Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 24 de julho de 2012

Período da vida terrena de Jesus.

Texto: Livro da geração de Jesus Cristo, Filho de Davi, Filho de Abraão. Mt 1. 1.
O período da vida terrena de Jesus corresponde aos seguintes acontecimentos; o nascimento de Jesus, a morte de Jesus, ressurreição de Jesus e a ascensão de Jesus. No século I, depois de Cristo o Império Romano controlava o mundo. Já Intelectualidade era exposta pela hegemonia da cultura grega. E a sociedade hebraica vivia sobre o domínio Romano, mas com uma esperança, a manifestação do Messias. Porém, por muito tempo Deus não tinha usado seus santos profetas, um silêncio de quatrocentos anos, conhecido como o período interbíblico, reinava no cenário religioso do judaísmo. A esperança era o surgimento do Messias, só que as profecias relatavam que anterior ao surgimento de Cristo, apareceria um que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda ao nosso Deus (Is 40.3). Esta voz (ou este profeta), foi considerado pelo próprio Jesus como: “entre os que de Mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João Batista (Mt.11.11b). Isto mesmo João Batista filho de Zacarias e Isabel, primo do Senhor Jesus foi o cumprimento da profecia de Isaias 40. 3 , João fez declaração de Jesus ao descrevê-lo como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.29). A declaração de João Batista faz parte das declarações humanas em que exaltam ao Senhor Jesus.
I – Jesus Mestre por Excelência
         Com o nascimento de Jesus Cristo, o Verbo revelava a si mesmo para a humanidade. Além de compreender Jesus como Deus, que se encontra no evangelho de João capitulo primeiro.
A vida de Jesus é entendida pelos seus ensinos e divide – se em três etapas, que são:
1ª Etapa: Ensinando sobre o Reino; os ensinamentos sobre o Reino de Deus através de Jesus podem ser encontrados nas parábolas e nos sermões. (Mt 5 -7; Lc 8. 4-15).
2ª Etapa: Ensinando ou discipulando; Cristo preparou para si discípulos, que deu continuidade a sua obra. Quando Ele escolheu os discípulos, Ele queria ensiná-los para que eles continuassem a obra do Pai em proclamar a mensagem da salvação.
3ª Etapa: Ensinando para enviar; Jesus ensinou a seus discípulos para enviá-los, ou seja, o que Jesus ensinou requeria que fosse ensinado (Mt 28. 19-20; Mc 16.15).
4ª Etapa: Ensinando sobre escatologia; Jesus também falou sobre a doutrina das ultima coisas, (Mt 25).
II – Família e vida de Jesus
           Jesus filho primogênito de José e Maria (Mt 1. 25) e unigênito de Deus Pai (Jo 3. 16) Irmão de Tiago, José, Simão e Judas, teve a sua vida marcada pelo serviço ao Reino dos Céus. A vida de Jesus para ser compreendida deve ser estudada em alguns pontos básicos:

         1º ponto: Nascimento (Mt 1 e Lc 1e 2)
         2º ponto: A infância de Jesus ( Mt 2 e Lc 2).
         3º ponto: teve como oficio a carpintaria ( Mc 6. 3).
         4º ponto: O ministério publico. O ministério público de Jesus é o período em que Ele ensina a multidão. Algo interessante é a Autoridade de Jesus. Ao lermos os livros biográficos sobre Jesus na bíblia, podemos compreender a autoridade do Messias manifestada em situações diversa.
No perdoar pecados – autoridade de Deus.
No curar as pessoas – autoridade sobre as enfermidades.
No expulsar demônios – autoridade sobre o mundo espiritual.
No acalmar o vento – autoridade sobre a natureza.
Em possuir a chave do inferno e da morte – autoridade sobre a morte e o inferno.

Outro fato marcante do ministério de Jesus é que os milagres operados por Ele possuem quatro categorias, são elas;

           1. Curas, a narrativa dos evangelhos, citam trinta e cinco milagres operados por Jesus, com o objetivo que creiais que Jesus é o Cristo, o filho de Deus.
           2. Libertação, nesta categoria registrada pelos os evangelistas Jesus não só expulsava demônios, mas também perdoava os pecados.
           3. Autoridade sobre a natureza, Jesus acalmou o vento, transformou água em vinho.
           4. Ressurreição, Jesus deu de volta a vida para pessoas que a tinha perdido, por isso a bíblia diz; que Jesus é a ressurreição e a vida.

          5º ponto: O ministério particular de Jesus com os discípulos.
          6º Ponto: Sofrimento e morte (Mc 14 ao 15).
Jesus cita sete frases no gólgota, que ecoa até os dias atuais.

1. Frase, Pai perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem (Lc 23.34).

2. Frase, Em verdade te digo, que hoje estarás comigo no paraíso (Lc 23.43).

3. Frase, Mulher eis aí teu filho ... eis aí a sua mãe (Jo 19.26,27).

4. Frase, Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste (Mt 27.46).

5. Frase, tenho sede ( Jo 19.28).

6. Frase, estás consumado ( Jo 19.30).

7. Frase, pai nas tuas mãos entrego o meu espírito (Lc 23.46).

7º ponto: Ressurreição, aparições e ascensão ( Mc 16; Lc 24, Jô 20-21).

Assim relata a respeito da ressurreição o pastor James Kennedy: a morte tem estado entre nós desde a queda do homem, e as pessoas têm sempre perguntado: se um homem morre, tornará a viver? Jesus Cristo nos deu uma prova irrefutável de que a resposta é sim.
Jesus ressuscitou ao terceiro dia e por mais quarenta dias apareceu aos seus discípulos, após isto subiu para o céu.
Jesus é o centro da história do mundo, como da história e da doutrina da Bíblia (Enciclopédia Bíblica, Orlando Boyer, pg. 421).

Após a ascensão de Jesus tem inicio a história da igreja que é inaugurada no dia de Pentecostes.
Doutrina: 24/07/2012.
Evangelista Andreson Côrte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário