O SENHOR ESTÁ ALI
A presente lição tem como verdade prática:
O Deus de Abraão, de Isaque e
de Jacó governa soberanamente o seu povo. Ele está no meio do seu povo.
Com base na verdade prática dois pontos
essências são notados:
O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó
refere-se que Deus é Deus que faz as promessas e cumpri as promessas;
Há também uma promessa presente, Deus está no
meio de seu povo.
[...] O nome “O Senhor Está Ali” se explica
porque no milênio toda a terra se converterá no lugar santíssimo do tabernáculo
e do templo de Salomão. (SOARES;
SOARES, 2022, p. 146)
A lição em apreço tem como objetivos
específicos: Apresentar a cidade de Jerusalém no
Milênio; Elencar os nomes das doze tribos no Milênio; E, Mostrar que a
expressão “O Senhor está Ali” é o novo nome da cidade.
I – SOBRE A
CIDADE
A cidade é apresentada em Ezequiel com seus
limites e cujo formato é quadrado (vv. 30, 31), com a presença de doze portas,
vale ressaltar que a descrição da cidade corresponde com o período do milênio.
O limite descrito no texto descreve a
grandeza da cidade, enquanto que as portas correspondem com a totalidade das
tribos de Israel. Deus fez promessa para com Abraão, Isaque e Jacó, logo a
visão de Ezequiel mostra a abrangência do cumprimento da promessa do Senhor
para com o povo eleito.
Para os cativos a lembrança dos patriarcas é
cabível para lembrar-se das promessas proferidas e cumpridas, assim os mesmos
deveriam acreditar no que Deus estava prometendo por meio do profeta Ezequiel
que também se cumprirá.
II – SOBRE O
NOME DAS DOZE TRIBOS
O segundo tópico tem como objetivo elencar os
nomes das doze tribos no milênio. Porém, no que corresponde ao ponto prático
percebe-se que há dois pontos a serem observados:
Primeiro ponto, a promessa para com Israel
desde o chamado de Abraão apresenta a eleição (Deus escolhe) e a abrangência da
eleição. Dos dois filhos de Abraão, Isaque foi o escolhido; já dentre os dois
filhos de Isaque, Jacó foi o escolhido. Vale ressaltar que Deus confere ao ser
humano o livre arbítrio. No entanto, dentre todos os filhos de Jacó nenhum foi
deixado para fora, isto é, a promessa é abrangente.
Segundo ponto, há uma ordem no trabalhar de
Deus. No princípio ao criar o mundo, Deus o fez em ordem, da mesma forma no
processo da consumação de todas as coisas uma sequência será obedecida, fato
que corrobora em afirmar que Deus é um Deus de ordem.
III – O SENHOR
ESTÁ ALI
Sobre a cidade de Jerusalém em seu histórico,
assim corrobora Silva:
A cidade de Jerusalém
também é conhecida como: Jebus (Jz 19.10), Sião (Sl 87.2), Ariel (Is 29.1),
Cidade de Justiça (Is 1.26), Santa Cidade (Is 48.2), a cidade do grande Rei (Mt
5.35), a cidade de Davi (2 Sm 5.7). Conforme as narrativas dos livros
históricos do velho testamento Davi expulsou os jebuseus de Jerusalém (2 Sm
5.7), porém a conquista da cidade foi liderada por Joabe e seus soldados que
subiram pelo canal subterrâneo e tomaram a cidade (2 Sm 5.8). Os 33 últimos
anos do governo de Davi sobre Israel teve como sede administrativa a cidade de
Jerusalém (2 Sm 5.5).
Por não ser uma cidade
localizada em área marítima indica que Jerusalém não possuía portos. Todavia,
para o seu período a cidade já era dotada de grandeza, o que explica esta
grandeza?
Lembremos que o salmista
cantava da seguinte maneira: como estão os montes à roda de Jerusalém, assim o
Senhor está em volta do seu povo, desde agora e para sempre (Sl 125.2). Logo a
grandeza da cidade estava relacionada à sua localização e por passar os anos
tornou – se mais importante ainda com a construção do templo. (REVISTA
MANANCIAL, ANO 9, EDIÇÃO 28, p. 33)
O nome do Senhor estará presente na cidade o
que define a natureza, obras e atributos do Senhor. Também o distingue das crenças
pagãs, pois revelam a glória e o poder de Deus.
Referencias:
SILVA,
Andreson Corte Ferreira da. Cronologia
bíblica. Revista manancial, Ano 9, ed 28.
SOARES,
Esequias; SOARES, Daniele. A justiça
divina: a preparação do povo de Deus para os últimos dias no livro de
Ezequiel. Rio de Janeiro: CPAD, 2022.
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