Deus é Fiel

Deus é Fiel

sábado, 16 de novembro de 2013

Subsídio da lição – A Mulher Virtuosa.


Subsídio da lição – A Mulher Virtuosa.
A palavra-chave para 8ª lição deste 4º trimestre é “VIRTUOSA”. A pessoa virtuosa sabe cultivar qualidades que demonstram valores morais, religiosos e sociais.
Porém, a presente lição desenvolve com clareza o estudo da Mulher Virtuosa apresentada em Provérbios capítulo 31. A mulher Virtuosa é diferenciada por duas qualidades: comportamento e sabedoria. O comportamento da Mulher Virtuosa é tido como respeitoso e admirado por todos. Já a sabedoria da Mulher Virtuosa é demonstrada no dia a dia por apresentar soluções às situações adversas.

Mulher Virtuosa versus Mulher Vil
Virtuosa
Vil
Prioriza valores
Prioriza a estética
É ética
É imoral
É dependente de Deus
Não teme a Deus
É honrada
É desonrada

I – A MULHER VIRTUOSA COMO ESPOSA.
1- Tem a confiança e o respeito do marido.
2- Tem a admiração e o reconhecimento do marido.
Comentário:
Os dois Ds que conduz o casamento ao fracasso são: desrespeito e desconfiança. Porém, a mulher virtuosa é respeitada pelo marido e também recebe do mesmo a confiança devida, pois a mulher virtuosa sabe desenvolver com sabedoria suas atividades quer sejam elas domésticas ou não.
Entre os vários tipos de esposas, seguem-se alguns exemplos:
Nervosa: vive gritando, não sabe escutar e nem conhece o momento ideal de falar.
Fofoqueira: é conhecedora da vida de todos e é conhecida como o veículo móvel de comunicação da vizinhança por espalhar boatos.
Ciumenta: não confia no esposo e possui ciúmes de todos que aproxima do seu cônjuge.
Preguiçosa: não faz nada ou pouco dos deveres cabíveis a sua pessoa. 
Ideal: é fiel, firme, prudente, piedosa, amorosa, submissa e além de tudo conhece a Deus. Aqui está o exemplo de mulher virtuosa que é admirada.
II – A MULHER VIRTUOSA COMO MÃE.
1- É educadora.
2- É afetuosa.
Comentário:
Dentre tantas virtudes presentes nas mulheres como esposa, os seus cônjuges em uma pesquisa responderam que as qualidades que mais os agradam são: companheirismo, esforço, honestidade, dedicação, fidelidade, compreensão, simplicidade, diálogo, respeito e sinceridade.
Sendo que a maioria dos entrevistados responderam que a dedicação da esposa era o que mais lhe agradava. Na entrevista tornou se notório que a esposa dedica se a três elementos.
Há uma dedicação a casa. Na sociedade hodierna ainda predomina a visão de que as obrigações de arrumar a casa são pertencentes ao sexo feminino. Se a mulher desenvolve atividade profissional a mesma terá que agregar as obrigações de cuidar da casa com a profissão.
Além da dedicação com a casa a mulher dedica se com a educação dos filhos. E de fato é a mãe que mais tempo outorga para com os filhos. Por isso, a mesma em seu amor é comparada pelo próprio Deus (Is 49.15), se pode esquecer-se de seu filho.
E por fim, a mulher se dedica como esposa. Doando amor, carinho, atenção e tempo para com o esposo. (pesquisa desenvolvida pelo autor do blog para apresentação do Seminário Família Feliz na Igreja Cruzada Cristã Pentecostal – Alto do Cruzeiro).
III – A MULHER VIRTUOSA COMO TRABALHADORA.
1- É dona de casa.
2- É empreendedora.
Comentário:
As três maiores realizações da mulher virtuosa são: ser esposa, ser mãe e ser dona de casa. No ensino da bíblia não há proibição ao fato da mulher trabalhar fora da sua casa, porém, mesmo que ela seja executiva de uma grande empresa a mesma se sentirá realizada por ter um lar.
IV – A MULHER VIRTUOSA COMO SERVA DE DEUS.
1- Dá um bom testemunho.
2- É temente a Deus.
Comentário:
O testemunho da mulher virtuosa é manifestado pelas suas obras. O testemunho de valor é concedido por terceiros e não pela própria pessoa. A mulher virtuosa não fala de si, porém, as suas obras dão testemunho do seu real valor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário