Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 29 de maio de 2012

Período de Israel no Egito.

Texto: Mas, tendo ouvido Jacó que no Egito havia trigo, enviou ali nossos pais, a primeira vez. E, na segunda vez, foi José conhecido por seus irmãos, e a sua linhagem foi manifesta a Faraó. E José mandou chamar a Jacó, seu pai, e a toda sua parentela, que era de setenta e cinco almas. E Jacó desceu ao Egito e morreu, ele e nossos pais. Aproximando – se, porém, o tempo da promessa que Deus tinha feito a Abraão, o povo cresceu e se multiplicou no Egito; até que se levantou outro rei, que não conhecia a José. Esse, usando de astúcia contra a nossa linhagem, maltratou nossos pais, ao ponto de os fazer enjeitar as suas crianças, para que não se multiplicassem. At 7. 12-15, 17-19.
O segundo período da época de Israel é o de Israel no Egito, que corresponde a 430 anos. E estar relacionado aos acontecimentos que corresponde à entrada dos primeiros israelitas no Egito em um número de setenta e cinco almas (Gn 46.27) até a saída dos mesmos em um número de 600 mil homens sem contar mulheres e crianças (Ex 12. 37).
Assim, como nos demais períodos da cronologia Bíblica, este também é marcado pela misericórdia de Deus. Deus atenta para os filhos de Israel (Ex 2. 25) e levanta um libertador o qual foi guardado por um ato milagroso e no seu devido tempo chamado para agir conforme a sua vontade.
Da mesma maneira nos dias atuais, Deus continua agindo em prol do seu povo. As promessas de bênção ao serem prometidas são categoricamente cumpridas, pois Ele é o mesmo e não mudou e nem mudará (Hb 13.8). A entrada dos israelitas no Egito foi ato de Deus em proteger o seu povo, sendo assim também a saída deste povo foi ato de Deus em cumprir as suas promessas e proteger o seu povo.
I – Os anos de Israel no Egito
Os israelitas foram conduzidos a regiões férteis, logo os anos de dor não correspondem aos 430 anos de passagem da nação israelita no Egito. Para compreender de Gênesis 50. 26 a Êxodo 1.8 possui uma abrangência mais ou menos de 300 anos. “Depois, levantou –se um novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José, o qual disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é muito e mais poderoso do que nós” Ex. 1.8,9.
Ao passar os 300 anos, agora com uma nova liderança sobre as terras egípcias os israelitas foram submetidos a trabalhos pesados, porém quanto mais os israelitas eram afligidos tanto mais se multiplicavam (Ex 1.11,12).  
Segunda medida contra os israelitas foi à ordem do rei do Egito às parteiras das hebreias para matar os meninos para que o número de homens dos israelitas não aumentasse. Sendo assim Sifrá e Puá desobedeceu a voz do rei por temerem a Deus (Ex 1. 15-17).
As perseguições aos israelitas despertaram os mesmos para clamarem ao Senhor e o clamou subiu a Deus. E os resultados da oração foram (Ex 2. 24,25):
a) “e lembrou – se Deus do seu concerto com...” o termo lembrou – se, utilizado no texto não quer dizer que Deus tinha esquecido da promessa a Abraão, mas que os israelitas tinha esquecido da promessa e enveredado por caminhos que desagradavam a Deus, como por exemplo: a idolatria egípcia.
b) “e atentou Deus para os filhos de Israel” quando o texto utiliza a termologia que atentou, refere que a ação de Deus em atentar para os israelitas correspondia a reparar, observar, prestar atenção, refletir e até mesmo ficar atento nas consequências do clamor dos israelitas, isto é, se os mesmo tinham se arrependido dos seus pecados e se de fato teriam voltado para Deus.
c) “e conheceu – os Deus” ao atentar para os filhos de Israel Deus os conheceu e visualizou no povo o arrependimento e o sofrimento.
II – As duas primeiras etapas da vida de Moisés.
Moisés significa tirando, ou que foi tirado, nome outorgado pela filha de faraó que o chamou de Moisés e disse: Por que das águas o tenho tirado (Ex 2.10).
Moisés viveu 120 anos e nestes anos a sua vida foi dividida em três etapas, porém duas delas abrange o período de Israel no Egito e a última corresponde ao período de Israel no deserto.
1-  Moisés no palácio. Os primeiros 40 anos da vida de Moisés foram marcados pelos seguintes acontecimentos: nascimento de Moisés, educação de Moisés e fuga de Moisés.
a)  O nascimento de Moisés. Moisés nasceu no período em que os filhos de Israel eram mortos, mas por três meses o mesmo foi por seus pais escondido (Ex 2.2).
b) Educação de Moisés. Moisés por certo período foi por sua mãe criado e em seguida entregue a filha do faraó. Com a filha de faraó vivendo no palácio Moisés logo foi introduzido na escola egípcia tornando conhecedor de todas as ciências do Egito que segundo dados históricos eram: matemática, geometria, arquitetura, medicina e química (At 7. 22).
c)  Fuga de Moisés. Após ver um varão egípcio ferir um judeu. Moisés vendo que ninguém ali havia feriu ao egípcio e escondeu o corpo do mesmo na areia e no dia seguinte ao dar conselhos a dois hebreus que estavam brigando foi Moisés indagado se era ele juiz para julgar aquele conflito ou mataria ao injusto daquele conflito (Ex 2. 11-14).
2-  Moisés no Deserto. Conforme o livro de Atos capítulo sete no versículo trinta os dias de Moisés no deserto de mídia foram de quarenta anos. Nesta nova etapa os acontecimentos na vida de Moisés foram: casamento com Zípora (Ex 2.21) e a chamada de Moisés.
Moisés subiu ao monte para apascentar as ovelhas, subir ao monte indica deixar as coisas naturais para o lado e buscar a face de Deus. No monte Horebe era natural à presença de sarça, porém nenhuma delas chamou atenção de Moisés como a que se ardia no fogo e não se consumia.
Foi, portanto no monte Horebe que Deus chamou a Moisés outorgando lhe uma missão em especial; livrar os israelitas da mão de faraó (Ex 3.10).
O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre (Sl 121. 8), conforme o salmo acima citado assim foi com o povo de Israel, pois quando a  nação entrou no Egito foi por um ato protetor de Deus para que a nação recém formada e que estava ainda em crescimento tivesse segurança, e após 430 anos Deus levanta Moisés para livrar e guiar o seu povo em direção a terra prometida. Portanto Deus guardou a entrada e a saída dos israelitas do Egito.
Assim, como Deus ouviu o clamor dos israelitas estar atento para o clamor da sua igreja. A nação israelita tinha como missão centrípeta mostrar as nações do mundo quem era de fato o Deus de Abraão, Jacó e Isaque. Israel foi liberto da escravidão do Egito. Para a igreja é outorgada a missão de propagar a mensagem de vida e salvação na pessoa de Jesus. Ao ministério de propagação do evangelho façamos com oração para que Deus liberte os escravos do pecado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário