O AVIVAMENTO NA VIDA DA IGREJA
A verdade prática apresenta o seguinte
enunciado:
Ao longo dos anos, a Igreja
experimenta avivamentos por meio do batismo no Espírito Santo e da atualidade
dons espirituais.
Ao associar o título com a verdade prática
compreende-se que o avivamento na Igreja ocorre mediante a atuação atual do
Espírito Santo, pois os dons espirituais são para os dias atuais.
A presente lição tem como objetivos:
Expor, a realidade do
Batismo nos Espírito Santo e o público-alvo;
Examinar o dinamismo da
Igreja Apostólica;
E, Demonstrar a
importância de um ministério ungido para os dias atuais.
A palavra-chave para o entendimento da
presente lição é vida, porém para o contexto prático a presente lição outorgará
a compreensão a respeito da atualidade dos dons espirituais.
Renovato relata que:
[...] Novo Testamento, não
existe a palavra “avivamento”, mas vemos que, em todos os dias da Igreja
Primitiva, o que identificava os cristãos era um viver fiel, santo e dedicado a
Deus, num clima de avivamento espiritual constante. Em Atos dos Apóstolos, o
avivamento teve início, mas não parou nos primeiros dias – como entendem irmãos
cessacionistas, de igrejas reformadas. Pelo contrário, prosseguiu na igreja
neotestamentária e continua até os dias de hoje no meio dos crentes que
aceitaram a Cristo como o seu Salvador e buscam uma vida de mais íntima comunhão
com Ele. (RENOVATO, 2023, p. 51)
O BATISMO NO
ESPÍRITO SANTO E O PÚBLICO-ALVO
O batismo no Espírito Santo é o revestimento
e derramamento de poder do alto, com a evidência física inicial do falar
línguas estranhas, conforme o Espírito Santo. Portanto, o batismo no Espírito
Santo não é salvação. Para alcançar a salvação o meio de apropriação é a fé em
Cristo. Também o batismo no Espírito Santo não é santificação. A santificação
ocorre de maneira progressiva.
Para o recebimento do batismo é necessário que
haja unidade, pois além de estarem todos reunidos em um mesmo lugar, estavam
antes de tudo unidos com mesmo propósito.
Para que ocorra o batismo, três condições são
fundamentais:
Um candidato;
Um ministro;
E um elemento em que o
candidato será imerso.
Quando o batismo em ênfase é no Espírito
Santo, o candidato é o crente, o ministro do batismo é Jesus Cristo e o meio em
que o candidato é imerso é o Espírito Santo.
O batismo no Espírito Santo é abrangente a
todos os que receberem a Cristo como Salvador, texto base é Atos 2.39.
Porque a promessa vos diz
respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos
Deus, nosso Senhor, chamar.
No Novo Testamento tanto os judeus como os
gentios foram cheios do Espírito Santo, isto sem ocorrência de acepção de
pessoas conforme a profecia de Joel. Em fim, assim, como Deus usou o profeta
Joel para profetizar a respeito do dia de pentecoste com a descida do Espírito
Santo, em Atos capítulo dois, Deus usa o apóstolo Pedro para confortar e
esclarecer aos crentes a respeito do batismo no Espírito Santo.
O DINAMISMO DA
IGREJA APOSTÓLICA
A igreja apostórlica estava fundamentada em
quatro pilares: doutrina, comunhão, solidariedade e oração.
Doutrina é a demonstração eficiente da
autenticidade do avivamento, pois sem ensino Bíblico não há avivamento. Por meio
da doutrina a comunhão não será efêmera, de fato será verdadeira, sendo que o
elóquio das ideias será materializado no viver diário de cada cristão, ou seja,
no ato do vivenciar.
Perseverar na doutrina
mediante o ensino constante e fiel à Palavra de Deus e manter a comunhão entre
os que se unem e reúnem-se em adoração ao Senhor. Sem essas características, os
avivamentos não passam de movimentos ocasionais em eventos diversos. (RENOVATO, 2023, p. 56)
E perseveravam no partir do
pão (At 2.42), tal citação
garante que existia na igreja primitiva a partilha do pão. A igreja em Atos dos
apóstolos é apresentada como igreja generosa (At 2.45), igreja que era
consciente das necessidades dos cristãos (At 11.27-30) e a igreja de fato
cumpria sua missão social (2 Co 8.3,4).
UM MINISTÉRIO
UNGIDO PARA OS DIAS ATUAIS
A pregação ministrada na igreja deverá ser
conduzida mediante a unção do Espírito Santo, assim como deverá ser autenticada
pelo próprio Deus, tendo como objetividade glorificar a Cristo.
Ao anunciar o que é pertencente a Jesus o
Espírito Santo estará glorificando a Pessoa de Cristo. O
Espírito Santo glorifica a Cristo revelando-o ou tornando-o conhecido
(RADMACHER; ALLEN; HOUSE, p. 271).
Portanto, o Espírito Santo é a Terceira
Pessoa da Trindade, Ele é Deus por possuir nomes atribuídos somente a Pessoa de
Deus (At 5.3,4), por fazer as obras de Deus (Jó 33.4), e por ser identificado
por atributos pertencentes somente a Pessoa de Deus (Hb 9.14).
Referências
RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo
Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel,
2013.
RENOVADO,
Elinaldo. Aviva a tua obra: o
chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus. Rio de Janeiro:
CPAD, 2023.
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