Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Abel um exímio herói da fé.

Texto: Pela fé, Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e, por ele, depois de morto, ainda fala. Hb 11. 4.
Abel é o segundo filho de Adão e Eva, que foi assassinado por Caim, seu irmão mais velho. O nome Abel, provavelmente tem como significado, transitório. Talvez o nome tenha tal significado pela duração da vida do mesmo que foi rápida. Vaidade o que é rápido, o que é transitório, ou seja, aquilo que passa. Este é o significado real do nome de Abel.
I – Diferencias entre os irmãos Abel e Caim.
1. Características pessoais de Caim. Caim desenvolveu a atividade econômica liga a agricultura, pois foi lavrador da terra (Gn 4. 2). Na leitura do livro de Gênesis notaremos que as qualidades pessoais de Caim são reveladas das seguintes maneiras: primeiro, o primogênito de Adão e Eva não foi íntegro na doação da oferta, pois o texto Bíblico descreve que Deus atentou para a oferta de Abel (Gn 4.3,4); segundo, Caim deixou ser guiado pela ira (Gn 4.5) e terceiro Caim não teve controle próprio, pois arquitetou e executou a morte do seu irmão tornando se o primeiro assassino na história da humanidade.
2. Características pessoais de Abel. Abel está entre os heróis fé que são citados na carta aos Hebreus. As realizações executadas por Abel fizeram do mesmo um homem fiel às oferendas outorgadas a Deus, feito pelo qual Abel alcançou testemunho de que era justo (Hb 11.4).   Portanto, o sacrifício de Abel foi aceito por causa das suas características de homem justo (Mt 23. 35), dedicado e obediente a Deus.
Ser justo é andar em equidade e conforme a razão e também conforme a verdade, de fato é ser exato na balança, segundo Salomão o sacrifício dos ímpios é abominável ao Senhor, mas a oração dos retos é o contentamento do Senhor (Pv 15.8).
II – O Senhor procura por verdadeiros adoradores.
Quando Jesus anunciou o evangelho à mulher Samaritana e a mesma o interrogou sobre o lugar certo para a realização da adoração a Deus, Jesus nas suas palavras descreveu que Deus procura aqueles que o adorem em espírito e em verdade (Jo 4. 23). Já no Salmo 101 está escrito que os olhos do Senhor procurarão os fiéis da terra, para que estejam com Ele. Logo, uma pessoa fiel adora o Senhor em espírito e em verdade e a tais pessoas Deus está à procura. Deus procura por adoradores e por pessoas fiéis.
1. Características da verdadeira adoração. A verdadeira adoração é realizada em espírito e em verdade (Jo 4.23). O termo em espírito indica o nível em que a adoração é realizada. Enquanto, o termo em verdade corresponde à sinceridade exercida no momento da adoração, pois a verdade é a característica de Deus encarnada na pessoa de Jesus.  A adoração não poderá ser realizada carnalmente, deverá ser em espírito, pois corresponde ao momento em que apresentamos o nosso corpo morto para o pecado e como templo do Espírito Santo. O nosso corpo deverá ser apresentado em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus (Rm 12.1).
2. Características do verdadeiro adorador. Deus procura por verdadeiros adoradores, portanto os autênticos adoradores deverão possuir as seguintes características:
a) o verdadeiro adorador tem uma vida de oração. A oração é o diálogo realizado entre o cristão e Deus, e de fato na oração também exercemos a gratidão a Deus pelos seus feitos na nossa vida.
b) o verdadeiro adorador tem uma vida de testemunho. É reconhecido pelos outros pelo temor ao Senhor e como homem ou mulher de Deus.
c) o verdadeiro adorador é conhecedor da Palavra de Deus. A Bíblia é a palavra de Deus e a adoração é um ato de gratidão a Deus, portanto o verdadeiro adorador deverá conhecer a Palavra de Deus.
d) o verdadeiro adorador busca a excelência na adoração.  Em tudo que o cristão realiza busca agradar a Deus e assim fazendo está buscando a excelência na adoração.
e) o verdadeiro adorador abandona o pecado. Viver em pecado é viver longe da presença de Deus e não ter a adoração reconhecida por Deus, pois o pecado nos afasta da presença do Senhor.
f) o verdadeiro adorador não escolhe o lugar para adorar a Deus. O verdadeiro adorador sabe que a adoração não relacionada ao lugar, mas está relacionada ao nível e a característica da adoração.
III – Ofertas um dos meios da adoração.
Após o pecado o primeiro ato de adoração a Deus é registrado na oferta de Abel. Ele ofereceu o melhor de tudo que possuía. A oferta de Abel foi aceita por Deus por ter sida oferecida pela fé (Hb 11.4). As ofertas que outorgamos na obra de Deus fazem parte do nosso relacionamento com Ele. Por isso é fundamental a maneira como ofertamos, assim como o que ofertamos, pois estas maneiras indicarão se a oferta será aceita ou não.
As ofertas deverão ser entregues com reverência, reconhecendo o que Deus tem feito o que Deus está fazendo e o que Deus há de fazer em prol da nossa vida.
As ofertas não poderão se transformar em uma rotina, mas deveremos praticar este ato como adoração sincera com alegria e outorgando o melhor para Deus.
Para construção do Tabernáculo Deus ordenou a Moisés que pedisse uma oferta ao povo (Ex 25.1,2,8). Porém ninguém deveria ofertar forçadamente, o segredo para que Deus venha receber a nossa oferta e agir em prol da nossa vida por meio oferta é quando ofertamos voluntariamente e sem lamentações. Que ofertemos pela fé na obra de Deus assim como fez Abel.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário