Deus é Fiel

Deus é Fiel

sexta-feira, 25 de julho de 2025

UMA IGREJA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO

Subsídio para aula da Escola Bíblica Dominical – UMA IGREJA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO

Conforme a Verdade Prática da lição:

Uma igreja cheia do Espírito Santo suporta aflições, ora com poder e ousa no testemunho cristão.

Da verdade prática compreende-se que:

Igreja cheia do Espírito Santo suporta as aflições;

Igreja cheia do Espírito Santo ora com pode e com ousadia;

Igreja cheia do Espírito Santo testemunha a respeito de Jesus Cristo.

É válido lembrar que os objetivos da presente lição são:

Identificar as características de uma igreja cheia do Espírito Santo, destacando sua perseverança em meio às provações;

Analisar a importância da oração com poder na vida da igreja;

Demonstrar como a ousadia espiritual fortalece a pregação do Evangelho.

Espírito Santo são as palavras-chave da presente lição. O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade.

I – UMA IGREJA PERSEVERANTE

A igreja primitiva em seus primeiros dias já enfrentou tempos difíceis com vivências correlacionas com perseguições e prisões. No nascimento da igreja, em pleno dia de pentecostes, a mesma enfrentou discursos calorosos de rejeição e diminuição. No decorrer após a pregação do apóstolo Pedro posterior à cura do coxo na porta formosa os discípulos foram induzidos a não pregarem a respeito do Senhor Jesus.

No entanto, Pedro tem como mediação as seguintes palavras: “julgai vós se é justo, diante de Deus ouvir-vos antes a vós do que a Deus”, retórica de quem estava disposto a prosseguir conforme os valores, pois os valores cristãos não podem e nem devem ser negociados.

Os discípulos não pararam mediante as ameaças, assim como não se calaram quando confrontados pelas autoridades religiosas, logo se entende que eles estavam convictos da fé no Senhor em corroboração ao grande propósito de Deus para com a humanidade.

II – UMA IGREJA QUE ORA COM PODER

O zelo espiritual do cristão se manifesta por meio do fervor na prática à oração e a leitura da Palavra de Deus.

No que tange a respeito da oração, compreende-se que:

A oração é, primeiramente, uma forma de relacionamento. Quem ora quer se relacionar, conversar, ser respondido, abrir o coração e levar suas percepções e anseios a Deus. Oração é diálogo e troca; é uma ação que implica liberdade e aconchego com aquele a quem nos dirigimos (Tedesco, 2020, p. 9).

E dentre as finalidades da oração pode ser citado:

A oração proporciona melhor relacionamento com Deus. A prática da oração outorga segurança em meio aos desafios. Uma vida de oração possibilita melhor visão diante das questões espirituais e até matérias. E por fim, a oração vivifica a esperança em meio a qualquer situação da vida.

Tedesco acrescenta:

Por intermédio da oração, preparamo-nos, de forma progressiva e vigorosa, para as grandes experiências espirituais em nossa trajetória de vida (2020, p. 9).

Já no que corresponde a leitura da Palavra compreende-se que a Palavra de Deus outorga força para o fraco, ânimo para os que perderam a esperança, e dentre outros fatores, vida para quem está morto espiritualmente. Lembrando que:

[...] uma das grandezas das Escrituras é a sua aplicabilidade na vida diária, na família na igreja, no trabalho e na sociedade. Deus é o nosso Criador e somente ele nos conhece e sabe o que é bom para suas criaturas. E essas orientações estão na Bíblia, o “manual do fabricante” (Rm 12.1,2) (Soares, 2020, p. 117).

III – UMA IGREJA OUSADA NO SEU TESTEMUNHO

Testemunho firmado na ousadia em pregar o evangelho enfrentando os opositores, assim como revestidos do Espírito Santo e com autoridade ministrando a Palavra do Senhor.

Válido compreender que os dons espirituais são importantes para a execução do ministério no qual o cristão foi vocacionado. Portanto, os dons espirituais não caracterizam se o cristão que possui algum dom é superior ao cristão que não possui o determinado dom. Há uma diversidade de dons e estes existem para suprir as necessidades da igreja.

Sobre diversidade compreende-se que os dons proporcionam o suprimento das necessidades do ser humano. Há uma variedade, sendo esta variedade soluções que edificam e solucionam problemas desde o corpo a alma.

Referência

SOARES, Ezequias. O Verdadeiro Pentecostalismo: A atualidade da Doutrina Bíblica sobre a atuação do Espírito Santo. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.

TEDESCO, Marcos. Ensina-nos a orar: exemplos de pessoas e orações que marcaram as escrituras. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.


Nenhum comentário:

Postar um comentário