Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 31 de julho de 2012

Subsídio da lição de EBD: A despesa vazia – Leitura em Classe II Reis 4.1-7.


A palavra-chave para a 6ª lição deste 3º trimestre é “escassez”. Escassez é o período de falta, carência, em suma é período de privação material.
Deus tem cuidado dos seus servos e por termos a garantia da segurança provinda de Deus devemos socorrer aos necessitados.
Os decretos de Deus são:
Ø  Criação; decreto de Deus que deu origem a todas as coisas.
Ø   Providência; é a ação de Deus em governar o planeta terra.
Ø  Redenção; pós o pecado a humanidade tornou se necessitada do socorro Divino no que se corresponde a redenção.
Ø  Consumação; decreto que trata da vitória final de Deus em todas as suas obras.
A lição trata se da ação de Deus em prever o necessário para os que a Ele são fiéis. Um dos motivos que Deus tem nos abençoado é para que nós venhamos a socorrer aos que são desprovidos de recursos básicos.
O que Deus nos outorga é para que passemos adiante. Por exemplo, em João 3.16 estar escrito; porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todos aquele que nEle crer tenha a vida eterna, já  I João 3.16, estar escrito; conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a nossa vida pelos irmãos. No primeiro texto Deus deu o seu filho por amor a humanidade, já no segundo texto nós devemos dar a nossa vida por amor aos irmãos.
Você é amado por Deus, portanto ame aos que estão a sua volta.
Você é bençoado por Deus, portanto abençoe aos necessitados.
I – Lutando contra o imprevisto.
1.    A viuvez.
2.    A dívida.
3.    A solução.
Comentário: No histórico de 2º Reis capítulo 4, encontramos uma perfeita definição para visão. Saiba a quem procurar quando não souber aonde ir. A viúva foi ao encontro do profeta e este ato foi definitivo para a sua vitória. Visões para uma família vitoriosa não pode ser limitada e nem se restringir a pessoas perversas. Não é qualquer pessoa. Mas, a pessoa ideal.
Lembrando que a primeira pessoa a ser procurada é a pessoa de Deus. E em seguida aquelas pessoas em que percebemos a presença de Deus não as que se autoproclamam como sendo de Deus sem serem.
O falecido em vida possuía temor ao Senhor, este ato garantiu a proteção de Deus a sua família.
A narrativa descreve que a viúva deveria adentrar em sua casa e fechar a porta, nem todas as pessoas estão prontas para conhecerem os seus problemas e nem todas terão aptidão para outorgarem conselhos. Por isso, Deus usa o profeta para ordenar a viúva a entrar em sua casa e fechar a porta.
II – Deus age com o que você tem.
1. A botija de azeite.
2. A farinha na panela.
3. Cinco pães e dois peixes.
Comentário: Deus multiplica o pouco que temos (II Re 4.2) e usa quem não imaginamos para nos abençoar. No texto em análise os vizinhos foram usados por Deus para abençoar aquela viúva.
Já a narrativa de I Re 17.1, trata se da viúva de Serepta que deu o primeiro pedaço da última refeição ao profeta, portanto houve o cuidado da viúva para com o profeta, mas a atitude dela foi um plantio para que as bênçãos de Deus fossem notórias na vida dela.
Do pouco Deus faz o necessário e isto também é notório na narrativa da multiplicação dos pães.
III – A providência Divina.
1. No Antigo Testamento.
2. Em o Novo Testamento.
3. Na atualidade.
Comentário: no AT Deus cuidou do patriarca Abraão em cumprir a profecia de dar-lhe um filho, isto foi à providência de Deus. A ida de José para o Egito foi à providência de Deus para livrar o povo de Israel do sofrimento (Gn 50.20). E assim a providência de Deus se repete em todo o Antigo Testamento.
No Novo Testamento além da providência de Deus em curar e multiplicar, notamos também a ação Divina em levantar pessoa para cuidar dos necessitados. E a fé só se manifesta através das obras. Para Tiago a religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é; visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo.
Tem muitas pessoas dentro da igreja que não perceberam a missão executada pela mesma. E dois são os motivos de tal desconhecimento; primeiro, os tais não são presentes nas atividades da igreja e segundo, os tais não se envolve em fazer absolutamente nada, lembrando que os mesmo também são membros da igreja. Que Deus nos ajude a realizar a nossa missão.
A imagem é de um dos nossos professores em uma aula em conjunto. Um dos meios que realizamos para proporcionar o aumento na EBD. Boa aula. Um forte abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário