Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Subsídio para aulas da EBD: O AVIVAMENTO ESPIRITUAL

O AVIVAMENTO ESPIRITUAL

Iniciando o primeiro trimestre de 2023 como igreja do Senhor Jesus estaremos estudando sobre o tema Aviva a tua obra: o chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus sendo que a primeira lição terá como descrição a ser estudada a respeito de “o avivamento espiritual”. O comentarista do presente trimestre é o pastor Elinaldo Renovato.

A primeira lição tem como objetivos:

Conceituar avivamento;

Elencar as condições para um avivamento espiritual;

Justificar a necessidade de um avivamento espiritual.

Sobre o conceito de avivamento o significado permite compreender que é o retorno à vida. Porém, o avivamento só é possível aos vivos, pois um pecador não pode ser avivado. Quando alguém é avivado isto indica que ele está mais do que vivo, está despertado, é um ser animado, ou seja, é um indivíduo estimulado.

Portanto, avivamento é uma intervenção divina, sendo que na dispensação da graça esta ação é direcionada pelo o agir do Espírito Santo. Pois, o Espírito Santo guia, inspira, direciona e governa a igreja. Nenhum avivamento ocorrerá sem a ação do Espírito Santo de Deus.

No que tange as condições para um avivamento espiritual nota-se com base em 2 Crônicas 7.13-17 alguns elementos essenciais: a humilhação,  oração, a conversão e a direção em um caminho preparado.

[...] Os reavivamentos não dizem respeito a entusiasmo superficial, mas a uma transformação profunda e duradoura. Encontramos na oração de Salomão os princípios essenciais para o avivamento (7.14). (GUIA CRISTÃO DE LEITURA DA BÍBLIA, 2013, p. 190)

Logo, avivamento corresponde com o ato da conversão e com o ato da santificação. A conversão é o momento em que o homem é tirado do mundo, enquanto que a santificação é a retirada do mundo do coração do homem.

A necessidade do avivamento espiritual é bem descrita por Shedd nas seguintes palavras:

Quando escutamos a palavra e não sentimos nada, quando a oração não passa de reza, quando ganhar dinheiro empolga mais que ganhar almas, quando o entretenimento empolga mais que a palavra, quando pecado consumado não cria nenhuma preocupação na consciência e quando há divisão.

A palavra não faz efeito direcional. A oração não é vista como privilégio, mas trata-se de uma obrigação. Não há prazer em ganhar almas. O entretenimento é mais empolgante que a Escritura Sagrada. E o pior de todos quando o pecado não desperta na consciência o sentimento de ter falhar diante do Senhor. O sinal para com a obrigatoriedade do avivamento se ascende.

Referencias:

GUIA CRISTÃO DE LEITURA DA BÍBLIA. Rio de Janeiro: CPAD, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário