Deus é Fiel

Deus é Fiel

quarta-feira, 24 de julho de 2024

O ENCONTRO DE RUTE COM BOAZ

Subsídio – EBD – O ENCONTRO DE RUTE COM BOAZ

Conforme a Verdade Prática:

O verdadeiro e puro modelo de bondade é servir uns aos outros de coração, confiando na fidelidade e justiça de Deus.

Com base na descrição acima, conclui-se que:

Ø    Bondade se manifesta no serviço desenvolvido em prol do próximo.

Ø    Servir ao próximo é a mais pura demonstração de confiança na fidelidade e justiça de Deus.


A presente lição tem como objetivos:

Aprender a proposta de Noemi;

Abordar a convicção amorosa de Rute em relação a sua sogra;

E, Refletir a respeito da lei da semeadura na colheita de Rute.

I – BOAZ, O REMIDOR

Boaz é apresentado na Bíblia como homem próspero diante do Senhor. Além da prosperidade é notável a característica de um homem temente e generoso. O nome possivelmente tem como significado rapidez ou força.

No presente tópico há duas descrições que devem ser observadas com cautela: casamento levirato e goel.

Casamento do levirato correspondia com o casamento do cunhado (levir) com a viúva, e o objetivo era suscitar descendência ao falecido. Goel corresponde com o resgatador, isto é, o parente mais próximo. Possivelmente Boaz era sobrinho de Elimeleque o que o tornava o goel, isto é, o resgatador da terra do falecido.

Já Rute representa a voluntariedade:

[...] O seu voluntarismo fica evidente (Rt 2.2). A atitude de Rute mostra-nos a sua prontidão, própria de uma mulher virtuosa, que não come o pão da preguiça [...] Uma mulher assim não precisa ser mandada para cumprir o seu dever, antes, prontifica-se a fazer além dele, pois foi o que Rute fez (Queiroz, 2024, p. 49).

II – O CARINHO DE BOAZ PARA COM RUTE

De maneira gentil, terna e respeitosa Boaz agiu com Rute, logo, Boaz foi puro e gentil. Uma vida santa não retira a gentiliza das pessoas, de fato, a santidade outorga respeito para com todos, principalmente para com os que desconhecem a Deus.

[...] não é preciso ser rude para ser santo (Queiroz, 2024, p. 51).

Através de Boaz percebe-se a ação de Deus em prover na vida de Rute e de Noemi. Boaz o goel da família. Boas um tipo de Cristo. Como goel Boaz foi o resgatador de Noemi, no caso, de Rute. Como tipo Boaz mostra para Cristo, o verdadeiro libertador da humanidade.

Por fim, percebe-se que Boaz era íntegro, o que corresponde que ele mantinha uma vida espiritualmente que agradava ao Senhor.

III – A COLHEITA DE RUTE E A SUA SOBREVIVÊNCIA

Existe na prática a concretização da lei da semeadura, popularmente conhecida como: o que se planta, colhe. Rute escolheu cuidar de sua sogra. Rute poderia ter definido a trajetória como Orfa, porém, a escolha de Rute foi diferente, foi a de acompanhar e cuidar de Noemi. Deus assim cuidou de Rute, estabelecendo paz, prosperidade e posteridade.

Rute decidiu servir ao Deus de Israel em vez de Quemos, o deus dos moabitas, cuja adoração incluía o sacrifício de crianças (Nm 21. 29; 1 Rs 11.7; 2 Rs 3.26,27). Agora, ela começava a experimentar a mão invisível de Jeová Jireh, agindo graciosamente em seu favor. A lei da semeadura funciona inexoravelmente (2 Co 9.6; Gl 6.7) (Queiroz, 2024, p. 53).

Referência

QUEIROZ, Silas. O Deus que governa o mundo e cuida da família. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário