Deus é Fiel

Deus é Fiel

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Subsídio da lição de EBD: A morte para o verdadeiro cristão – Leitura em Classe 1 Co 15. 51-57.

A palavra-chave para a 3ª lição deste 3º trimestre é “morte”. Morte é a interrupção definitiva da vida na terra. Para melhor interação com os alunos é fundamental expor os tipos de morte presente na Bíblia. Portanto, morte em sentido claro significa separação.
Morte espiritual é a separação para com Deus.
Morte moral é a separação do ser humano para com a sociedade, ou seja, o indivíduo estar em total descrédito.
Segunda morte, que é a separação eterna para com Deus,
Portanto, a presente lição trata sobre um quarto tipo de morte, a morte física que é de fato o término das atividades vitais do indivíduo, e sendo ainda de fato consequência direta do pecado (Rm 6.23, Gn 3.).
I – O que é a morte.
1.    Conceito.
2.    O que as Escrituras dizem?
3.    É a separação da alma do corpo.
Comentário: A morte física é de fato a separação da alma do corpo. Segundo a narrativa bíblica a morte não é o aniquilamento da pessoa, mas sim a separação. Como consequência do pecado original cometido por Adão o nosso representante no pacto das obras a morte passou a todos os homens e por isso todos pecaram (Rm 5.12).
O homem não foi criado para provar a morte. Assim Deus, disse a Adão: mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, não comerás, porque no dia que dela comer certamente morrerás (Gn 2.17). Com a desobediência de Adão os efeitos do pecado foram imediatos, logo a morte espiritual passou a ser presente na humanidade e a morte física passou a ser experiência terminal da vida, que é a parte considerada mais amarga da vida a perca de um ente querido.
II – A vida após a morte.
1.    O que diz o Antigo Testamento.
2.    O que diz o Novo Testamento.
Comentário: Conforme os ensinos do Antigo Testamento a raça uma humana ficou sujeita a morte. A mortalidade que é a condição temporária na existência humana não tirava dos que tinha conformidade com Deus à esperança na ação do Senhor no pós-morte. Isto logo define que neste período pela aliança que os nossos pais tinham com o Senhor e pelo conhecimento do mesmo possuíam entendimento que a morte não é um fim, mas sim uma separação da alma para com o corpo (Gn 35.18).
Já no Novo Testamento a existência de vida após a morte está fundamentada na pessoa de Jesus e nos ensinos de Paulo. Jesus se apresenta no capítulo 11 do evangelho de João como Ressurreição e Vida, sendo que o acontecimento do capítulo é a ressurreição de Lázaro. Segundo a cultura judaica o espírito do individuo fica vagando na terra por três dias, por isso Jesus ressuscitou a Lázaro no quarto dia, pois o poder de tirar e dá a vida está nas mãos do Senhor e não nas supertições (Dt 32.39, Jo 11.25).
III – Morte, o início da vida eterna.
1.    Esperança, apesar do luto.
2.    A morte de Cristo e a certeza da vida eterna.
3.    A morte: o desfrutar da vida eterna.
Comentário: a experiência da morte não é boa, pois ela causa dor, angústia, tristeza e saudade. Não me esqueço do mês de dezembro do ano de 2000, quando estava andando pelas ruas da cidade com um irmão da Igreja Batista, isto por volta das 23 horas e 40 minutos, logo após um culto de formatura de uma turma em magistério. E no percurso encontramos com o pastor da Igreja Batista que nos informou da morte de uma irmã que fazia parte do rol de membros daquela igreja, logo que chegamos presenciamos o corpo no quarto sobre a cama e a frente o esposo em lágrimas que dizia: agora entendo o salmista quando disse o Senhor é meu pastor e nada me faltará.  Em meio ao sofrimento da perca da sua esposa aquele irmão que tinha vivenciado a maior parte da sua vida ao lado dela entendia o valor da esperança em Cristo Jesus.
Como escreveu Paulo o viver do crente é Cristo e o morrer é lucro e Norman Geisler; “todos os que nascem duas vezes (física e espiritualmente) morrerão somente uma vez (fisicamente). Jesus disse: Todo que vive e crê em mim nunca morrerá”.

2 comentários:

  1. Muito obrigado evangelista. Os seus comentários muito me ajudaram. Oro ao Senhor por sua vida e que Deus continue a te abençoar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandro é um prazer poder contribuir com o amado irmão e esperamos que Deus cumpra em sua vida todas as promessas. Para meditação: Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo. Rm 15.13.

      Excluir