Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 15 de julho de 2024

RUTE E NOEMI: ENTRELAÇADAS PELO O AMOR

Subsídio para aula da Escola Bíblica Dominical – RUTE E NOEMI: ENTRELAÇADAS PELO O AMOR

Conforme a Verdade Prática:

Amar uns aos outros sem nada exigir em troca evidencia que Deus está em nós e nos une em relacionamentos fortes e duradouros.

Da verdade prática compreende-se que:

Amar uns aos outros sem nada exigir em troca deverá ser a ação do cristão;

Amar sem querer nada em troca demonstra que Deus está presente no cristão;

Relacionamentos fortes são desenvolvidos mediante a prática do amor e de forma incondicional.

É válido lembrar que os objetivos da presente lição são:

Apresentar a proposta de Noemi;

Abordar a convicção amorosa de Rute em relação a sua sogra;

Refletir a respeito da convicção de Rute “o teu Deus é o meu Deus”.

A palavra-chave para a presente lição é amor. Amor corresponde com ação do doar, ou seja, do ato de se entregar para com a ocorrência do bem para com outra pessoa. A maior prova de amor demonstrada na Bíblia Sagrada é da ação do próprio Deus que entregou o Seu único filho, o Senhor Jesus Cristo, para morrer em prol do resgate de todos aqueles que creem.

I – A PROPOSTA DE NOEMI

O relato inicial do Livro de Rute permite compreender as dificuldades vivenciadas por Noemi, a angústia vivenciada por essa personagem da Bíblia conduz o entendimento de três crises possíveis enfrentados por Noemi:

A falta de pão em Belém, fato que forçou a migração para a região de Moabe.

A morte de Elimeleque, esposo de Noemi.

A morte dos dois filhos de Noemi.

Muitas são as aflições do justo, porem o Senhor livro o justo de todas. A maneira de Deus agir não corresponde com a ótica humana, porém trata-se de uma maneira própria do agir do Deus de Abraão.

Possivelmente os filhos de Noemi era jovens doentes, o que explica a morte prematura de ambos, sobre a causa de provável debilidade física possível explicação encontra-se na crise econômica, pois na cidade de pão, Belém, faltava-se pão.

A lição que tiramos desse exemplo de Noemi é: os problemas da vida não podem nos paralisar (Pv 24.10). Depois da crise, vem a bonança. Noemi experimentou essa verdade, como veremos mais à frente na história. As desistências fazem-nos perder bênçãos extraordinárias. Confiar em Deus e seguir em frente é sempre o caminho certo. Nas atitudes práticas, de nossa responsabilidade, está a parte da terapia que pode ajudar-nos a superar os dramas da vida (Queiroz, 2024, p. 37).

II – A CONVICÇÃO AMOROSA DE RUTE

Noemi propôs que suas noras retornassem e vivessem com seus povos, ambas choram, no entanto, Orfa retorna para a casa de seus parentes, enquanto Rute resolve seguir a Noemi.

As palavras de Rute para Noemi são inspirações para convites de casamentos, assim como também sermões voltadas para com a vida a dois, no entanto, não foram apenas as palavras ditas, foram também as ações de Rute que escolheu seguir Noemi e se entregar por manter uma viúva já em idade que necessitava de cuidados.

Ser amigo nos momentos de bonança é fácil por demais, manter amigos enquanto tem bens para atrai-los é fácil, porém, ser amigo de quem nada tem a oferecer é a mais profunda demonstração de amor filial. Amar não é esperar receber algo em troca, é doar para quem necessita de cuidados e de atenção devida.

[...] O amor de Rute era prático, assim como a sua espiritualidade. Ela confiava no Deus de Noemi, o Deus de Israel, o que demonstrou através de atitudes firmes, séries, responsáveis e puras (Queiroz, 2024, p. p. 42).

III – A CONVICÇÃO DA MULHER: O TEU DEUS É O MEU DEUS

A convicção de Rute demonstra a existência de uma fé fervorosa firmada em Deus, que para os dias atuais trata-se de uma fé que inspira e ensina a respeito de uma vida prática que agrada ao Senhor.

Fé é o firme fundamento das coisas que se esperam (v.1).

Fundamento significa essência ou realidade. A fé trata as coisas que se esperam como realidade (Radmacher; Allen; House, p. 660).

Por segundo, a fé é a prova das coisas que se não veem (v.1).

Prova significa evidencia ou convicção. A própria fé prova que o que é invisível é real, como serão, por exemplo, as recompensas do crente na volta de Cristo, (2Co 4.18) (Radmacher; Allen; House, p. 660).

Referências:

QUEIROZ, Silas. O Deus que governa o mundo e cuida da família. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário