AS MARCAS DE CRISTO
Texto: 11- Vede com que grandes letras vos escrevi por minha mão.
12- Todos os que querem mostrar boa
aparência na carne, esses vos obrigam a circuncidar-vos, somente para não serem
perseguidos por causa da cruz de Cristo.
13- Porque nem ainda esses mesmos que se
circuncidam guardam a lei, mas querem que vos circuncideis, para se gloriarem
na vossa carne.
14- Mas longe esteja de mim gloriar-me, a
não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está
crucificado para mim e eu para o mundo.
15- Porque em Cristo Jesus nem a
circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova
criatura.
16- E a todos quantos andarem conforme esta
regra, paz e misericórdia sobre eles e sobre o Israel de Deus.
17- Desde agora ninguém me inquiete; porque
trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus.
18- A graça de nosso Senhor Jesus Cristo
seja, irmãos, com o vosso espírito! Amém. (Gálatas 6.11-18).
INTRODUÇÃO
Na
classificação dos livros Sagrados as epístolas paulinas são definidas e
divididas em três grupos: cartas missionárias, cartas da prisão e cartas
pastorais.
Carta
aos Gálatas, 1ª Coríntios, 2ª Coríntios, 1ª Tessalonicenses, 2ª Tessalonicenses
e Romanos compõem as cartas missionárias. Epístolas que apresentam a marca de um
evangelista que está pronto para alcançar as vidas perdidas.
Já
as cartas da prisão são: Efésios, Colossenses, Filemon e Filipenses. Epístolas
que apresentam as marcas de um pastor zeloso.
Por
fim, as cartas pastorais: 1ª Timóteo, 2ª Timóteo e Tito que apresentam o
apóstolo Paulo com as marcas de um mestre comprometido com o reino de Deus.
Portanto,
as três marcas encontradas nos escritos de Paulo são as de um evangelista
ativo, a do pastor zeloso e as marcas do mestre comprometido. Porém, na carta
em apreço assim como no fim do ministério apostólico de Paulo é notório
encontrar marcas que definem e transmitem lições do ministério de Paulo para a
igreja da atualidade.
I – MARCAS PRESENTES NA CARTA.
Na
Nova Tradução Linguagem de Hoje, Gálatas 6. 17 está traduzido da seguinte
maneira “para terminar: que mais ninguém
crie dificuldades para mim, pois as marcas no meu corpo mostram que sou escravo
de Jesus” . O reformador João Calvino define as marcas de Paulo citando as
prisões, cadeias, açoites, apedrejamentos e muitos tipos de tratamento
injurioso que o apóstolo sofreu por testemunhar o evangelho. Porém,
primeiramente é necessário observar as marcas presentes na carta.
1- Gratidão. Gratidão é o ato de
reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe fez um benefício, ou seja, o
reconhecimento por alguém que lhe prestou um favor. No sentido mais abrangente
a gratidão é um sentimento em que alguém desenvolve por ter sido beneficiado
por outro, ou até mesmo pela vida. Portanto, a gratidão poderá ser definida como
o amor retribuído. A gratidão é possível quando o indivíduo reconhece que tudo
pertence a Cristo. O apóstolo Paulo era grato a Deus pelo evangelho, pois o
evangelho é poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê (Rm 1.16). Apenas
com a aceitação da mensagem do evangelho todas as melhorias para a raça humana
serão possíveis.
2- Identidade Cristã.
Paulo
repreendeu o apóstolo Pedro por se apresentar de maneira duvidosa perante os
membros da igreja. Quando estava com os gentios agia de maneira a agradar os
gentios e quando chegavam os membros da igreja que eram judeus o apóstolo Pedro
menosprezava os gentios. Com tal situação (Gl 2.11-14) a lição apresentada para
a igreja é que a identidade cristã não é dúbia, pois o cristão é autêntico em
sua convivência social não sofrendo alteração por lugares e nem por pessoas.
3- Fé. O capítulo três é
essencial quando o assunto em foco é a fé. A fé é apresentada na vida de Abraão
como marcador de promessas. E o escritor da carta aos Hebreus define que sem fé
é impossível agradar a Deus (Hb 11.6). Portanto, a marca da fé acompanha
aqueles que sinceramente palmilham a vereda da justiça.
4- Filhos. Filho da escarava ou
filho da livre? A marca dos filhos de Deus corresponde com a descendência da
livre e Paulo ratifica que “sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão
e herdeiros segundo a promessa” (Gl 3.29). Ser filho é possuir a marca da
promessa.
II – MARCAS NO FINAL DO MINISTÉRIO.
Ao
aproximar o fim do seu ministério o apóstolo Paulo escreve ao jovem Timóteo em
tom de despedida as seguintes palavras: “Combati o bom combate, acabei a
carreira e guardei a fé” (2 Tm 4.7). Quem combate é o soldado, quem põe fim a
carreira é o atleta e quem guarda alguma coisa é o mordomo. Por isso, o
ministério de Paulo é resumido com as marcas de um soldado, de um atleta e de
um mordomo.
1- Soldado. Duas coisas são
fundamentais para a compreensão do soldado: disciplina e coragem. Disciplina
indica submissão, assim também como respeito a regras e a normas, trata-se da
boa conduta do indivíduo perante as normas da convivência em sociedade. Já a
outra palavra, coragem, indica a capacidade de vencer o medo.
Em
suma, Paulo ao se apresentar como soldado estava indicando a disciplina e a
coragem.
2- Atleta. Dando continuidade à
citação o apóstolo trata-se como atleta. O atleta é definido pela palavra
determinação, pois como pessoa competitiva o atleta pagava e paga elevado preço
para disputar competições em busca de uma coroa corruptível, porém além da
coroa está em foco a conquista de status no mundo esportivo.
3- Mordomo. Por fim, Paulo se apresenta
como mordomo e a palavra que define a atividade do mordomo é submissão. No
mundo antigo o mordomo era fundamental para o bem estar do andamento da casa,
pois o mesmo era o primeiro a acordar e o último a dormir. Era conhecedor de todas
as necessidades da casa e devia por meio da sua função supri-las.
Logo,
as conclusões refinadas das marcas de Cristo na vida de Paulo são notórias nos seus
escritos, na carta aos Gálatas e no fim do seu ministério apostólico. Sendo que
ministério é o dom em ação e Paulo foi fundamental para a propagação do
evangelho, assim como ainda é hoje, pois o apóstolo soube servir a Deus e
desenvolver suas habilidades conforme a vontade divina.
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