Deus é Fiel

Deus é Fiel

quinta-feira, 26 de outubro de 2023

FÉ PARA CRER QUE A VIDA NÃO SURGIU DO ACASO

Subsídio – Lições Bíblicas Jovens – FÉ PARA CRER QUE A VIDA NÃO SURGIU DO ACASO

Conforme o Resumo da Lição:

Os céticos acreditam que o mundo pode ter surgido do acaso, mas nós cremos que Deus tudo criou e governa as suas criaturas.

Com base na descrição acima, conclui-se que:

Ø    Para os céticos é mais fácil acreditar que o mundo e tudo o que há surgiu do acaso do que tenha como origem a pessoa de Deus.

Ø    O crente acredita que tudo o que existe foi criado por Deus.

A presente lição tem como foco principal observar a ciência e a religião. Válido compreender que ao citar a religião, o olhar está voltado para com a fé cristã. Para muitos é perceptível que a fé e a razão não se aprovam, se alguém é adepto de uma terá que negar e discriminar a outra.

A presente lição tem como objetivos:

Explicar o que é método científico;

Destacar o aparecimento da ciência moderna;

E, Saber o que a Bíblia diz a respeito da origem de tudo.

I – O ENSINO CIENTÍFICO

O método científico corresponde basicamente com a resposta de determinada pergunta que foi concluída após um espaço de tempo em que uma hipótese foi ratificada ou retificada, a resposta inicial foi testada, ou seja, foi aprovada ou negada.

Enquanto que o saber teológico no que tange a religião que diretamente se associa com a fé cristã na presente lição e que está nitidamente relacionada com prática de valores.

O que diferencia a ciência e a religião é que:

[...] A ciência está mais preocupada com o mecanismo do mundo; já a filosófica e a religião estão interessadas em coisas como significados, propósitos e valores (Alves, 20203, p. 51).

Por está a ciência mais preocupada com o mecanismo do mundo, essa se esvazia da presença de Deus e do acreditar em Deus, assim como no desacreditar que Deus criou e supre a necessidade do planeta Terra.

II – O SURGIMENTO DA CIÊNCIA MODERNA

A ideia do modernismo, na ótica secular, se associa com o saber do homem vai à contra mão dos princípios bíblicos. Daí que para alguns surge o abismo, se acredita na criação é necessário negar a fé, assim como, se acredita e defende a ciência com as concepções céticas não é possível defender a narrativa encontrada na Bíblia Sagrada.

Historicamente os passos para o surgimento do modernismo se encontra com o conflito entre o ensino da sistema religioso medieval em que a terra era o centro do universo, geocentrismo, com o anunciado por Copérnico, o heliocentrismo, o sol é o centro do universo.

III –      A ORIGEM

A criação dos céus e da terra é definida e defendida pelo termo criacionismo. O criacionismo é a doutrina Bíblica que ensina ser a criação uma obra Divina, sendo tudo criado pela Palavra de Deus. O fundamento para o criacionismo se encontra na narrativa Bíblica e tem como objetivos:

Mostrar que Deus é o Criador de todas as coisas.

Demonstrar que, por criar tudo quanto existe tudo pertence a Deus.

Levar os cristãos a adorarem ao Criador.

Deus não é limitado pelo tempo e nem pelo espaço, porque Deus é eterno e onipresente. A eternidade de Deus é visível no momento em que se lê: Deus criou os céus e a terra. Logo, se Deus criou todas as coisas outorgando à criação o tempo, isto indica que Deus não é limitado pelo tempo, pois Ele é eterno. E Ele está presente na criação porque Ele não é limitado pelo espaço.

A obra da criação indica a ação organizada de Deus. Pois, a terra é criada para depois serem criados os seres vivos. A organização é palavra chave para compreender o dinamismo da criação.

Já no que refere à criação da luz duas verdades são fundamentais para uma exata compreensão: A primeira verdade é que a luz foi criada no primeiro dia o que não corresponde com a criação do sol. E a segunda verdade é que a luz era proveniente do próprio Deus.

Assim também ocorre com a separação das águas que se relaciona com duas ações espaciais. A primeira é com a criação da atmosfera e a segunda com a camada de água que ficam na atmosfera.

A segunda se associa com duas verdades bíblicas que são questionadas por críticos. A existência da separação das águas no firmamento outorgara a possibilidade da vida humana ter chegado mais de 900 anos, pois não havia ações que possibilitavam o envelhecimento produzido pelos raios solares. Outra corresponde com a origem das chuvas. Estas só passaram a fazer parte da sociedade humana quando ocorreu o dilúvio.

Seguindo a ordem e sendo organizado, Deus separa as águas abaixo da atmosfera, fazendo com que surgisse o reino vegetal. O reino vegetal era na sua totalidade frutífero. Não existiam as briófitas, nem as pteridófidas e nem as gimnospermas, pois todas as espécies de plantas eram angiospermas, isto é, eram frutíferas.

No que corresponde ao sistema solar é necessário enfatizar a perfeita harmonia que há entre o sol e os astros que estão a sua volta. A perfeita harmonia existente no sistema solar indica que Deus é perfeito. Logo, só sendo perfeito para criar uma obra tão perfeita.

Por fim, nos dois últimos dias da criação Deus deu vida à criação.

Referências:         

ALVES, Eduardo Leandro. A prova da vossa fé: vencendo a incredulidade para uma vida bem-sucedida. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário