Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 4 de dezembro de 2022

Lições Bíblicas Jovens – Subsídio para aula da Escola Bíblica Dominical – A LIDERANÇA DE BARNABÉ

A LIDERANÇA DE BARNABÉ

Conforme o resumo da lição:

Barnabé é referência de uma liderança conciliadora.

A respeito de Barnabé pode-se afirmar que era um homem compassivo, cheio do Espírito Santo e que outorgava oportunidade para que outros crescessem na fé por meio de ações que revelassem novos talentos, exemplo desta abertura concedida da parte de Barnabé corresponde com a atitude para com o apóstolo Paulo e com o evangelista João Marcos. Portanto, a presente lição tem como objetivos:

Apresentar a pessoa de Barnabé;

Mostrar a liderança de Barnabé;

E, Explicar os aspectos práticos da liderança de Barnabé.

I – A PESSOA DE BARNABÉ

Tendo como base o livro de Atos (4.36,37; 9.27) fica notório a origem, assim como duas virtudes de Barnabé. No que tange a origem percebe-se que Barnabé era levita, isto é, da tribo de Levi. Já na tangência das virtudes compreende-se que ele era um homem generoso e um homem de fé, pois confiava no poder divino da transformação.

A generosidade trata-se da virtude em que alguém dispõe em sacrificar os próprios interesses em benefício de outrem. Assim também pode ser definida como a virtude em que acrescenta algo ao próximo.

Barnabé é lembrado por confiar no poder divino da transformação, pois:

 Foi preciso fé por parte de Barnabé para trazer Saulo ao convívio dos apóstolos, mas também a certeza de que Deus havia feito uma obra no coração do perseguidor. A oportunidade que Barnabé deu a Saulo foi surpreendente, e a igreja precisa de pessoas como ele, que, com coragem, tragam ao convívio dos santos aqueles que foram alcançados por Jesus. Saulo tinha uma história antes de Jesus, mas o Eterno decidiu mudar o presente e o futuro de Saulo (COELHO, 2020, p. 150).

A respeito da fidelidade Barnabé ensina aos líderes da atualidade a compreenderem a importância de manterem a fidelidade na ausência daqueles a quem a fidelidade é devida. O líder deverá ser fiel primeiramente a Deus, segundo a Palavra de Deus e em terceiro é necessário manter a fidelidade para com os liderados (TORRALBO, 2022).

II – A LIDERANÇA DE BARNABÉ

No presente tópico o comentarista outorga como princípios para compreensão os seguintes pilares: a experiência, a dedicação e a confirmação da chamada de Barnabé.

A experiência se origina do desenvolvimento paciente do exercício do ministério no qual o indivíduo foi vocacionado. O tempo e a aprendizagem formam líderes experientes. Lideres experientes não se entregam e nem desistem da trajetória, pois compreendem pela experiência o exato momento do sim, como do não.

Liderança dinâmica é aquela que não se entrega aos limites da vida, pois compreende que o movimentar proporciona novos horizontes. O dinamismo da liderança de Barnabé é resumido na palavra dedicação. Dedicação ao Reino de Deus no que tange ao crescimento com salvação de almas, assim como na preparação novos líderes para prosseguirem com a obra do Senhor.

Por fim, Barnabé teve seu chamado corroborado pela igreja, assim como pelo o próprio Deus.

Está mais do que claro o quão proeminente foi Barnabé entre os irmãos e a liderança da igreja nos seus dias. Não se esqueça de que uma liderança cristã de sucesso depende do quanto ela é confirmada por Deus e pela Igreja de Cristo, e, conforme se vê, Barnabé teve o seu ministério confirmado nas instâncias divina e eclesiástica. (TORRALBO, 2022, p. 136).

III – ASPECTOS PRÁTICOS DA LIDERANÇA DE BARNABÉ

Barnabé viu a graça de Deus. Biblicamente percebe-se que a graça conforme a sua abrangência poderá ser comum, no que corresponde aos favores de Deus para com toda a humanidade, com propósito manter a vida e os recursos básicos para a manutenção da vida do ser humano; e, também é nítido nos escritos sagrados a respeito da graça especial que é obtida mediante a fé na obra vicária de Cristo na cruz, pela qual, Deus salva o pecador e outorga para o justificado o direito de filho de adoção. Barnabé desfrutou da graça especial de Deus, fato que corroborou para que ele tivesse uma vida cheia do Espírito Santo.

A expressão “cheios do Espírito Santo” pode ter como significado:

A indicação do recebimento do batismo no Espírito Santo (At 1.5; 2.4; 9.17).

Indicação de que o crente em ocasião específica recebeu poder para falar sob o impulso direto do Espírito Santo (At 4.8; 13.9).

Indicação de um ministério profético geral sob a inspiração ou a unção do Espírito Santo, sem especificar a duração desse ministério (At 4.31-33).

Assim como descreve aqueles que mortificam os desejos carnais e pecaminosos e andam fielmente no Espírito (BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL, 1995, p. 1642).

Referências

BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL. Rio de Janeiro: CPAD, 1995.

COLEHO, Alexandre. Os Bons e Maus exemplos: aprendendo com homens e mulheres da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.

Torralbo, Elias. Liderança na igreja de Cristo: escolhidos por Deus para servir. Rio de Janeiro, CPAD, 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário