Subsídio para a Escola Bíblica Dominical
– A Corrupção dos últimos Dias
O
homem foi criado à imagem e a semelhança de Deus. Fato que caracteriza ter sido
o homem criado em moral e caráter semelhante a Deus. Os termos citados em
Gênesis, imagem e semelhança não diferem em significado, pois são palavras com
definições similares.
O
Homem possuía conformidade com Deus. Possuir conformidade com Deus indica que o
homem era justo, reto e conhecia a Deus. A conformidade com Deus indicava que o
homem era perfeito, pois o mesmo era justo, nada o condenava, era reto, não
praticava o que desagradava a Deus, e por fim, o homem conhecia a Deus e era
conhecido por Deus de forma íntima.
I – OS TEMPOS TRABALHOSOS
O
termo, últimos dias, possui dois importantes significados. O primeiro
significado corresponde com o contexto escatológico. Já o segundo corresponde
com dias difíceis em razão da multiplicação de falsos mestres, que se destacam
na vivência egoísta, por serem avarentos, orgulhos, dentre outros.
A
igreja deverá ter cuidado com os obreiros que apresentam as seguintes
características:
Que buscam
seus próprios interesses.
Que trabalham
apenas por recompensa material.
Que se acham
melhores no que fazem do que os outros.
Que ofendem a
Palavra e a Pessoa de Deus.
Que não dão o
exemplo em suas próprias casas de servos.
Que são
profanos às coisas e as pessoas consagradas a Deus.
Que não se humilham
e nem se reconciliam com os membros do corpo de Cristo.
Por
fim, o cristão não poderá viver de aparência, pois suas palavras e ações são
importantes para a descrição de sua vida. E em tempo difíceis é necessário que
a igreja saiba que sua principal missão não é promover a paz, mas permanecer firme
em meio às diversidades e em meio às perseguições.
II – PAULO, UM EXEMPLO DE OBREIRO EM
TEMPO DIFÍCEIS
Na
classificação dos livros Sagrados as epístolas paulinas são definidas e
divididas em três grupos: cartas
missionárias, cartas da prisão e cartas pastorais.
Carta
aos Gálatas, 1ª Coríntios, 2ª Coríntios, 1ª Tessalonicenses, 2ª Tessalonicenses
e Romanos compõem as cartas missionárias. Epístolas que apresentam a marca de um evangelista
que está pronto para alcançar as vidas perdidas.
Já
as cartas da prisão são: Efésios, Colossenses, Filemon e Filipenses. Epístolas
que apresentam as marcas de um pastor
zeloso.
Por
fim, as cartas pastorais: 1ª Timóteo, 2ª Timóteo e Tito que apresentam o
apóstolo Paulo com as marcas de um mestre
comprometido com o reino de Deus.
Portanto,
as três marcas encontradas nos escritos de Paulo são as de um evangelista
ativo, a do pastor zeloso e as marcas do mestre comprometido. Porém, no fim do
ministério apostólico de Paulo é notório encontrar marcas que definem e transmitem
lições do ministério paulino para a igreja da atualidade.
Saulo,
o mesmo que Saul, tem como significado o desejado. Foi ele em sua prática de fé
judaica assolador da igreja primitiva (At 8.3), invadia as casas, arrastava e
lançava na prisão os cristãos, porém Deus o chamou para ser propagador do
evangelho aos gentios, reis e aos filhos de Israel (At 9.15).
De
Saulo a Paulo, enquanto o nome Saulo indica o sentimento de desejo, o nome
Paulo passa a indicar o sentido de pequeno, pois em meio ao conhecimento de
Paulo o evangelho seria propagado mediante a graça transformadora de Cristo (Fp
3.8, 2 Co 12.9). Como bom judeu o apóstolo no período anterior a sua conversão
queria ser útil a Deus, por isso, Paulo tornou-se um perseguidor da fé cristã,
pois via na mesma uma ameaça aos princípios do judaísmo. Antes a sua conversão,
Paulo já se destacava por sua entrega e veemência a uma missão (At 9.2). Logo
após a conversão o apóstolo Paulo não perdeu o desejo de ser útil a Deus, sendo
assim dedicou com toda veemência à propagação do evangelho chegando a realizar
três viagens missionárias (At 13.2,3).
III – O ENSINO DA PALAVRA DE DEUS EM TEMPOS
DIFÍCEIS
A
Bíblia é a Palavra de Deus. Crendo ou não a Bíblia é a Palavra de Deus. Nela há
registros de dados históricos importantes para o conhecimento da humanidade,
isto é, na Bíblia há informações do passado, assim como também encontraremos relatos
do presente e diferentemente de outros livros nela há importantes registros do
futuro, doutrina bíblica conhecida como escatologia.
A
abrangência das Escrituras Sagrada compreende os tempos da construção da vida
humana: passado, presente e futuro. Esta verdade sobre as Escrituras se
relaciona com o seu Autor. Deus é onipotente, onipresente e onisciente. Todas
as coisas giram sobre o conhecimento de Deus. Ele sabe tudo e sobre esta
verdade de saber todas as coisas, Deus revela na Bíblia, o que há de acontecer.
Nas
cartas de Paulo ao jovem Timóteo há informações a respeito do que não se pode
ensinar advertir a alguns que não ensinem outra doutrina (2Tm 1.3) e também a
presença da abordagem legalista e rebelde desconsiderando a autoridade da
Bíblia.
O
relacionamento com a Bíblia Sagrada possui um custo. Quando o indivíduo decide
seguir o caminho que é definido pela Escritura o mesmo torna-se a condição de
alvo de perseguições e aflições (2 Tm 3.11).
O
relacionamento com a Bíblia provoca conflito. Entre a antiga maneira de viver e
ao permanecer naquilo que aprendeu e de que foi inteirado (2 Tm 3.14).
Na
carta do apóstolo Paulo aos romanos a citações no que corresponde a
características do velho homem: murmuradores, aborrecedores, presunçosos, inventores
de males, desobedientes ao pai e à mãe, infiéis aos contratos, sem afeição
natural, irreconciliáveis e sem misericórdia (Rm 1. 30,31).
Porém,
a nova vida em Cristo é movida pelo fruto do Espírito que são: amor, gozo, paz,
longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança (Gl 5. 22)
Valores
proporcionados pela Escritura Sagrada. A Escritura é proveitosa para ensinar,
ou seja, proporcionar o conhecimento que outorga libertação e conhecereis a
verdade e a verdade vos libertará (Jo 8.32).
Há
proveito na Bíblia para redarguir. Aqui tem como missão central condenar atos
que desagrada a Deus.
Ao
ser redarguido o indivíduo poderá ser corrigido, isto é ser restaurado ao
estado correto. Por isso, que Jesus na oração sacerdotal pediu ao pai para santificar
os discípulos na verdade, pois a tua Palavra é a verdade (Jo 17.17).
Nenhum comentário:
Postar um comentário