Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Subsídio da lição – O Tempo para todas as coisas.


Subsídio da lição – O Tempo para todas as coisas.
A palavra-chave para 9ª lição deste 4º trimestre é “TEMPO”. Tempo corresponde com o período contínuo no qual os eventos se sucedem.
O livro de Eclesiastes é a obra Sagrada que apresenta “a busca pelo sentido da vida”. De fato mostra a crise de um homem que não possuía harmonia e que buscava de maneira desenfreada o sentido necessário para a vida.
O termo Eclesiastes tem como significado “pregador”. O livro era lido na festa dos Tabernáculos período em que os israelitas festejavam, durante sete dias, habitando em tendas, isto em memória ao período da peregrinação de Israel no deserto.
A conclusão de Eclesiastes possui como fatos: a vaidade da sabedoria, a riquezas e prazeres, a velhice, e a inutilidade do trabalho do homem. Porém, como escreveu Salomão tudo é vaidade, ou seja, esta é a conclusão prática do pregador.
I – ECLESIASTES, O LIVRO E A MENSAGEM.
1. Datação do livro.
2. Conhecendo o pregador.
Comentário:

Livro de Eclesiastes
Autor
Salomão.
Data
Por volta de 1.000 a.C.
Significado do título do livro
Pregador.
Conselho
Lembrar-se de Deus.
O melhor para o homem
Comer e beber, e por fim, gozar a vida com a mulher que ama.
O livro previne contra
Ilusão.

Para Salomão Deus é o criador e o juiz, muitas das vezes escondido e incompreensível, porém, sempre no controle de todas as coisas. Por isso, Eclesiastes aponta para Deus como única fonte de satisfação, realização e felicidade.
II – DISCERNINDO OS TEMPOS.
1. A transitoriedade da vida.
2. A eternidade de Deus.
Comentário:
O dualismo presente em Eclesiastes capítulo três tem como objetivo mostrar que o ser humano é limitado pelo tempo e pelo o espaço. Por isso, há um tempo para todo propósito debaixo do céu, sendo que este tempo é limitado tanto em sua duração como na sua abrangência espacial.
A origem e o fim da vida são analisados por Salomão em quatro momentos. Os dois primeiros correspondem com o nascimento e a morte. Para a sociedade ocidental o nascimento de uma criança é acompanhado por festejos e por grande demonstração de alegria, já ao contrário na morte a expressão a ser manifestada é a tristeza. E os outros dois correspondem com ação de tirar a vida ou a de curar.
Já o Senhor é apresentado por Salomão como criador. O que identifica o Senhor como Soberano.
Deus não é limitado pelo tempo, pois Ele é eterno.
Deus não é limitado pelo espaço, pois Ele é Onipresente.
Deus não limitado pela ciência, pois Ele é Onisciente.
Deus não é limitado pela força, pois Ele é Onipotente.
Deus não é limitado por sentimento, pois Ele é o Amor.
III – O TEMPO E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS.
1. Na família.
2. No trabalho.
Comentário:
A vida é transitória, por isso, é necessário que o homem goze da mesma ao lado da mulher que ama, lembrando que Salomão em seus escritos faz menção de duas mulheres: a virtuosa e a mulher vil.
Bom exemplo de mulher virtuosa nos escritos de Salomão encontra-se em Provérbios 18.22: Quem encontra uma esposa encontra algo excelente; recebeu uma bênção do Senhor.
Já em Eclesiastes 7.26, Salomão escreve as seguintes palavras: Descobri que muito mais amarga que a morte é a mulher que serve de laço, cujo coração é uma armadilha e cujas mãos são correntes. O homem que agrada a Deus escapará dela, mas o pecador ela apanhará.
Deus tem outorgado habilidades aos seres humanos para que por meio destas não haja falta de alimentos na mesa. Por isso, o lugar de trabalho deverá ser agradável e alegre.
O cristão contribui e muito para que o lugar de trabalho seja agradável, principalmente quando dá testemunho de autêntico cristão, quando não mente e quando contribui para a harmonia do ambiente. Portanto, o lugar de serviço não poderá ser pesado, mas sim, lugar agradável.
IV – ADMINISTRANDO BEM O TEMPO.
1. Evitando a falsa sabedoria e o hedonismo.
2. Evitando a falsa prosperidade e o ativismo.
Comentário:
Hedonismo é uma doutrina que considera o prazer individual como o único bem possível. Logo, os indivíduos buscam a satisfação no álcool, nas drogas e no sexo ilícito, menosprezando assim a Palavra de Deus e a harmonia com os familiares.
Já quando o assunto é o conhecimento o cristão deverá manter cuidado em ter como objetivo a realização pessoal e por questões socioeconômicas ou espaciais ser conduzido ao fracasso.
A verdadeira prosperidade torna-se notória pela presença de Deus. Pois, Deus não livrou Daniel da cova dos leões, mas livrou Daniel dos leões. Aí está a verdadeira prosperidade, pois Deus é quem outorga alimento para os necessitados, saúde para os enfermos e paz para os que estão em aflição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário