Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Subsídio da lição de EBD: As aflições da viuvez – Leitura em Classe Lc 2.35-38, Tg 1.27.


A palavra-chave para a 5ª lição deste 3º trimestre é “viuvez”. Viuvez é o estado de viúvo ou viúva. Relatar sobre a viuvez é descrever a atuação direta da morte. Para interação entre aluno, professor e demais lições do trimestre relembre com os alunos os tipos de morte e as consequências da morte para os membros da família que perdem o ente querido.
A viuvez produz problemas sociais nas seguintes áreas da vida:
Ø  Espiritual: há inúmeros casos em que a perca do cônjuge proporciona ao consorte fragilidade espiritual, onde que o mesmo não consegue permanecer fiel a Deus e com isto afasta-se da presença do Senhor.
Ø  Psicológica: a perca do consorte elimina a proteção emocional que a mesma possuía graça ao convívio e dependência natural do ente amado.
Ø  Financeira: mesmo tendo o beneficio para a manutenção da vida, há consortes que após a perca de alguém não consegue se estruturar financeiramente. E por outro lado há aqueles que não conseguem os benefícios por irregularidades na papelada necessária.
I – O conceito de viuvez
1. Definição.
2.Exemplos nas Escrituras.
Comentário: A solidão é de fato o principal problema causado pela perca de um ente querido. No subsídio da 3ª lição citamos um caso vivenciado por nós e iremos mais uma vez fazer menção deste fato:
“Não me esqueço do mês de dezembro do ano de 2000, quando estava andando pelas ruas da cidade com um irmão da Igreja Batista, isto por volta das 23 horas e 40 minutos, logo após um culto de formatura de uma turma em magistério. E no percurso encontramos com o pastor da Igreja Batista que nos informou da morte de uma irmã que fazia parte do rol de membros daquela igreja, logo que chegamos presenciamos o corpo no quarto sobre a cama e a frente o esposo em lágrimas que dizia: agora entendo o salmista quando disse o Senhor é meu pastor e nada me faltará. Em meio ao sofrimento da perca da sua esposa aquele irmão que tinha vivenciado a maior parte da sua vida ao lado dela entendia o valor da esperança em Cristo Jesus”.
De fato a perca dá origem a solidão, porém não podemos entrar em desespero, pois o Senhor Deus cuida dos seus.
Exemplos de superação: A profetiza Ana superou a dor da perca ao buscar o Senhor. E quem busca o Senhor terá os seus benefícios garantidos e o principal beneficio para toda a trajetória da vida de Ana em fidelidade ao Senhor foi a de ver a salvação dos homens.
Já a viúva de sarepta serviu ao Senhor sem olhar para as circunstancia da vida. E assim é o desejo de Deus para nós.
II – O aspecto social da viuvez
1. O desamparo na viuvez.
2. O amparo da igreja.
Comentário: mesmo que a solidão seja enorme e que a dor pareça que não terá fim o viúvo ou a viúva tem que permanecer fiel ao Senhor. Se as circunstancias da vida torne-se difícil o mesmo deverá confiar no Senhor e também esperar no Senhor.
Para finalizar a lição desejamos como conselho um debate sobre o seguinte tema: “o que a igreja precisa fazer para outorgar amparo aos que sofrem as aflições da viuvez?”.
E em seguida pergunte aos alunos o que nós como igreja estamos fazendo? E saliente que cabe a igreja os cuidados necessários para com as verdadeiras viúvas. E a este tipo cuido é cabível a todos não só da liderança da igreja. Deverá de fato nascer da parte da liderança, mas cabe a todos.
Boa aula.
Classe de Crianças: Tia Cássia. (Subsídio da próxima semana termos mais fotos da nossa EBD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário