Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Quem ama a sua Família, intercede


Quem ama a sua Família, intercede
Texto: Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos (Tg 5.16).
Ao associar as palavras de Tiago com o dever de interceder pelas famílias, notificam-se duas verdades inerentes à realidade hodierna dos lares que estão presentes no texto.
A primeira verdade indica que há inúmeros lares que se encontram debilitados por enfermidades, e para solucionar as doenças torna-se necessário por em prática a oração.
Já a segunda verdade presente no texto outorga confiança, pois a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.
Lares enfermos
A família foi criada por Deus para que desfrutasse de um relacionamento frutífero, com o Criador e com o próximo. Porém, com o aumento do pecado a família tornou-se vítima do esfriamento do amor. E com a ausência do amor os lares ficaram cada vez mais desprovidos de atitudes que deveria se firmar na busca da harmonia e na concretização de valores necessários ao bem estar da casa.
Os relacionamentos frios são marcados pelos seguintes sintomas: ausência de cuidados mútuos, ou seja, uma família com mundos diferentes; divergências de metas; ausência de contatos básicos como, uma saudação; e, ausência de respeito.
E as causas para tal esfriamento são: o aumento do pecado, o tempo superior gasto para outras coisas e para outras pessoas, e não para com os membros da família, o desistir do outro e acomodação.
A acomodação no processo social é a resolução de um atrito sem cortar o mal pela raiz.
Portanto, a família é uma dádiva de Deus ao ser humano, e este deverá cuidar e zelar da família. Sendo que o cuidado e o zelo se notificam pela prática da oração.
Efeitos da oração feita por um justo
Os efeitos da oração realizada por um justo são: o fim da aflição (v.13), a cura (v.15) e o perdão dos pecados (v.15). Em continuação o apóstolo Tiago dá exemplo do profeta Elias que orou para que não chovesse e por três anos e seis meses não choveu, e orou outra vez e a chuva veio sobre a terra.
1- Exemplo de oração em prol da família que por Deus o pedido foi atendido. No Salmo 113.9 está escrito: que faz com que a mulher estéril habite em família e seja alegre mãe de filhos? Louvai ao Senhor!
O salmista louva a Deus pela sua grandeza, amor e bondade para com os necessitados. Nos dias hodiernos não é diferente, pois Deus é o mesmo, não mudou e nem mudará.
Os patriarcas Abraão e Isaque vivenciaram por um período de tempo em suas casas à dor por não poderem ter um filho, isto porque Sara e Rebeca eram impossibilitadas de terem filhos. Isaque orou e Deus abriu a madre de Rebeca (Gn 25.21).
Se Deus ouviu a oração de Isaque ao pedir um filho. Fica nítido o poder de Deus para conceder aos seus filhos aquilo que lhe é pedido em prol do bem estar da família.
2- Quando os pais se cansam dos filhos. O apóstolo Paulo na carta aos Romanos deixa claro que o gemido do Espírito Santo corresponde com a ação desenvolvida por cristãos em oração, quando o crente não sabe como convém pedir (Rm 8.26).
Ao ouvir um pai dizer que cansou de orar pelo filho, isto indica que este está aborrecido com o filho. Nunca o pai deverá aborrecer com o filho, mas com o pecado e atitude desenvolvida pelo filho. Aborrecer com o filho e não orar por ele é desejar o fim do mesmo.
3- Quando o esposo se cansa da esposa. Isaque amava a Rebeca, por isso, intercedeu por um filho. Quando o esposo se cansa da esposa, a oração do mesmo, não inclui os anseios e a felicidade da esposa. Logo, o marido não poderá se aborrecer da esposa, mas deverá amá-la como Cristo amou a sua igreja (Ef 5.25).
Por fim, quem ama a sua família intercede, sendo que a intercessão é uma aproximação com confiança. Quando o cristão intercede pela família o mesmo está aproximando de Deus com confiança sabendo que o Senhor outorgará vitória. Não importa quantos são contra a família o diferencial é a presença de Deus em prol do lar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário