Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Subsídio da lição de EBD: A enfermidade na vida do crente – Leitura em Classe Isaías 38. 1-8.

A palavra-chave para a 2ª lição deste 3º trimestre é “enfermidade”.
Existem inúmeras indagações a respeito da origem das enfermidades assim também como o porquê de muitos alcançarem o milagre e outros não. Uma coisa é certa enquanto estivermos neste mundo, seremos sujeitos às enfermidades. As enfermidades proporcionam dores, sofrimentos e inúmeras percas. Ao contrário da enfermidade o milagre proporciona libertação da dor, alegria, paz e dentre tantos definiremos três com mais clareza: primeiro o milagre proporciona evangelização; notemos que na realização de milagres as portas para a evangelização se abrem, com isto entendemos que os milagres proporcionam para a pessoa curada um motivo a mais para ouvir a palavra de Deus; segundo, o milagre proporciona glorificação, o milagre é nosso e a glória é de Deus. Esta verdade é clara na cura dos dez leprosos citados pelo evangelista Lucas no capítulo 17 e versículos 11 – 19, onde dez homens foram curados, porém somente um voltou para agradecer. Foi o único que entendeu: o milagre é nosso e a glória é de Deus e em terceiro o milagre proporciona vitória, imaginemos uma mulher que há doze anos padecia de um fluxo de sangue, ao chegar por detrás de Jesus, tocou a orla da veste com uma determinação; se eu tão somente tocar a sua veste, ficarei sã. (Mt 9.21).
I – A origem das enfermidades.
1.    A queda e as enfermidades.
2.    Provados pelas enfermidades.
3.    Enfermidades de origem maligna.

Comentário: as enfermidades são consequências do pecado de Adão, assim também como a morte. Anterior ao pecado não havia presença de enfermidades, todavia, com a queda todas as pessoas tornam sujeitas às enfermidades. Para contato do professor e aluno deixo como diga no primeiro sub-ponto a seguinte pergunta: Qual personagem da Bíblia que sendo uma pessoa de exemplo foi sujeito à enfermidade? Dentre tantos temos o apóstolo Paulo e Timóteo. Logo esta situação define que mesmo o crente fiel sofrerá com enfermidades.

A enfermidade de Ezequias serviu para despertá-lo. Deus mandou o mesmo por a casa em ordem porque morreria. Qual foi o erro de Ezequias? Por que colocar a casa em ordem? Simplesmente o rei não tinha ainda sucessor ao trono. Com a enfermidade Ezequias ora a Deus pedindo por misericórdia e ganha mais 15 anos e nestes anos nasce o seu filho. Há enfermidades que são de fato uma prova para aprovar o crente fiel.

Existem enfermidades físicas e espirituais. Todavia, o maligno não tem liberdade de agir sem a permissão de Deus.

II – As doenças da vida moderna.
1.    Depressão.
2.    Síndrome do pânico.
3.    As doenças psicossomáticas.
Comentário: causas da depressão; medicamentos, doenças físicas, período pós-parto, fracasso profissional, separação dos pais, abuso sexual, traição conjugal, frustração religiosa, dentre vários. E apresenta como sintomas; rebaixamento do humor, redução da energia, diminuição das atividades, alterações da capacidade de experimentar o prazer, perda de interesse, diminuição da capacidade de concentração, fadiga, insônia, perca de apetite, dentre outros. Exemplos de personagens da Bíblia que tiveram depressão: Jó (Jó 7.3-11), Moisés (Nm 11.14,15), Davi (Sl 42.4,5), Elias (I Re 19.4) e Jonas (Jn 4.3). Se você estiver com sintomas da depressão não se constranja, busque a Deus e não deixe de procurar ajuda especializada.
A doença síndrome do pânico é de foro psicológico. E tem como sintomas dentre vários: arrepios e calores seguidos de ansiedade, falta de ar e apertos na garganta e no peito, falta de conexão com o que se passa à sua volta e preocupações obsessivas.
Para vencer tais doenças o indivíduo deverá buscar a ajuda de especialistas e não se esquecer de buscar a Deus, e também meditar na palavra do Senhor.
III – O que fazer diante da dor e sofrimento.
1.    Não culpar ou questionar a Deus.
2.    Confiar em meio à dor.
3.    A espera de um milagre.
Comentário: Deus cuida dos seus. Naum 1.7 “O Senhor é bom, uma fortaleza no dia da angústia e conhece os que nEle confiam”. Três verdades; Deus é bom, Deus é uma fortaleza e Deus nos conhece.
Todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus, isto indica que tudo que acontece ao cristão será importante, será útil e terá benefício.
A enfermidade assim como todos os tipos de perca não poderá retirar do cristão a esperança e a fé no Senhor Jesus. Conforme o Salmo 23.4, no vale da sombra da morte Deus estará presente. Daniel foi livre na cova dos leões, não da cova dos leões. Provavelmente, você já passou por tal situação assim como um de seus alunos, então esta é uma boa hora para a troca de experiências.
A cura poderá ser conquistada por meio de um milagre, por meio de tratamento ou por meio dos recursos naturais. Todavia, não poderemos deixar de confiar em Deus. E nem deixarmos de cuidar da nossa saúde, com boa alimentação e principalmente cuidando do nosso terreiro para não sermos vítimas da dengue. Dentre tantos cuidados cuidemos da nossa vida espiritual que fará diferença em qualquer situação. Boa Aula. Deixe o seu comentário. Abraços em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário