Deus é Fiel

Deus é Fiel

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Subsídio da lição de EBD: A rebeldia dos filhos – Leitura em Classe I Sm 2. 12-14,17,22,25.


A palavra-chave para a 8ª lição deste 3º trimestre é “Rebeldia”. A expressão rebeldia do hebraico, mãrãh, significa; oposição a alguém motivado por orgulho. Um bom exemplo de rebeldia conforme o significado no hebraico é Caim, que por orgulho matou o seu irmão Abel.
Na atualidade em meio aos avanços da tecnologia e conforme os escritos bíblicos o aumento da iniquidade torna-se difícil à criação dos filhos.
 Para início de conversa deixo como diga a seguinte indagação: quais são as principais dificuldades hoje para criar os filhos no caminho do Senhor?
Encerre as colocações com a seguinte expressão: “os filhos são presentes de Deus e herança do Senhor”.
I – A disciplina evita a rebeldia.
1. O que é disciplina.
2. O porquê da disciplina.
3. Os pais devem disciplinar.
Comentário: alguns dos termos utilizado para explicar a palavra disciplina nos originais são: paidéi, no grego e musar no hebraico, ambas tem como significado; instrução, disciplina e castigo.
De fato em primeiro deveremos entender o que não é disciplina. Disciplina não é castigo. O termo castigo usado para explicar a palavra disciplina trata-se da correção, não de espancamentos e nem de outros tipos de atos violentos.
Já a disciplina é o outorgar de limites na criação dos filhos e é também o estabelecimento de regras. Um exemplo bem claro da disciplina de Deus para os seres humanos é a graça que nos outorga os limites necessários para uma vida santa.
A disciplina é necessária para que os erros não venham a se concretizar no futuro. Quando disciplinamos estamos fechando lacunas que poderão provocar desastres para a nossa família. Preste bem atenção na história de Hofni e Fineias, filhos de Eli. Quantas pessoas nos dias hodiernos estão na mesma situação de Eli negando a disciplina.
A responsabilidade de disciplinar os filhos pertence aos pais e não:
Ø  A babá.
Ø  Os avôs.
Ø  Os professores da EBD.
Ø  A escola.
Os pais não poderão passar a responsabilidades para terceiros, cabe a nós instruir os nossos filhos e isto é disciplina.
II – Filhos rebeldes.
1. Filhos que não ouviram seus pais.
2. As consequências da rebeldia.
Comentário: Características pessoais de Caim. Caim desenvolveu a atividade econômica ligada à agricultura, pois foi lavrador da terra (Gn 4. 2). Na leitura do livro de Gênesis notaremos que as qualidades pessoais de Caim são reveladas das seguintes maneiras: primeiro, o primogênito de Adão e Eva não foi íntegro na doação da oferta, pois o texto Bíblico descreve que Deus atentou para a oferta de Abel (Gn 4.3,4); segundo, Caim deixou ser guiado pela ira (Gn 4.5) e terceiro Caim não teve controle próprio, pois arquitetou e executou a morte do seu irmão tornando se o primeiro assassino na história da humanidade.
Hofni e Fineias eram filhos inúteis (I Sm 2.12) e não agiam corretamente (I Sm 3.13). Absalão matou o seu irmão Amnom, conspirou contra seu pai e buscou a morte do seu pai.
Ao lermos a bíblia notaremos as falhas comentidas por Davi e por Eli. Um conhecido e admirado como rei e outro como sacerdote.
Davi errou por não agir em meio ao caos presente na família e ignorou o ódio na vida do filho Absalão. Já Eli foi um pai ausente sempre presente para resolver os problemas dos filhos dos outros e não presente para com os seus filhos, foi omisso e conivente aos deslizes cometidos por seus filhos.
Em suma a falta de disciplina na família terá como consequência: o desajuste familiar, violência, morte prematura e o envolvimento com drogas.
 III – O que fazer diante da rebeldia de um filho.
1. Não buscar culpados.
2. Demonstrar um amor incondicional.
Comentário: em Gênesis notamos as desculpas do primeiro casal. Um lançando sobre o outro a culpa. Quando o assunto é rebeldia dos filhos sempre haverá algum que lançará culpa a outro. Porém, não devemos culpar ou buscar culpados, e sim amar o filho com um amor incondicional, ou seja, não apresentar condições para amar, simplesmente amar como Deus requer que amamos.
Por fim, um dos meios para prevenir o a rebeldia nos nossos lares é a utilização constante da prática do culto doméstico, pois o mesmo proporcionará filhos crentes, filhos obedientes, filhos tementes a Deus e família estruturada e unida. Sou fruto das orações de meus pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário