Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 9 de agosto de 2015

Subsídio para a Escola Bíblica Dominical – Eu sei em Quem tenho crido


Subsídio para a Escola Bíblica Dominical – Eu sei em Quem tenho crido
Assim está escrita a verdade prática: “o crente, assim como o líder precisa ter convicção de sua chamada e de sua condição de salvo em Jesus Cristo”.
Sobre o chamado pode se dizer que três são os tipos de chamado. Primeiramente o indivíduo é chamado para ser salvo, e o cristão precisa ter certeza da sua salvação em Cristo. Em segundo, há o chamado para o serviço cristão. E por fim, o terceiro tipo de chamado é o chamado para a glorificação.
A presente lição tratará dos escritos de Paulo ao jovem Timóteo em sua segunda epístola, logo é necessário lembrar que esta carta faz parte das conhecidas cartas quando a morte se aproxima. O apóstolo Paulo escreveu estas cartas (1 Timóteo, 2 Timóteo e Tito) quando estava aproximando a sua morte, portanto, estas são as últimas cartas escritas pelo apóstolo.
I – ORAÇÕES E AÇÃO DE GRAÇAS
No primeiro tópico três palavras são necessárias para aprender e apreender o conhecimento. São elas: oração, relacionamento e educação.
Sobre a oração percebe-se que Paulo orava para o sucesso ministerial de Timóteo. Portanto, assim nos dias de hoje, os líderes deverão interceder por seus obreiros para que estes desenvolvam com sinceridade e dedicação a obra do Senhor. Porém, fica também conhecido o dever dos obreiros e membros da noiva do Senhor Jesus em interceder para os pastores.
Paulo deixa clara a sinceridade que havia na amizade dele com Timóteo. No contexto atual é fundamental que a igreja tenha cada vez mais um relacionamento entre os membros e que este não seja superficial. O relacionamento superficial é conduzido pelos interesses próprios e não busca o bem da obra de Deus.
Timóteo foi educado por Lóide e Eunice, avó e mãe. O sucesso ministerial e profissional da criança depende do tipo de educação que há na casa.
Mais uma palavra:
Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele. Pv 22.6.
Os pais não somente ensinam com palavras, mas também com atitudes e escolhas. Os filhos estão a observar e a vigiar todos os passos e decisões que seus pais tendem a palmilhar e a tomarem. Cada aprendizagem se demonstra na ação da criança. 
Colhendo conforme o plantio
Aquele que planta colherá. Os pais como agricultores estão à espera da concretização do cultivo plantado em seus filhos. Pais como agricultores têm como principais virtudes a esperança e a confiança.
Os valores são passados principalmente quando há interação entre: Deus, pais e filhos. O lazer é fundamental para que pais e filhos desfrutem do amor. Portanto, são nestas horas que os filhos aprendem com os pais. Pois, estes momentos são fundamentais para a formação do caráter e da índole dos filhos.
Pai exemplo de ministro
Os pais como exemplo dos filhos são de fato verdadeiros sacerdotes. Pois, não forçam os filhos a tomarem uma decisão, mas os ensinam a tomarem a decisão certa. Primeiramente tais pais oram a Deus para que a vontade do Senhor seja concretizada na vida dos filhos. Com tal atitude os filhos compreendem que seus pais são limitados, porém passam a entender que os seus pais são dependentes de Deus. O exemplo passa a ser fundamental para que as próximas gerações reconheçam a importância da vida.
Em segundo, os pais se transformam em modelos certos para que seus filhos sejam bem sucedidos.
Como ministros de Deus na vida dos filhos os pais são verdadeiros símbolos de alguém que soube confiar em Deus acima de todas as circunstâncias.
O único meio de restaurar a sociedade é salvando a família. O termo salvação tem como significado livramento de um perigo eminente. E da maneira que anda a sociedade percebe se que o perigo é eminente e jaz a porta. Portanto, é de responsabilidade dos pais restaurar a sociedade e isto só será possível com a salvação da família, sendo que isto se concretizará por meio do culto doméstico.
Em suma, os pais não estão formando filhos, mas, estão preparando discípulos para que os mesmos venham a andar com seus próprios pés. E quão arda e longa é a caminhada da vida.
II – A CONVICÇÃO EM DEUS
Assim como Paulo tinha convicção do seu chamado apostólico o jovem Timóteo também deveria. Além da convicção do chamado Paulo tinha o conhecimento necessário a respeito de Deus.
Sobre dons:
A palavra dom tem como significado dádiva, presente oferecido pelo Espírito Santo aos crentes para os encorajarem a irem além no executar da missão.  De maneira mais prática dom quer dizer “ministério em ação”.
Em suma os dons são dádivas do Espírito Santo aos santos para a execução da evangelização e para a edificação da igreja.
Na Nova Aliança a Igreja tem recebido dádivas ministeriais para proporcionar bênçãos na vida de muitos. Deus levantou apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres para a edificação e união do corpo Cristo.
Porém, os dons de maneira didática no Novo Testamento são apresentados em três categorias: dons de serviço, dons espirituais e dons ministeriais.
Dons de serviço correspondem com o ofício diaconal, exortação, repartir, presidir exercer misericórdia. Os dons de serviço correspondem com atos em benefício ao próximo.
Já os dons espirituais são nove e são divididos em três grupos.
Primeiro grupo o de revelação: sabedoria, palavra da ciência e discernimento dos espíritos.
Segundo grupo o de poder: dom da fé, dons de curar e dons de operações de maravilhas.
E o terceiro e último grupo os de elocução: profecia, variedade de línguas e interpretação de línguas.
Acerca dos dons ministeriais os classificados são: apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e doutores. Os apóstolos são aqueles diretamente chamados por Deus para exercerem um ministério que agrega outras funções como: a de profeta, a de pastor, a de evangelista e a de doutor. O ministério profético corresponde ao ato de apresentar Deus aos homens. Evangelista ao ministro externo sempre preocupado com as almas perdidas. Pastores são servos com a missão de pastorear o rebanho. Doutor corresponde com os sábios que foram levantados por Deus para instruir o rebanho do Senhor.
Apóstolo – dom especial e agregador dos demais ofícios.
Profeta – dom revelador e anunciador das maravilhas do Senhor.
Evangelista – dom que corresponde ao ato de ir ao encontro dos perdidos.
Pastor – dom administrativo.
Doutor – dom solucionador que proporciona conhecimento aos membros do corpo de Cristo.
III – UM CONVITE AO SOFRIMENTO
O capítulo dois de 2ª Timóteo é considerado o capítulo bíblico do obreiro. Porque o obreiro é:
 Chamado de filho (V.1) – E quando chamado de filho Timóteo é vocacionado a se fortalecer na graça.
 Chamado de soldado (V.3) – e quando chamado de soldado Timóteo é vocacionado a pelejar em prol do Reino de Deus.
 Chamado de atleta (V.5) – e quando chamado de atleta Timóteo é vocacionado a se dedicar cada vez mais em pro do Reino.
 Chamado de lavrador (V.6) – e quando chamado de lavrador Timóteo é vocacionado a ser paciente.
 Paulo ensina que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus (Rm 8.28).

Nenhum comentário:

Postar um comentário