Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Noé modelo de fé para os que conhecem o chamado de Deus.

Texto: Pela fé, Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu, e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé. Hb 11. 7.
No capítulo 5 de Gênesis é relato sobre a genealogia de Sete que inicia com Adão e encerra com Noé e seus filhos e, nesta genealogia a narrativa bíblica apresenta um dos heróis da fé que se enquadra como modelo para os conhecem o chamado de Jesus nas suas vidas. Noé foi o décimo depois de Adão, filho de Lameque, e o seu nome tem como significado repouso; “E chamou o seu nome Noé, dizendo: Este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, por causa da terra que o Senhor amaldiçoou” Gênesis 5.29.
Na leitura bíblica três serão os tipos de chamados encontrados; chamados das trevas para a maravilhosa luz, chamados para servir e chamados para a glorificação.
Pelos escolhidos missões nobres foram executadas.
Noé teve como missão executar a tarefa de construir uma arca e apregoar a mensagem de arrependimento.
Jonas teve como missão executar a tarefa de pregar a mensagem de arrependimento em Nínive.
Moisés teve como missão guiar, proteger, amar, em suma, liderar um povo numeroso no deserto.
Davi teve como missão firmar o reino israelita.
Elias teve como missão dentre tantas, ungir a Eliseu como sucessor.
Os doze tiveram como missão pregar o evangelho primeiro às ovelhas perdidas da casa de Israel, a curar os enfermos, a limpar os leprosos, a ressuscitar os mortos e a expulsar os demônios (Mt 10. 6-8).
I – Noé herdeiro da justiça
1. As qualidades de Noé. Dentre as qualidades de Noé a que primeiramente deve ser foca é a sua (Hb 11.7), e pela fé Noé foi avisado a respeito das coisas que não se viam, e pela mesma temeu para salvação da sua família e obediência à sua missão. Na vida do cristão o que é importante não é o que ele mesmo fala de si e nem o que os outros dizem dele, e sim o que o Senhor fala a seu respeito, e sobre Noé Deus descreve a sua justiça (Ez 14.14), Noé era um homem justo, logo era íntegro, imparcial, e andava conforme a justiça, e para agradarmos a Deus deveremos viver em justiça (Sl 101.6) e principalmente sermos justos no andar (Pv 14.2). E a terceira qualidade de Noé é a obediência. Por 120 anos o mesmo trabalhou na confecção da arca e mais tempo foi dedicado à pregação de arrependimento a sua geração.
Sobre alguns homens assim disse o Senhor: Abraão, meu amigo (Is 41.8); Gideão, varão valoroso (Jz 6.12); Davi; homem conforme o meu coração (At 13.22); Daniel; homem mui desejado (Dn 10.11).
2. Os dias de Noé.  A vida era seguida da melhor maneira possível, sem preocupações e com toda a atividade diária; comiam, bebiam, casavam e davam em casamento (Mt 24.37). Porém, a relação social e espiritual não era focada pela harmonia, pois, a terra estava cheia de violência (Gn 6.11), e viu Deus a terra, e eis que a mesma estava corrompida (Gn 6.12). Nos dias hodiernos a realidade é idêntica aos dias de Noé, por isso, o Senhor Jesus nos alerta para a vigilância. A maldade, a violência e a corrupção são fenômenos espirituais marcantes desta geração. Assim, como Noé foi fundamental para marcação de um novo tempo, tempo de restauração, nós deveremos ser nos dias atuais fundamentais nas mãos de Deus para fazer deste tempo um tempo de restauração e bênção para muitas vidas.
3. A missão de Noé. Noé era um homem justo e sábio, segundo registros da antiguidade Noé tinha conhecimento da medicina e foi um exímio conhecedor dos animais. Pois, Noé foi o marcador das gerações anteriores e posteriores do dilúvio. Mas, a missão de Noé era construir a arca (Gn 6.14) e conduzir à mesma a sua família e os animais.
II – Executando o chamado sem prerrogativas
1. Os motivos que levam a desistência. Muitos planos são criados e até mesmo são apresentados a outras pessoas, mas de fato poucos são os executados. Na atividade ministerial não é diferente. Muitos deixaram a caminhada ministerial por não esperarem em Deus, pois as lutas, as diversidades, as críticas, as murmurações e principalmente as rejeições foram constantes, porém o alvo que é Cristo não poderá ser abandonado (Hb 12.2). A falta de fé impossibilita o exercício eficaz na obra ministerial. O primeiro meio que leva muitos a desistência são os levantes provindos de pessoas amadas e não amadas e em segundo é a ausência da fé. Noé é um exemplo de perseverança, mesmo em meio a rejeição da mensagem pregada por ele continuava em sua missão central a construção da arca (I Pe 3.20) e se notabilizou como pregoeiro da justiça (II Pe 2.5).
2. Meios para o exercício de uma missão bem sucedida. Conforme a palavra do Senhor a Josué uma missão bem sucedida deverá ter entre tantos meios os seguintes pontos fundamentais: em primeiro, o reconhecimento e a certeza da chamada, pois tal atitude nos levará a vivermos sem medo “ninguém se susterá diante de ti” (Js 1. 5); e por segundo, ter um mentor, ou seja, um líder que por meio dos exemplos e ensinos nos outorgará condições para continuar a nossa caminhada (Js 1.5); em terceiro, esforço e ânimo, esforço em meio as fraquezas e animo em meio aos dissabores da vida (Js 1.6); e por fim, não apartar da palavra do Senhor, pois a mesma nos possibilita salvação, santidade e sabedoria.
Noé está relacionado entre os heróis da fé e conforme o escritor do livro aos Hebreus isto fez de Noé um dos tantos que compõe a nuvem de testemunhas (Hb 12.1). Em meio às rejeições Noé não abandonou a sua missão central construir a arca. Quando focamos na missão central da nossa vida que é a pregação do evangelho nos tornaremos notáveis pela obediência à grande comissão (Mc 16.15) e pela obediência os sinais nos seguirão (Mc 16.16-20).

Nenhum comentário:

Postar um comentário