Deus é Fiel

Deus é Fiel

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Subsídio da lição de EBD: No mundo tereis aflições – Leitura em Classe João 16.20,21,25-33.

Texto: A palavra-chave para a 1ª lição deste 3º trimestre é “mundo”. O termo mundo corresponde a terra e o conjunto de todas as coisas criadas. No que corresponde o relacionamento do cristão com o mundo duas coisas são importantes: primeira, no mundo teremos aflições e segunda, aqui somos forasteiros, ou seja, peregrinos, a nossa morada é no céu de onde esperamos o Senhor Jesus nosso Salvador (Fl 3.20).
A lição possibilitará conhecimento a respeito do sofrimento do cristão no mundo citando as causas e as consequências de tal situação. Todos que viveram e viverão aqui no seu histórico estarão presentes os dias de angústia e os dias de alegria. Para introdução da aula interrogue os seus alunos quem foi Jabez? (1 Cr 4.10) e em seguida quem foi José o filho de Jacó? Em meio ao diálogo também pergunte é mais fácil falar de quem? E por quê? Após exponha que quando mais sofremos mais marcas são deixadas para memorial, e José é um bom exemplo de tal verdade.
I – As aflições do tempo presente.
1.    De ordem natural.
2.    De ordem econômica.
3.    De ordem física.
Comentário: No tempo presente as aflições são pertencentes às três ordens acima citadas. E todas estas ordens provocam em nós dor e sofrimento. Quantos cristãos fiéis foram vítimas de catástrofes físicas sejam elas; furacões, tsunamis, terremotos, enchentes e outros. Só para termos ideia no Brasil, país livre de terremotos em grande escala, possuí 48 fraturas na crosta o que outorga abalos sísmicos no território nacional, e outro dado importante no ano são registrados em média mais 900 mil terremotos, só no Japão dos 200 mil terremotos registrados por ano 5 mil são perceptíveis. Quantas pessoas sofrem com os elementos naturais? Inúmeras, e dentre elas muitas pessoas fiéis.
Na ordem econômica, percebemos o grande número de pessoas que não possuem o básico para a própria sobrevivência. Ser rico não quer dizer perdido, e nem ser pobre quer dizer salvo. Muitos pela passagem bíblica de Lucas 16. 19-31 define que para serem salvas as pessoas deverão ser pobres. Grande erro. Imagine a dor causada pela falta de não ter o básico para a sobrevivência?
Muitas são doenças existentes do século presente. Interrogue os alunos qual seria para eles a principal dor causada pelas doenças além da morte. E após os comentário feche o tópico citando “em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” Rm 8.37.
 II – Por que o crente sofre.
1.    A queda.
2.    A degeneração.
3.    O novo nascimento e o sofrimento.
Comentário: Após a queda de Adão a tristeza, a dor e a morte tornaram presentes no desenrolar da história da humanidade. Pelo pecado de um, todos tornaram pecadores (Rm 5.12) e pelo pecado a morte, que de fato é a experiência física terminal.
A degeneração humana marcou o período antediluviano com os seguintes termos: maldade, corrupção e violência (Gn 6.5,11). Já no período do dilúvio a Abrão inicia se o pecado de idolatria, que segundo a história o primeiro foco de idolatria iniciou se na mesopotâmia no pós-morte de Ninrode, onde pessoas fizeram imagens de escultura do mesmo e o adorava. Nos dias atuais por causa do pecado atual os atos contrários à vontade Deus são presentes.

Nada melhor do que enfatizar as palavras no final do sub-tópico “Assim, experimentamos o sofrimento porque habitamos um corpo que ainda não foi transformado, mas que espera a sua plena glorificação (I Co 15.35-58)”.
III – O crescimento e a paz nas aflições.
1.    A soberania divina na vida do crente.
2.    Tudo coopera para o bem.
3.    Desfrutando a paz do Senhor.
Comentário: Deus cuida dos seus. Se no mundo temos aflições em Deus temos e sempre teremos segurança, paz, prosperidade, saúde e oportunidades de viver da melhor maneira porque a vontade de Deus para as nossas vidas é boa, também é agradável e por fim a vontade de Deus é perfeita (Rm 12.2). Outro versículo que poderá ser usado é de Naum 1.7 “O Senhor é bom, uma fortaleza no dia da angústia e conhece os que nEle confiam”. Três verdades; Deus é bom, Deus é uma fortaleza e Deus nos conhece.
Todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus, isto indica que tudo que acontece ao cristão será importante, será útil e terá beneficio.
Em Cristo temos paz. A nossa paz não depende de estar ou não em conflitos. A nossa paz é a segurança de espírito que temos por ter Cristo como Salvador de nossas vidas. Jesus disse: “Tenho vos dito isto, para que em mim tenhais paz” O que Jesus disse? Ao expressar tal versículo aos discípulos Jesus fazia menção dos capítulos 13,14,15 e 16. Jesus tratou-se dos discípulos sobre as seguintes lições: sendo Ele Senhor e Mestre, lavou os pés dos discípulos; tratou-se, do relacionamento dEle e seu Pai; o dever dos discípulos em permanecerem na videira verdadeira e a respeito do Espírito Santo. Tais lições produziria nos discípulos a verdadeira paz.









Nenhum comentário:

Postar um comentário