Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 26 de abril de 2011

Palavras Chaves que possibilitam o crescimento da Igreja


Os últimos anos tem sido palco de muitas estratégias para o crescimento da Igreja. Isto tem causado interrogações a respeito de uma estratégia certa para o crescimento da Igreja. Fato que tem possibilitado a apostasia de muitos. Nos dias atuais alguns adeptos de determinadas denominações religiosas não tem tido a preocupação de vivenciar os fatos bíblicos e sim a de serem seguidores de super homens, que se apresentam como superiores aos demais. Não passam de enganadores, orgulhosos e depravados. Por outro lado a igreja deverá ser submissa ao senhorio de Jesus, isto leva em conta a submissão aos homens levantados por Deus para fazerem a sua obra.

Nos dois últimos anos duas frases falaram profundamente ao meu coração. E com elas passei a buscar a Deus com mais propósito no que se trata ao crescimento da Igreja. A primeira frase é a seguinte: uma igreja viva dar origem a outra igreja, ou seja, as igrejas locais devem se preocupar com o avanço do evangelho. E a abertura de novas igrejas possibilita um melhoramento social, político, econômico da localidade, isto porque a vida espiritual é alterada pela pregação da Palavra. Já a segunda frase é esta: uma igreja viva possui ensino teológico, isto é, ensino dominical, cursos e principalmente um ensino sistemático das doutrinas bíblicas.

O crescimento da igreja segundo alguns especialistas está associado a alguns princípios. Vejamos alguns princípios presentes em igrejas que desfrutam de crescimento.

Primeiro os especialista observaram que as igrejas com um crescimento significativo possuem seus lideres com durabilidade de tempo, com isto concluiu que as igrejas que perdem seus pastores em curto período de tempo não estão propensas ao crescimento.

Segundo, igreja que desfruta crescimento ensina a palavra. Em pleno século XXI ainda existe igrejas que rejeitam o ensino bíblico por um encontro de profetas. Com uma observação não tenho nada contra os profetas de Deus, mas somos alertados a vigiarmos porque nos últimos dias surgirão falsos profetas, a estes sim sou totalmente contra. Há igrejas que gastam muito tempo com apresentações, com cânticos e por fim dizem no momento da pregação é chegada à melhor hora: o momento da palavra. Responda-me, o momento da pregação é o melhor do culto quando deixamos apenas quinze (15) minutos para a sua exposição?

Em terceiro, igreja que cresce tem seus membros envolvidos em uma mesma visão. Uma igreja dividida não quer dizer diretamente de um grupo de pessoas que possui apatia. É muito, além disso. Igreja dividida possui divisão em propósitos. São muitas as metas e poucos colaboradores. Vale mais possuir uma única meta e ter toda a congregação voltada para a concretização da mesma.

Em quarto, igreja que cresce possui compromisso com a obra missionária.

Estes são alguns princípios encontrados em igrejas que desfrutaram de crescimento. Já a questão de estratégia certa para crescimento é algo a ser analisado pela situação da região.

I – Igreja que cresce

Baseado na primeira e na segunda epístola que Paulo escreve a igreja em Coríntios encontraremos algumas obrigações da igreja que estar alcançando crescimento.

Primeira obrigação é a de compreender a missão do outro. A igreja em Coríntios estava dividida a quem seguir como líder. Aproveitando para instruir Paulo escreveu: Eu plantei, Apolo regou, mas Deus deu o crescimento (I Cor 3.6). É dever da igreja local considerar o seu líder. É dever do líder reconhecer o seu antecessor naquilo que o mesmo realizou na seara do Mestre. Cada um possui o seu chamado, mas quem chama, quem capacita e quem envia é Deus.

Em segundo a igreja que cresce deverá combater o pecado.

E em terceiro a igreja deverá contribuir para o sustento da obra. Quem mais contribui mais colhe. Se a igreja local ama o seu pastor e contribui para o crescimento do mesmo, esta será uma igreja sempre crescente. Porem é poucos os que contribuem para o enlevo espiritual do pastor, logo são poucas igrejas que desfrutam de crescimento. Contribuir é um segredo para o crescimento local.

II – As palavras chaves para o crescimento da igreja

Os capítulos 12, 13 e 14 da primeira carta de Paulo a igreja em Coríntios nos ensina as palavras chaves para o crescimento da igreja local, são elas: poder, amor e ordem.

A palavra poder é derivado da língua grega que ao nosso português trás o termo energia. Que no Novo Testamento nenhuma vez é referente a poder humano. Mas sim ao poder eficaz de ressuscitar, ao poder eficaz no ministério, ao poder eficaz dentro da igreja, ao poder eficaz na derrota do pecado, ao poder eficaz no mundo, lembrando que em todas as citações estão se referindo ao poder de Deus.

A igreja que possui o poder de Deus é viva. E é palco dos milagres. Pois milagres é promessa de Deus.

A palavra chave para poder é oração.

A segunda palavra chave é amor, mas devemos lembrar que o termo amor servi para expressar vários sentimentos, por exemplo, no grego são quatro palavras para amor: Eros, que caracteriza a palavra sexo, paixão, ou seja o amor ainda sem conversão; philia, inclui o lado físico do amor, é o amor entre amigos; storge, é o amor do lar e ágape uma palavra que surge no seio da igreja, relaciona ao amor de Deus.

O amor é a atmosfera da vida cristã, é o motivo universal da vida cristã, é o segredo da unidade cristã, por fim é o motivo da existência da igreja. O amor que Deus teve e tem para conosco e para com os que ainda não aceitaram a Jesus como Salvador.

A palavra chave para amor é evangelismo, isto é a obediência ao ide de Jesus.

No capitulo treze Paulo trata se do amor, lembrando que o apostolo encerra o capitulo anterior escrevendo que mostrará um caminho mais excelente. Este caminho é o amor.

Já a terceira palavra é ordem, termo que se relaciona a disposição. Disposição a obedecer, a levar a cruz e também de ir até o fim. Uma igreja organizada terá com tendência o crescimento, é isto que Paulo cita no versículo quarenta do capítulo quatorze da primeira carta a coríntios, mas faça-se tudo decentemente e com ordem.

2 comentários:

  1. CONCORDO PLENAMENTE COM ESSE ESTUDO . QUE DEUS ABENÇOE CADA VEZ MAIS SEU LAR E SUA FAMÍLIA EVANGELISTA ANDERSON . A PAZ DO SENHOR JESUS . SOU PASTOR EVANGÉLICO DA IGREJA PENTECOSTAL DEUS PROVERÁ .FORQUILHA CEARÁ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor, pastor Claudney.

      Obrigado pelo incentivo e que seus votos sejam transformados em bênção para toda a igreja do Senhor Jesus. Estaremos orando pela sua vida em todos os sentidos e pelo seu ministério.

      Que Deus te abençoe.

      Excluir