Deus é Fiel

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quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Subsídio para aulas da EBD: O AVIVAMENTO NA VIDA DA IGREJA

O AVIVAMENTO NA VIDA DA IGREJA

A verdade prática apresenta o seguinte enunciado:

Ao longo dos anos, a Igreja experimenta avivamentos por meio do batismo no Espírito Santo e da atualidade dons espirituais.

Ao associar o título com a verdade prática compreende-se que o avivamento na Igreja ocorre mediante a atuação atual do Espírito Santo, pois os dons espirituais são para os dias atuais.

A presente lição tem como objetivos:

Expor, a realidade do Batismo nos Espírito Santo e o público-alvo;

Examinar o dinamismo da Igreja Apostólica;

E, Demonstrar a importância de um ministério ungido para os dias atuais.

A palavra-chave para o entendimento da presente lição é vida, porém para o contexto prático a presente lição outorgará a compreensão a respeito da atualidade dos dons espirituais.

Renovato relata que:

[...] Novo Testamento, não existe a palavra “avivamento”, mas vemos que, em todos os dias da Igreja Primitiva, o que identificava os cristãos era um viver fiel, santo e dedicado a Deus, num clima de avivamento espiritual constante. Em Atos dos Apóstolos, o avivamento teve início, mas não parou nos primeiros dias – como entendem irmãos cessacionistas, de igrejas reformadas. Pelo contrário, prosseguiu na igreja neotestamentária e continua até os dias de hoje no meio dos crentes que aceitaram a Cristo como o seu Salvador e buscam uma vida de mais íntima comunhão com Ele. (RENOVATO, 2023, p. 51)

O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO E O PÚBLICO-ALVO

O batismo no Espírito Santo é o revestimento e derramamento de poder do alto, com a evidência física inicial do falar línguas estranhas, conforme o Espírito Santo. Portanto, o batismo no Espírito Santo não é salvação. Para alcançar a salvação o meio de apropriação é a fé em Cristo. Também o batismo no Espírito Santo não é santificação. A santificação ocorre de maneira progressiva.

Para o recebimento do batismo é necessário que haja unidade, pois além de estarem todos reunidos em um mesmo lugar, estavam antes de tudo unidos com mesmo propósito.

Para que ocorra o batismo, três condições são fundamentais:

Um candidato;

Um ministro;

E um elemento em que o candidato será imerso.

Quando o batismo em ênfase é no Espírito Santo, o candidato é o crente, o ministro do batismo é Jesus Cristo e o meio em que o candidato é imerso é o Espírito Santo.

O batismo no Espírito Santo é abrangente a todos os que receberem a Cristo como Salvador, texto base é Atos 2.39.

Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar.

No Novo Testamento tanto os judeus como os gentios foram cheios do Espírito Santo, isto sem ocorrência de acepção de pessoas conforme a profecia de Joel. Em fim, assim, como Deus usou o profeta Joel para profetizar a respeito do dia de pentecoste com a descida do Espírito Santo, em Atos capítulo dois, Deus usa o apóstolo Pedro para confortar e esclarecer aos crentes a respeito do batismo no Espírito Santo.

O DINAMISMO DA IGREJA APOSTÓLICA

A igreja apostórlica estava fundamentada em quatro pilares: doutrina, comunhão, solidariedade e oração.

Doutrina é a demonstração eficiente da autenticidade do avivamento, pois sem ensino Bíblico não há avivamento. Por meio da doutrina a comunhão não será efêmera, de fato será verdadeira, sendo que o elóquio das ideias será materializado no viver diário de cada cristão, ou seja, no ato do vivenciar.

Perseverar na doutrina mediante o ensino constante e fiel à Palavra de Deus e manter a comunhão entre os que se unem e reúnem-se em adoração ao Senhor. Sem essas características, os avivamentos não passam de movimentos ocasionais em eventos diversos. (RENOVATO, 2023, p. 56)

E perseveravam no partir do pão (At 2.42), tal citação garante que existia na igreja primitiva a partilha do pão. A igreja em Atos dos apóstolos é apresentada como igreja generosa (At 2.45), igreja que era consciente das necessidades dos cristãos (At 11.27-30) e a igreja de fato cumpria sua missão social (2 Co 8.3,4).

UM MINISTÉRIO UNGIDO PARA OS DIAS ATUAIS

A pregação ministrada na igreja deverá ser conduzida mediante a unção do Espírito Santo, assim como deverá ser autenticada pelo próprio Deus, tendo como objetividade glorificar a Cristo.

Ao anunciar o que é pertencente a Jesus o Espírito Santo estará glorificando a Pessoa de Cristo. O Espírito Santo glorifica a Cristo revelando-o ou tornando-o conhecido (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, p. 271).

Portanto, o Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Trindade, Ele é Deus por possuir nomes atribuídos somente a Pessoa de Deus (At 5.3,4), por fazer as obras de Deus (Jó 33.4), e por ser identificado por atributos pertencentes somente a Pessoa de Deus (Hb 9.14).

Referências

RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.

RENOVADO, Elinaldo. Aviva a tua obra: o chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

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