Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Subsídio para a Escola Bíblica Dominical – A Corrupção dos últimos Dias


Subsídio para a Escola Bíblica Dominical – A Corrupção dos últimos Dias
O homem foi criado à imagem e a semelhança de Deus. Fato que caracteriza ter sido o homem criado em moral e caráter semelhante a Deus. Os termos citados em Gênesis, imagem e semelhança não diferem em significado, pois são palavras com definições similares.
O Homem possuía conformidade com Deus. Possuir conformidade com Deus indica que o homem era justo, reto e conhecia a Deus. A conformidade com Deus indicava que o homem era perfeito, pois o mesmo era justo, nada o condenava, era reto, não praticava o que desagradava a Deus, e por fim, o homem conhecia a Deus e era conhecido por Deus de forma íntima.
I – OS TEMPOS TRABALHOSOS
O termo, últimos dias, possui dois importantes significados. O primeiro significado corresponde com o contexto escatológico. Já o segundo corresponde com dias difíceis em razão da multiplicação de falsos mestres, que se destacam na vivência egoísta, por serem avarentos, orgulhos, dentre outros.
A igreja deverá ter cuidado com os obreiros que apresentam as seguintes características:
Que buscam seus próprios interesses.
Que trabalham apenas por recompensa material.
Que se acham melhores no que fazem do que os outros.
Que ofendem a Palavra e a Pessoa de Deus.
Que não dão o exemplo em suas próprias casas de servos.
Que são profanos às coisas e as pessoas consagradas a Deus.
Que não se humilham e nem se reconciliam com os membros do corpo de Cristo.
Por fim, o cristão não poderá viver de aparência, pois suas palavras e ações são importantes para a descrição de sua vida. E em tempo difíceis é necessário que a igreja saiba que sua principal missão não é promover a paz, mas permanecer firme em meio às diversidades e em meio às perseguições.
II – PAULO, UM EXEMPLO DE OBREIRO EM TEMPO DIFÍCEIS
Na classificação dos livros Sagrados as epístolas paulinas são definidas e divididas em três grupos: cartas missionárias, cartas da prisão e cartas pastorais.
Carta aos Gálatas, 1ª Coríntios, 2ª Coríntios, 1ª Tessalonicenses, 2ª Tessalonicenses e Romanos compõem as cartas missionárias. Epístolas que apresentam a marca de um evangelista que está pronto para alcançar as vidas perdidas.
Já as cartas da prisão são: Efésios, Colossenses, Filemon e Filipenses. Epístolas que apresentam as marcas de um pastor zeloso.
Por fim, as cartas pastorais: 1ª Timóteo, 2ª Timóteo e Tito que apresentam o apóstolo Paulo com as marcas de um mestre comprometido com o reino de Deus.
Portanto, as três marcas encontradas nos escritos de Paulo são as de um evangelista ativo, a do pastor zeloso e as marcas do mestre comprometido. Porém, no fim do ministério apostólico de Paulo é notório encontrar marcas que definem e transmitem lições do ministério paulino para a igreja da atualidade.
Saulo, o mesmo que Saul, tem como significado o desejado. Foi ele em sua prática de fé judaica assolador da igreja primitiva (At 8.3), invadia as casas, arrastava e lançava na prisão os cristãos, porém Deus o chamou para ser propagador do evangelho aos gentios, reis e aos filhos de Israel (At 9.15).
De Saulo a Paulo, enquanto o nome Saulo indica o sentimento de desejo, o nome Paulo passa a indicar o sentido de pequeno, pois em meio ao conhecimento de Paulo o evangelho seria propagado mediante a graça transformadora de Cristo (Fp 3.8, 2 Co 12.9). Como bom judeu o apóstolo no período anterior a sua conversão queria ser útil a Deus, por isso, Paulo tornou-se um perseguidor da fé cristã, pois via na mesma uma ameaça aos princípios do judaísmo. Antes a sua conversão, Paulo já se destacava por sua entrega e veemência a uma missão (At 9.2). Logo após a conversão o apóstolo Paulo não perdeu o desejo de ser útil a Deus, sendo assim dedicou com toda veemência à propagação do evangelho chegando a realizar três viagens missionárias (At 13.2,3).
III – O ENSINO DA PALAVRA DE DEUS EM TEMPOS DIFÍCEIS
A Bíblia é a Palavra de Deus. Crendo ou não a Bíblia é a Palavra de Deus. Nela há registros de dados históricos importantes para o conhecimento da humanidade, isto é, na Bíblia há informações do passado, assim como também encontraremos relatos do presente e diferentemente de outros livros nela há importantes registros do futuro, doutrina bíblica conhecida como escatologia.
A abrangência das Escrituras Sagrada compreende os tempos da construção da vida humana: passado, presente e futuro. Esta verdade sobre as Escrituras se relaciona com o seu Autor. Deus é onipotente, onipresente e onisciente. Todas as coisas giram sobre o conhecimento de Deus. Ele sabe tudo e sobre esta verdade de saber todas as coisas, Deus revela na Bíblia, o que há de acontecer.
Nas cartas de Paulo ao jovem Timóteo há informações a respeito do que não se pode ensinar advertir a alguns que não ensinem outra doutrina (2Tm 1.3) e também a presença da abordagem legalista e rebelde desconsiderando a autoridade da Bíblia.
O relacionamento com a Bíblia Sagrada possui um custo. Quando o indivíduo decide seguir o caminho que é definido pela Escritura o mesmo torna-se a condição de alvo de perseguições e aflições (2 Tm 3.11).
O relacionamento com a Bíblia provoca conflito. Entre a antiga maneira de viver e ao permanecer naquilo que aprendeu e de que foi inteirado (2 Tm 3.14).
Na carta do apóstolo Paulo aos romanos a citações no que corresponde a características do velho homem: murmuradores, aborrecedores, presunçosos, inventores de males, desobedientes ao pai e à mãe, infiéis aos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis e sem misericórdia (Rm 1. 30,31).
Porém, a nova vida em Cristo é movida pelo fruto do Espírito que são: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança (Gl 5. 22)
Valores proporcionados pela Escritura Sagrada. A Escritura é proveitosa para ensinar, ou seja, proporcionar o conhecimento que outorga libertação e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (Jo 8.32).
Há proveito na Bíblia para redarguir. Aqui tem como missão central condenar atos que desagrada a Deus.
Ao ser redarguido o indivíduo poderá ser corrigido, isto é ser restaurado ao estado correto. Por isso, que Jesus na oração sacerdotal pediu ao pai para santificar os discípulos na verdade, pois a tua Palavra é a verdade (Jo 17.17).

Nenhum comentário:

Postar um comentário