus (2010, p. 31).

III – LASCÍVIA

É o pecado da sensualidade, ou seja, é o amor ao pecado que não permite ao praticante preocupar com o olhar de Deus para a determinada situação. Além de não preocupar com a própria situação diante de Deus o indivíduo também não se preocupa com o olhar da sociedade.

Trata-se do pecado praticado propositadamente não respeitando o olhar do outro, assim como o pensar e o dizer do próximo. Ação que diretamente proporciona os outros ao pecado. Barclay sobre lascívia também escreve a respeito de três características que são: ação indisciplinada, desrespeito ao direito do outro e indiferença para com a opinião de terceiros (2010, p. 33).

Por fim, o pecado é toda prática que desagrada a Deus. O homem no ato pecaminoso encontra-se definitivamente distanciado do Senhor, fator que o torna entregue aos próprios desígnios carnais. Para vencer os pecados relacionados aos desejos sexuais o ser humano necessita aproxima-se de Deus e buscara as coisas que agradam ao Senhor, pois por meio da santificação o ser humano verá o Senhor (Hb 12.14).

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