Deus é Fiel

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domingo, 3 de novembro de 2013

Subsídio da lição – O EXEMPLO PESSOAL NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS.


Subsídio da lição – O EXEMPLO PESSOAL NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS.

A palavra-chave para a 6ª lição deste 4º trimestre é “INFLUÊNCIA”. A palavra influência tem como significado ação ou efeito de influir, isto é, fazer fluir, correr para dentro.
Porém, na presente lição outras palavras poderão ser utilizadas como referência para a ministração da aula, são elas: liderança, ética e educação.
Quando os pais passam para a condição de mentores, isto é, motivando e inspirando seus filhos, os mesmos tornam conhecidos como líderes eficazes e eficientes.
Conforme o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda “ética” é o estudo dos juízos de apreciação que se refere à conduta humana susceptível de qualidade do ponto de vista do bem e do mal. Etimologicamente a palavra “ética” vem do grego “ethos” e tem como significado conduta e está diretamente relacionado com costumes. Logo, se conclui que ética e moral são palavras sinônimas.
A ética é uma virtude social, pois a mesma está diretamente relacionada com as pessoas e suas relações. Por ser uma virtude entende se que a ética é uma disposição habitual para agir, sendo que a ação é desenvolvida sobre a premissa do caráter, pois a ética está entre os extremos, por isso, o excesso e a deficiência tornam se elementos a serem evitados para que haja harmonia no meio social.
Segundo a UNESCO a educação em pleno século XXI deverá firma-se nos seguintes pilares: Aprender a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a viver com os outros e Aprender a ser.
A Escola dos Profetas já vivenciava os pilares da educação moderna e isto de maneira mais ampla. Pois, Aprender a conhecer, os filhos dos profetas aprendiam a conhecer e a prosseguir em conhecer ao Senhor, sendo que tais conhecimentos levariam a depender de maneira espontânea e confiante em Deus. Aprender a fazer, aqui estar o pragmatismo, aprendendo para por em prática valores morais e espirituais, outorgando de fato por meio de ações melhorias a comunidade. Aprendendo a viver com os outros, a Escola ensinava o valor da ação conjunta. Por fim, Aprender a Ser, ser servo, ser humilde, ser submisso (note que pediram a Eliseu permissão – v.2) e a ser dependente (pediram a presença do líder – v.3).
I – A IMPORTANCIA DOS LIMITES.
1- Satisfazendo necessidades, não vontades.
2- Presença versus agressão.
Comentário:
Os pais não somente ensinam com palavras, mas também com atitudes e escolhas. Os filhos estão a observar e a vigiar todos os passos e decisões que seus pais tendem a palmilhar e a tomarem. Cada aprendizagem se demonstra na ação da criança.  
Três são as benevolências de Deus que todo ser humano deseja: riqueza, honra e vida (Pv 22.4), porém, tais benevolências são outorgadas para pessoas humildes e tementes a Deus. O temor ao Senhor e a humildade são duas armas fundamentais para que as próximas gerações desenvolvam práticas em conformidade aos padrões da Escritura Sagrada.
II – ENSINADO ATRAVÉS DO EXEMPLO (VALORES).
1- ética da personalidade.
2- Ética do caráter.
Comentário:
Aquele que planta colherá. Os pais como agricultores estão à espera da concretização do cultivo plantado em seus filhos. Pais como agricultores têm como principais virtudes a esperança e a confiança.
Ninguém prepara pessoas para uma vida delinquente. Assim escreveu certo obreiro: “quando eu era capelão na penitenciária de Arkansas, nos Estados Unidos, dos 1.700 presos, só um se criara num lar onde havia culto doméstico. Mais tarde, soube que esse prisioneiro foi libertado porque provaram a sua inocência”. Tal cidadão foi criado segundo os valores cristãos.
Os valores são passados principalmente quando há interação entre: Deus, pais e filhos. O lazer é fundamental para que pais e filhos desfrutem do amor familiar. Portanto, são nestas horas que os filhos aprendem com os pais. Pois, estes momentos são fundamentais para a formação do caráter e da índole dos filhos.
III – EDUCAÇÃO INTEGRAL.
1- Desenvolvimento mental.
2- Desenvolvimento moral.
Comentário:
Os pais como exemplo dos filhos são de fato verdadeiros sacerdotes. Pois, não forçam os filhos a tomarem uma decisão, mas os ensinam a tomarem a decisão certa. Primeiramente tais pais oram a Deus para que a vontade do Senhor seja concretizada na vida dos filhos. Com tal atitude os filhos compreendem que seus pais são limitados, porém passam a entender que os seus pais são dependentes de Deus. O exemplo passa a ser fundamental para que as próximas gerações reconheçam a importância da vida.
Em segundo, os pais se transformam em modelos certos para que seus filhos sejam bem sucedidos.
Como ministros de Deus na vida dos filhos os pais são verdadeiros símbolos de alguém que soube confiar em Deus acima de todas as circunstâncias.
O único meio de restaurar a sociedade é salvando a família. O termo salvação tem como significado livramento de um perigo eminente. E da maneira que anda a sociedade percebe se que o perigo é eminente e jaz a porta. Portanto, é de responsabilidade dos pais restaurar a sociedade e isto só será possível com a salvação da família, sendo que isto se concretizará por meio do culto doméstico.

Um comentário:


  1. São benefícios do culto domestico:

    Primeiro, tornar o ambiente familiar agradável, fazendo com que a comunhão entre os membros da família seja fortalecida.
    Segundo, conduz os filhos aterem uma fé firme e inabalável na pessoa de Jesus Cristo.
    Terceiro, outorga força e equilíbrio para enfrentar e vencer os obstáculos do dia a dia.
    E em quarto, o culto doméstico outorga honra a Deus. Quando se honra a pessoa de Deus a expressão presente é que o indivíduo depende de Deus para tudo.
    Em suma, os pais não estão formando filhos, mas, estão preparando discípulos para que os mesmos venham a andar com seus próprios pés. E quão arda e longa é a caminhada da vida.

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