Deus é Fiel

Deus é Fiel

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Subsídio da lição de EBD: A divisão espiritual no lar – Leitura em Classe I Co 7.12-16.

A palavra-chave para a 7ª lição deste 3º trimestre é “Descrente”. Na lição em análise o descrente é aquele que ainda não se converteu ao Senhor Jesus. Conversão é a entrega em que o indivíduo faz ao Senhor Jesus. Onde que através do arrependimento o ser humano se entrega a Jesus.
A presente lição tratará de conflitos provindos pelo motivo de um dos cônjuges ao se converter a Jesus e o outro não. Porém, conforme é exposto na introdução ao cônjuge que se converteu cabe se o desenvolvimento de uma atitude evangelística no manter o bom testemunho de vida através da mudança de hábitos.
I – Convivendo com o cônjuge não crente
1.      A convivência com o cônjuge descrente.
2.      Santificando o cônjuge.
Comentário: existem muitas pessoas que não valorizam a vida a dois e assim são contrários a um relacionamento sadio. Se um dos cônjuges não se converteu cabe ao outro lutar com todas as armas espirituais para ganhar o parceiro para Cristo. E Deus criou a família somando o homem com a mulher e desta união o surgimento dos filhos. A família foi formada com a soma com o objetivo multiplicar, ou seja, povoar toda a terra (Gn 1.28). A família foi formada para não se divorciar.
Para convivência pacifica entre o cônjuge crente e o descrente é fundamental:
Ø  Que o crente não seja fanático.
Ø  Que o crente seja crente (pois em vários lares de crente o descrente não se converte por que conhece de fato o crente que tem em casa).
Ø  Que o crente seja sábio.
Ø  Que o crente seja o diferencial.
Ø  Que o crente viva em uma vida justa.
Deixo como conselho que o professor levante com os alunos motivos em que o cristão perde a oportunidade de levar um dos seus familiares a Cristo e em especial quando o cônjuge não consegue levar o parceiro a Cristo. E encerre com I Pedro 3.1,2.
II – Agindo com sabedoria
1. N criação dos filhos.
2. Nos afazeres domésticos.
3. Na vida espiritual.
Comentário: cabe ao pai e a mãe ensinar o filho no caminho do Senhor. Se um for descrente ao crente é fundamental interceder para o filho e ensinar para o mesmo a Palavra do Senhor e um bom exemplo de tal situação é o caso de Timóteo em que a mãe e a avó ensinaram para o mesmo a Palavra do Senhor o que tornou de Timóteo um grande obreiro em que Paulo o chamou de filho (II Tm 2.1).
Por outro lado o cônjuge descrente não compreenderá as atividades da igreja quando tais atividades provocam a desarmonia no lar. O cônjuge crente quando não tem sabedoria poderá deixar as atividades domésticas e afetar a harmonia no lar. E por outro lado a igreja quando é desorganizada em suas atividades e horários poderá afetar a convivência familiar.
Lembre se que o primeiro lugar da nossa vida é pertencente a Deus. Já o segundo lugar pertence à família e em terceiro a igreja.
  É importante para o cônjuge crente se santificar na leitura da Bíblia, na oração e na ida do mesmo na igreja, pois quando cuidamos da nossa vida espiritual teremos maior capacidade de vencer as perseguições. 
III – Evangelizando o cônjuge
1. Com nova postura.
2. Com bom testemunho.
Comentário: ao receber Jesus como Salvador a nossa vida é mudada e quem deverá perceber tal mudança em primeiro lugar são os membros da nossa família. Logo pela postura, pelo comportamento levaremos os membros da nossa casa a servirem a Cristo.
Torna se importante também o cristão não se envolver nem atividades consideradas ilícitas, pois os familiares serão os primeiros a não acreditarem nas palavras proferidas pelo mesmo. Com isto o comentarista conclui o segundo subponto com as seguintes palavras: o cônjuge descrente precisa perceber a mudança que Jesus realizou em sua casa através da conversão do outro.
Boa aula. Que Deus abençoe a nossa família e que continuamos unidos conforme a vontade de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário