Deus é Fiel

Deus é Fiel

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Subsídio da lição - EBD: A angústia das dívidas – Leitura em Classe I Tm 6. 7-12.


A palavra-chave para a 9ª lição deste 3º trimestre é “Dívida”. Dívida corresponde à quantia que se tem de pagar. O consumismo é uma das palavras chaves para compreendermos a razão que tem provocado um aumento de pessoas pressas às dívidas e por tal situação estão limitadas até mesmo ao consumo necessário do dia a dia.
Porém, o que leva as pessoas a consumirem o desnecessário?
Ø    O forte jogo da mídia com publicidades cheias de estratégias.
Ø    O convívio com pessoas consumistas.
Ø    A cobiça.
Entretanto, as causas do consumismo terão como consequências, pessoas atoladas na areia movediça das dívidas.

I – Quem é o dono do nosso dinheiro.
1.    Dê a Deus o que lhe pertence.
2.    Disciplina e orçamento financeiro.
3.    Cuidado com a cobiça.
Comentário: O cristão deverá ser responsável com o salário seguindo os seguintes passos.
O primeiro passo da responsabilidade com o salário é: reconhecer quem outorgou as habilidades e a oportunidade de trabalho para nós. Logo, percebemos que dependemos de Deus para executar qualquer atividade e se a realizamos com precisão é porque somos capacitados por Deus. Deus tem outorgado dons naturais para que nós tenhamos uma vida prospera. Se reconhecermos que Deus tem nos abençoado seremos fiéis a Ele nos dízimos e nas ofertas.
O segundo passo é: reconhecer o preço pago pelo salário. Ninguém ganha dinheiro dormindo ou de braços cruzado. Portanto, um preço foi pago por este salário, por isso, o individuo deverá limitar o consumo próprio para não afetar a convivência familiar.
E por fim, o terceiro passo é saber administrar o salário. A administração do salário deverá ser focada nas receitas e nas saídas. Segue – se uma planilha para analise.

Planilha de Consumo Mensal
DESPESAS - Fixas
VENC
VALOR
Água
 
 
Internet
 
 
Mercado
 
 
Quitanda
 
 
Farmácia
 
 
Mensalidade - Escola
 
 
Aplicação
 
 
Energia
 
 
Aluguel
 
 
Combustível
 
 
Prestações
 
 
Lazer
 
 

Portanto, precisamos utilizar nosso salário com sabedoria, a fim de honrarmos nossos compromissos, e glorificarmos ao Senhor em todas as áreas de nossa vida.
O cristão deverá tomar cuidado com a cobiça que é ambição, avidez, cupidez, ganância e inveja. Quando a prosperidade financeira segue a prosperidade espiritual a ganância não prosperará.
II – O consumismo e as dívidas.
1. Os males do consumismo inconsciente.
2. Adquirir o que se pode pagar.
3. Aja com integridade, fuja da corrupção.
Comentário: O consumismo inconsciente gera o desperdício. O próprio Senhor Jesus deixou um ensinamento na multiplicação dos pães que recolhessem os pedaços para que nada se perdesse. Faça uma analise crítica do seguinte provérbio:
E o que acumulo perco.
O que tento guardar será deixado e disputado por outros.
O que dou continuará a voltar para sempre.
Portanto, como cristãos devemos viver pela fé e entendermos que a fé não paga contas. Somos dependentes de Deus, portanto deveremos ser pessoas praticantes de boas obras.
Para não sermos vitimas da cobiça é fundamental deixar que o Espírito Santo nos guie. E o Espírito Santo nos guia pela consciência e pela Palavra de Deus.
III – É possível livrar se das dívidas.
1. Cuidado com seu cartão de crédito e com o chegue especial.
2. Vivendo de modo simples, porém tranquilo e santo.
3. Confie em Deus.
Comentário: Com o cartão de crédito deveremos tomar muito cuidado, pois o mesmo é cartão de fazer débitos.
Ter dinheiro não é errado e não é pecado. A raiz do mal é o amor ao dinheiro. O dinheiro é um excelente servo, mas um péssimo patrão.  No mundo capitalista nada se move sem a influência do dinheiro. Portanto o mesmo deverá ser encaixado nas regras para uma administração bem sucedida e esta administração começa em nossas casas ao controlar as nossas finanças.
Por outro lado o consumismo é feito por necessidades, por exemplo, há pessoas que precisam de determinado remédio e estão desempregadas e por isso aumentam se as dividas. Em tal situação surge uma pergunta: fazer o que? Como resposta é confiar no Senhor, porque no tempo de Deus o quadro da sua vida mudará. Por que em Cristo somos mais que vencedores.
Mais um provérbio:
Ganhe tudo o que puder.
Economize tudo o que puder.
Assim, você poderá dar tudo o que puder.
Seja sábio e administre seu dinheiro como um bom despenseiro de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário