Deus é Fiel

Deus é Fiel

sábado, 17 de dezembro de 2022

ASSUNTOS RELACIONADOS COM O DOMÍNIO PRÓPRIO

ASSUNTOS RELACIONADOS COM O DOMÍNIO PRÓPRIO

Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus (Gálatas 5.19-21).

Uma virtude do fruto do Espírito é a temperança. Virtude que corresponde com o domínio próprio. Ato em que o indivíduo possui o controle sobre palavras e ações. A ausência do domínio próprio poderá culminar no homicídio, na bebedice e na glutonaria.

I – HOMICÍDIO

Homicídio é ato de matar alguém. Não é cabível ao ser humano tirar a vida do outro. Quem dá a vida e tem o poder de tirá-la é Deus. Porém, nota-se que por causa do pecado o homem por mínimas coisas retira a vida do outro. O homicídio poderá ser causado deste uma mínima coisa, exemplo o orgulho, assim como atitude mais extrema, exemplo à busca pelo o poder de uma nação.

Lembrando que assassinato é:

O tirar a vida de outra pessoa de forma ilegal, ação proibida por Deus que carrega a ameaça de punição severa. (GUIA CRISTÃO DA LEITURA DA BÍBLIA, 2013, p. 792)

No contexto bíblico dois personagens passam a serem bons exemplos de que a ira poderá consumar-se em assassinato, Caim ao matar o seu irmão Abel (Gn 4.8), como também o desejo por perpetuar no poder, caso de Saul que procurou matar a Davi (1 Sm 19.11).

Mateus escreve o ensino de Jesus (Mt 5.22) que associa a raiva na percepção divina com a gravidade e seriedade do homicídio, pois o indivíduo passa a ter como vontade o desejo de livrar-se da outra pessoa (GUIA CRISTÃO DA LEITURA DA BÍBLIA, 2013).

II – BEBEDICE

Uso de bebidas que provocam alterações físicas, emocionais e mentais. Compreende-se que o uso de bebidas ocasiona vergonha ao usuário, mesmo que este não compreenda a situação no instante em que esteja embriagado. Para Salomão o vinho é uma bebida forte cheia de violência (Pv 20.1).

Ao nazireu era definido que não consumisse vinho, pois o nazireu era consagrado a Deus (Am 2.12), assim compreende que ao cristão não é cabível o consumo de bebidas em que o escândalo se manifeste, pois é de responsabilidade da igreja proporcionar a edificação de todos os que se aproximam de Deus.

Três consequências do uso do vinho são claramente descritas na Bíblia:

O vinho tira a sabedoria – A luxúria, e o vinho, e o mosto tiram o coração (Os 4.11).

 A deslealdade está associada com o consumo do vinho - Tanto mais que, por ser dado ao vinho é desleal; homem soberbo que não permanecerá; que alarga como o inferno a sua alma; e é como a morte que não se farta, e ajunta a si todas as nações, e congrega a si todos os povos (Hc 2.5).

O uso de bebidas fortes proporciona contenda - E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito (Ef 5.18).

III - GLUTONARIA

Descontrole no uso de alimentos, sendo que tal pecado está também relacionado com o envolvimento direto com drogas e com o sexo. Sobre bebedice e glutonaria Barclay afirma:

Estas duas palavra, “bebedices” e “orgias”, descrevem o prazer que se tornou em devassidão. Há uma só maneira para o cristão evitar todos os prazeres deste tipo. É simplesmente lembrando-se de que está perpetuamente na presença de Jesus Cristo, e, portanto, procurando, a cada passo, fazer que a vida, nos seus trabalhos e nos seus prazeres, seja digna de ser vista por Jesus Cristo. (BARCLAY, 2010, p. 59)

O apóstolo Paulo termina a citação sobre as obras da carne da seguinte maneira “os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus”. Portanto, deixemos toda obra carnal que põe aos frutos do Espírito.

Referência

BARCLAY, William. As obras da carne e o fruto do Espírito. São Paulo: Vida Nova, 2010.

GUIA CRISTÃO DE LEITURA DA BÍBLIA. Rio de Janeiro: CPAD, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário