Deus é Fiel

Deus é Fiel

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Subsídio da lição de EBD: Superando Traumas da violência social – Leitura em Classe Gn 6. 5-12.

A palavra-chave para a 4ª lição deste 3º trimestre é “violência”. Violência é a ação de empregar força física ou intimidação moral contra um indivíduo. Para melhor interação com os alunos é fundamental expor os tipos de violência.
Ø  Violência Física: é efetuada por ações como; estupro e o assassinato.
Ø  Violência Psicológica: é efetuada por tratamentos desumanos como; indiferença, discriminação, rejeição e desrespeito. As marcas não serão físicas, mas consequências poderão ser.
Ø  Violência Cultural: é a substituição de uma cultura por um conjunto de valores forçados.
Ø  Violência Verbal: é a utilização da palavra para menosprezar os outros, como exemplo o assédio moral.
Ø  Violência Contra a Mulher: na maioria das vezes o agressor é o marido.
Ø  Violência Infantil: dentre tantos fenômenos sociais em que a criança é agredida o bullying e a pedofilia são os campeões.
A violência tem como origem o campo espiritual e para chegar a uma solução a atuação deverá ser correspondente ao campo espiritual. A verdade prática identifica a igreja em sua atuação em proporcionar a paz através da hospitalidade e do amor para com os indivíduos que, são vítimas da violência para que os mesmo não sejam os propagadores da mesma amanhã.
I – A violência impera sobre a terra.
1.    A origem da violência.
2.    A multiplicação da violência.
3.    A violência na sociedade atual.
Comentário: no primeiro sub-ponto deixo como dica trabalhar os seguintes temas; O que é o pecado? Quais os tipos de pecado? De qual maneira pecamos? Como resposta a primeira pergunta, o pecado é toda transgressão a lei de Deus ou toda falta de conformidade à vontade de Deus (conformidade com Deus quer dizer; ser justo, ser reto e conhecer a Deus), segunda resposta, o pecado é dividido hoje em pecado original que teve origem na desobediência de Adão e em pecado atual praticado por cada individuo, e a resposta da terceira pergunta teremos como resposta, pecamos por atos, por palavras e por pensamentos.
Sobre a multiplicação da violência dividiremos o histórico da mesma em violência antes o dilúvio e a violência pós o dilúvio.  Antes do dilúvio a violência é visível no assassinato de Abel por seu irmão Caim, pelas práticas pecaminosas dos descendentes de Caim e também como um dos motivos que levou ao dilúvio (Gn 4.23, 6.13). E no pós-dilúvio, a criação da lei indica que a natureza humana é direcionada a praticar o mal através de atos violentos.
A violência de certo modo tem sido produzida por programas de TV, por músicas e por fim, tem sido praticada por quem de fato deveria manter a harmonia e a segurança na sociedade. Cabe a igreja não conformar com este mundo e ser o sal e a luz. O sal só é importante na ação, pois o sal age fazendo, enquanto a luz age por si mesma, pois ela é a luz e age sendo a luz.
II – Violência um problema de todos.
1.    Quando o crente é perseguido.
2.    A ação do bom samaritano.
3.    A igreja deve denunciar a violência através de ações.
 Comentário: por sermos cristãos muitas das vezes sofremos assédio moral, discriminação, e somos tratados de maneira indiferente. Tais ações são consideradas como práticas de violência.
Conte a parábola do bom (samaritano) cristão.
Ø  O bom samaritano viu a vítima.
Ø  O bom samaritano socorreu a vítima.
Ø  O bom samaritano cuidou da vítima.
A igreja não pode omitir a sua identidade. A origem da igreja está relacionada ao maior ato de amor expressado no mundo. A igreja não pode ficar limitada às quatro paredes, pois se assim ficar, a mesma será impossibilitada ao vê e ao ouvir os gemidos das vítimas do peado.
E através da oração peçamos a Deus que outorgue a paz e a segurança para nossa cidade, e para com as vítimas usemos o mais sincero amor.
Que Deus abençoe a sua aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário