Deus é Fiel

Deus é Fiel

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Período da Conquista de Canaã.

Texto: Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós. Josué 3.5.
O quarto período da época de Israel é o da conquista de Canaã, com pouca duração abrangendo apenas 6 anos. E os principais acontecimentos deste período se encontram nos relatos do livro de Josué.
Haverá na narrativa do livro de Josué princípios básicos para uma vida de conquistas. Também, no decorrer do período histórico em análise haverá lições correspondentes as ações que impossibilita uma vida de conquistas.
Por ser o período de conquista historicamente curto com apenas seis anos, não indica que nestes anos todo o território foi conquistado (Js 13.1), ficou muita terra para ser possuída.
Igreja do Senhor, preparemos para as conquistas quer sejam físicas, financeiras e espirituais.
I – Classificação das conquistas
1- Espiritual. A vida espiritual deve ter os cuidados básicos assim, como temos os cuidados ao campo físico da vida. Para obtermos conquistas na vida espiritual é necessário que tenhamos como alvo à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo (Ef 4.12).
2- Física. Ao que corresponde ao corpo e as necessidades do mesmo. Dentre tantas buscas para a conquista da felicidade estar o buscar suprir as necessidades físicas. Jesus na oração modelo fez menção o pão nosso de cada dia (Mt 6.11). A expressão utilizada por Cristo corresponde às necessidades do alimento, das vestes e do remédio. Todavia, não poderemos esquecer os cuidados de Deus para que sejamos bem sucedidos, pois Ele conhece as nossas necessidades (Mt 6.32).
3- Financeira. Na palavra do Senhor o cristão que não se corrompe e é guiado pelo ensino da mesma prosperará em tudo (Sl 1.3). As conquistas no campo financeiro é a busca da satisfação profissional e além de tudo salarial.
II – Atitudes que possibilitam as conquistas
1- Ter um mediador. O líder de Israel no período da conquista de Canaã foi Josué que na maior parte da sua vida esteve ao lado de Israel. Nesta atitude de Josué de estar ao lado de Moisés outorga – lhe a capacidade de ser o sucessor na liderança da nação israelita em um novo período o da conquista. Ser sucessor de líderes não é difícil o complicado é ser líder por excelência. Josué foi de fato bem sucedido por ter como mentor, ou seja, como mestre a pessoa de Moisés. No capítulo um do livro de Josué Deus fala ao sucessor de Moisés que o mesmo deveria esforçar e ter bom ânimo (Js 1.6) ter cuidado em fazer conforme toda a lei (Js 1.7), não apartar o livro da lei da boca (Js 1.8) e confiar em Deus (Js 1.5).
Além de Josué encontraremos outros exemplos de pessoa que tiveram um mentor. Eliseu foi o que foi por ter aprendido de Elias. Pedro após a ressurreição e ascensão de Cristo tornou pilar fundamental do cristianismo isto porque teve como exemplo a pessoa de Jesus.
Para obtermos as conquistas diárias é necessário saber a quem escutar e deixar que os exemplos de vida dos nossos superiores sejam bênçãos para nós.
2- Santificação. O necessário é que antes de pedirmos a Deus para abrir portas da conquista em nosso meio, verifiquemos se o nosso coração é puro, reto e se estar de fato sob a orientação do Espírito Santo (At 2.38), pois Deus só operará em favor do seu povo se estiver em perfeita harmonia com a sua vontade. Santificação indica separar para o uso de alguém, e este alguém é Jesus. No caso dos israelitas no período da conquista de Canaã era necessário santificar para presenciar a ação poderosa de Deus e ser separado para ser diferente das nações pagãs daquela região. Que a cada dia Deus nos santifique para que possamos agradá-lo e amá-lo conforme a sua perfeita vontade.
3- Ser guiado pela palavra de Deus. O cristão é guiado pelo Espírito Santo (Rm 8.14) e pala Bíblia. A Bíblia é o manual de prática do povo de Deus. Para obter conquista é necessário ser conduzido pelo ensino bíblico. Todos os líderes que obtiveram conquistas importantes foram conduzidos pelo ensino da Bíblia. Sem o ensino bíblico não haverá avivamento. A pregação na igreja levanta as pessoas enquanto que o ensino sustenta o cristão conforme os princípios da fé cristã.
Com as práticas do dia a dia, temos sido guiados pela palavra do Senhor?
III – Atitudes que impedem as conquistas
1- Aceitabilidade ao pecado. O pecado é tudo aquilo que desagrada a Deus. O pecado poderá ser omissão ou comissão da vontade Divina. A principal consequência do pecado foi separar o homem de Deus. Na queda do homem toda a humanidade foi afetada.
O capítulo sete de Josué, trata se do pecado cometido por um homem que impossibilitou a conquista de Ai, que para ser conquistada não era necessário subir todo o povo (Js 7.3). O pecado de um poderá ter consequências para todo o grupo.
O conhecimento do pecado deverá gerar desejos de santidade na vida do cristão e proporcionar uma vida ativa na pregação e no ensino das Escrituras.
Para obtermos conquistas individuais ou em grupo deveremos assumir a nossa identidade de filhos de Deus e assim como Ele é santo nosso também deveremos nos santificar (1 Pe 1.15).
2- Não pedir conselhos a Deus. Então, aqueles homens israelitas tomaram da sua provisão e não pediram conselhos à boca do Senhor (Js 9.14). Os gibeonitas enganaram a Josué (Js 9.3-13) com astúcia, e com fingimento. Sem consultar a Deus sobre tal povo e sobre qual medida tomar Josué ficou impossibilitado de conquistar por completo aquele povo, que consequentemente trouxe os cananeus ímpios para dentro de Israel. Para todas as decisões da vida deveremos buscar a vontade de Deus e em oração pedirmos sabedoria e orientação. Pois, atitudes tomadas sem consentimento de Deus trará tristezas e tragédias.
Tem você pedido conselho a Deus para os seus planos e sonhos?
Quando os nossos objetivos estiverem voltados para a conquista de algo deveremos entender se esta é a vontade de Deus, e se os nossos planos são conforme a palavra do Senhor.
Atitudes tomadas sem o consentimento do Senhor trará tristeza. Para sabermos a vontade de Deus deveremos compreender as Escrituras e termos pessoas certas para influenciar a nossa vida.
Evangelista Andreson Côrte.
Doutrina: 12/06/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário