Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 8 de maio de 2012

Período Antediluviano

 Texto: E viveu Lameque cento e oitenta e dois anos e gerou um filho. E chamou o seu nome Noé, dizendo: este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, por causa da terra que o Senhor amaldiçoou. Gn 5. 29,30.
A bíblia é composta de sessenta e seis livros que estão divididos em dois Testamentos, e abrange os períodos da história da humanidade, da origem ao anúncio profético da consumação de todas as coisas. No contexto da escrita dos fatos registrados na Escritura Sagrada a cronologia Bíblica de forma didática estar dividida em três épocas: época Pré - Abraâmica (que compreende os períodos; Antediluviano e do Dilúvio a Abraão), época de Israel (abrange nove períodos, correspondendo aos acontecimentos; chamada de Abraão até o nascimento de Cristo) e a época do Cristianismo (época dividida em três períodos; vida terrena de Jesus, Igreja Primitiva e Igreja Gentílica).
O período Antediluviano corresponde aos fatos ocorridos na primeira época a Pré-Abraâmica. Época que durou cerca de 2.000 anos abrangendo os fatos da criação até a chamada de Abraão. O período Antediluviano vai de Adão ao Dilúvio e realça como personagens importantes a pessoa de Deus e o homem antes e pós a queda. Lembrando que o período Antediluviano durou 1656 anos e tudo que conhecemos deste momento histórico está registrado nos seis primeiros capítulos do livro de Gênesis.
I - Acontecimentos do Período Antediluviano
1-  A Criação. O termo utilizado em hebraico para criar é bará, que significa uma ação divina que produz resultado novo e imprevisível. E em seis dias tudo foi criado. Portanto, Deus é o criador de todas as coisas e o ato de criar é pertencente somente a pessoa dEle.
A criação pode ser analisada por duas óticas. A primeira conclusão a respeito da criação é a composição de reinos e reis. No primeiro dia da criação a luz foi criada reino governado pelo sol, lua e estrelas, astros que foram criados no quarto dia. No segundo dia foi criado o firmamento que é governado por pássaros e peixes, seres vivos que foram criados no quinto dia. Já no terceiro dia Deus criou a terra seca, reino governado por animais e principalmente pelos seres humanos, seres criados no sexto dia.
Entretanto, a segunda ótica corresponde à ordem da criação. A primeira fase trata – se do primeiro ao quarto dia em que Deus põe em ordem a criação. Já no quinto e sexto dia Deus dá vida à criação. E por fim, a última fase corresponde ao sétimo dia, dia em que Deus termina a criação e declara toda a obra da criação como boa.
2-     A queda do homem. O homem foi criado à imagem e a semelhança de Deus. Antes do pecado o homem gozava de privilégios como obter alimentos de todas as árvores (Gn 3.18), o trabalho não era penoso (Gn 3.19) e pela viração do dia conversava com Deus (Gn 3.8).
O pacto adâmico tinha como promessa a vida eterna, como condição a obediência e como pena a morte. A aliança de Deus era com Adão e não com Eva, por isso, os olhos de ambos foram abertos somente após a desobediência de Adão (Gn 3. 7).
Pelo pecado de Adão a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram (Rm 6.12). A desobediência de Adão permitiu que a morte reinasse até mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão (Rm 6.14).
No período Antediluviano as consequências do pecado são nítidas. Se no capítulo três de Gênesis a descrição Bíblica trata – se da origem do pecado o capítulo quatro trata - se das consequências do pecado. No capítulo quatro há o registro do primeiro homicídio, onde que Caim mata o seu irmão Abel, e há citação de Naamá (Gn 4. 22) que para alguns estudiosos o nome citado desta personagem corresponde a origem da prostituição, ou seja, Naamá foi a primeira prostituta no contexto histórico da humanidade.
II - A longevidade no período Antediluviano
1-     A vida eterna. Segundo o versículo 17 de Gênesis capítulo 2, Adão não poderia comer da árvore da ciência do bem e do mal, porque, no dia em que dela comesse, certamente morreria. Logo, a promessa de Deus para Adão era de viver eternamente. Levando em conta uma vida sem fim, porém com o início que foi a criação. Pois, vida eterna corresponde a não ter início nem fim. A eternidade que Deus outorga ao homem (Jo 3.16) refere se a viver com Deus sem sofrer o dano da separação pelos anos futuros na vida vindoura.
2-     A possibilidade de viver 969 anos. Após a leitura: “e foram todos os dias de Metusalém novecentos e sessenta e nove anos; e morreu” (Gn 5. 27) surge da parte de muitos a seguinte pergunta: como isto é possível? No período antediluviano não há registro de chuvas, pois neste período os dias tinham a semelhança dos dias nublados de hoje, sem a forte influência do sol. O sol é fundamental para a vida na terra, porém a exposição extrema do mesmo causa nas pessoas o envelhecimento precoce.
 Portanto, os 969 anos de Metusalém está associado ao fator climático da época.
III - A identificação de Deus no período Antediluviano
1-  Os atributos de Deus. Os atributos de Deus corresponde as qualidades exclusivas dEle, como Deus.
a)  Deus é eterno; No principio criou Deus o céu e a terra (Gn 1.1), o termo principio indica uma qualidade de Deus, a eternidade. Ser eterno é não ter início nem fim. Nesta definição de eternidade só Deus é eterno.
b)  Deus é transcendente; atributo em que Deus é diferente e não depende da criação. Deus relaciona com a criação (Gn 3.8), porém isto não corresponde à dependência do Criador para com a criatura. Esta relação tem como objetivo proporcionar resultados benéficos para o homem.
c)  Deus é onipotente; Deus é Todo Poderoso e tem autoridade sobre todas as coisas (Gn 1.1).
d)  Deus é santo; por ser santo Deus é isento de pecado. O primeiro casal foi criado sem pecado, mas com a possibilidade de pecarem, assim como pecaram e distanciaram de Deus. Todavia, Deus é santo e por isso, reprova todo tipo de transgressão.
Período Antediluviano de Adão ao dilúvio. Com 1650 anos de duração, respaldado pelos seis primeiros capítulos de Gênesis. O homem neste período é apresentado antes e pós o pecado. O pecado é tudo aquilo que desagrada a Deus. Assim, Adão desagradou a Deus ao consumar o pecado. Porém, Eva é outra personagem importante neste período, pois a mesma foi conduzida pela serpente a desobedecer à ordem de Deus.

Um comentário:

  1. Muito bom o texto. Ficou bem explicado.

    Aproveite dê uma olhada no meu blog vote na enquente e dê sua opinião postando um comentário: http://expondoescrituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir