Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Subsídio para aula da Escola Bíblica Dominical – Lições Bíblicas Jovens – A SANTIFICAÇÃO E A PALAVRA DE DEUS

A SANTIFICAÇÃO E A PALAVRA DE DEUS

Conforme o Resumo da Lição:

Todo avivamento verdadeiro é precedido pelo ensino e o cumprimento da Palavra de Deus, não é por força ou movimentos humanos.

Com base na descrição acima, conclui-se que:

ü    O ensino autêntico da Palavra de Deus proporciona a ocorrência do verdadeiro avivamento

ü    Avivamento autêntico não é movido por ações humanas.

A presente lição tem como objetivos:

Conscientizar de que todo avivamento é precedido do ensino da Palavra de Deus;

Apontar os resultados do retorno à Palavra de Deus;

E, Destacar que a Palavra levou os israelitas e reconhecerem os feitos de Deus por meio da realização da Páscoa.

I – TODO AVIVAMENTO É PRECEDIDO PELO ENSINO DA PALAVRA

A Palavra de Deus em seu ensino autêntico é imprescindível para com a ocorrência do avivamento. Porém, não se pode esquecer que a preocupação para com as coisas de Deus, isto é, para com a obra de Deus, descreve a possibilidade do servo do Senhor por meio da Palavra desfrutar do avivamento.

Nota-se que Ezequias e Josias em comum preocuparam com a reforma do Templo. Josias na ocorrência da reforma teve a oportunidade de encontrar a Palavra de Deus.

Os dois reavivamentos e a volta ao caminho da santidade do povo de Israel foram bem-sucedidos por que os dois reis (Ezequias e Josias), em primeiro lugar, levaram o povo ao retorno do estudo das Escrituras. Como resultado, o povo retornou a adoração exclusiva do Deus nacional, e as festas religiosas que serviam como meio didático para demonstrar os feitos de Deus, que haviam sido suspensas, foram retomadas. Acima de tudo, a comunhão com o Senhor foi restabelecida. (NEVES, 2023, p. 47)

O ensino da palavra em primeiro lugar conduziu o povo a ter comunhão com o Senhor. Logo, entende-se que a compreensão da Palavra conduz o cristão a mudar as atitudes contrárias com a vontade de Deus.

Josias por exemplo ao escutar a leitura da Palavra do Senhor rasgou as vestes, pois “Rasgar as vestes era um costume antigo para demonstrar profunda tristeza e consternação, um sinal de arrependimento”. (NEVES, 2023, p. 50)

II – OS RESULTADOS DO RETORNO À PALAVRA DE DEUS

Os resultados foram:

Purificação do templo;

Purificação extensiva para com todo o território nacional;

E, o restabelecimento do culto a Deus.

Sobre a purificação do Templo entende-se que naqueles dias “As casas de prostituições cultuais que atuavam também no Templo e nos seus arredores foram derribados” (NEVES, 2023, p. 51). Quando a santificação não faz parte do cotidiano das pessoas, estas perdem a presença do Senhor até mesmo frequentando lugares sagrados. E o pior é que por atitudes errôneas os indivíduos correlacionados com a atitude descrita desenvolverão ações que contrariará a vontade divina dentro do próprio Templo.

Josias mandou queimar a estátua de Aserá e destituiu os sacerdotes que foram estabelecidos para cultuarem nos altos das cidades de Judá (2 Rs 23.5,7).

E o restabelecimento do culto a Jeová foi concretizado com a recolocação da Arca da Aliança no devido lugar no Templo. “[...] O que poderia impedir um culto verdadeiro seria somente a situação individual de cada pessoa que iria prestá-lo”. (NEVES, 2023, p. 54)

III – O RETORNO À ADORAÇÃO POR MEIO DA PÁSCOA

A páscoa conforme o significado é passagem, ou seja, é a comemoração do êxodo e da libertação dos israelitas do Egito. De iniciou a páscoa era comemorada com: um cordeiro assado, pães asmos e ervas amarga.

O cordeiro servia como recordação do sacrifício, o pão asmos correspondia com a pureza e ervas amarga lembraria os israelitas da servidão amarga do Egito (Êx 12.8).

Champlin comenta sobre a dupla significação da páscoa:

A redenção dos judeus da servidão do Egito, como uma questão histórica, que envolve, naturalmente, muitas implicações e símbolos morais e religiosos [...] Festa da natureza. A páscoa incluía uma festa agrícola que envolvia as primícias (ver Lev 23.10) oferecidas ao templo, em Jerusalém, em tempos posteriores. (2014, p. 100)

Então se compreende que a páscoa foi o último juízo de Deus sobe o Egito e a libertação dos israelitas da escravidão egípcia por meio do sacrifício pascal.

A palavra portuguesa páscoa vem do termo hebraico pesach, cujo sentido é passar por sobre, uma referência à páscoa original, relatada no livro de Êxodo, quando o anjo da morte passou por sobre os filhos de Israel, mas destruiu todos os primogênitos do Egito. (CHAMPLIN, 2014, p. 102)

A respeito de Josias e a realização da Páscoa o versículo a seguir sintetiza qualquer explicação:

Porque nunca se celebrou tal páscoa como esta desde os dias dos juízes que julgaram a Israel, nem em todos os dias dos reis de Israel, nem tampouco dos reis de Judá (2 Rs 23.22).

Referência:

CHAMPLIN. R.N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. Volume 5. São Paulo: Hagnos, 2014.

NEVES, Natalino das. Separados para Deus: buscando a santificação para vermos o Senhor e sermos usados por Ele. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário