Deus é Fiel

Deus é Fiel

sábado, 26 de março de 2016

Subsídio para as aulas da EBD – A Epístola aos Romanos


A Epístola aos Romanos
A carta apresenta o seguinte esboço, dividido em quatro partes:
Introdução (1.1-15).
Salvação somente pela fé (1.16-11.36)
Ø    Anúncio do tema: o justo viverá pela fé (1.16-17).
Ø    A indesculpável culpa humana (1.18-3.20).
Ø    Justificação mediante a redenção efetuada por Cristo (3.21-4.25).
Ø    A nova vida de liberdade do justificado pela fé (5.1-8.39).
Ø    A incredulidade de Israel (9.1-11.36).
Exortações: a justificação pela fé (12.1-15.13).
Ø    Verdadeiro amor (12.1-21).
Ø    Submissão às autoridades instituídas por Deus (13.1-14).
Ø    Sem menosprezo ao irmão mais fraco (14.1-15.13).
Planos evangelísticos e saudações finais (15.14- 16.27).
A carta aos Romanos é tipicamente conhecida como o evangelho de Paulo. Nesta epístola o apóstolo Paulo é notado em seu ministério pastoral, pois duas palavras são tidas como chaves para a compreensão da mensagem da epístola. Estas palavras são: doutrina e exortação.
I – AUTOR, LOCAL, DATA E DESTINATÁRIOS
As cartas no período antigo começavam com o nome e a credencial do autor, e era seguida com uma saudação ao destinatário.  No prefácio da carta escrita aos romanos o apóstolo Paulo se apresenta com as seguintes credenciais: servo e apóstolo (Rm 1.1).
Servo (grego, doulos), corresponde a escravo ou serviçal de uma casa. Porém, o apóstolo Paulo ao se identificar como servo, o mesmo queria descrever sua relação com Jesus Cristo. Relação pactual em que Jesus controla e comanda o seu povo.
Já o termo apóstolo trata-se basicamente da defesa de Paulo ao seu chamado ministerial. O real motivo de se apresentar como apóstolo à igreja em Roma está diretamente ligado à ação de Satanás em tentar diminuir a autoridade apostólica de Paulo perante a comunidade cristã.
A epístola foi escrita provavelmente entre os anos 56 e 57 d.C, quando o apóstolo Paulo se encontrava na cidade de Coríntio. E foi destinada a todos os que se encontravam em Roma (Rm 1.7).
II – FORMA LITERÁRIA, CONTEÚDO E PROPÓSITO
O propósito da Epístola é notório na introdução (Rm 1.1-17), pedindo sempre em minhas orações que, nalgum tempo, pela vontade de Deus, se me ofereça boa ocasião de ir ter convosco (v. 10). Logo, o propósito de Paulo ao escrever a Epístola era de ir a Roma. Porém, na escrita o apóstolo registra sua mensagem que já era pregada a mais ou menos, vinte cinco anos. Também na carta Paulo corrige alguns problemas da Igreja causados por atitudes erradas dos judeus para com os gentios (Rm 2.1-29; 3.1,9; 11.11-32).
O tema da epístola é encontrado nos seguintes versículos: Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé (Rm 1.16,17).
Em suma, a Epístola aos Romanos em seu tema central, define a doutrina da salvação associada diretamente com o elo da salvação em especial a fé.
A frase de fé em fé (Rm 1.17), significa fé do começo ao fim. Portanto, através da escrita da carta Paulo queria consolar os cristãos a permanecerem firmes na fé em meio às perseguições contra o Evangelho, sabendo que o cristão autêntico não envergonha do Evangelho porque este é poder de Deus para salvação de todo aquele que crê.
III – VALOR ESPIRITUAL
As doutrinas Bíblicas são nítidas na carta aos Romanos, pois a epístola inicia-se com a teontologia, porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou (Rm 1.19), texto que em seu contexto descreve a respeito da santidade divina. A harmatiologia também está presente nas citações doutrinárias de Paulo, pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo (Rm 5.12b). E em destaque percebe-se a soteriologia, isto é, a doutrina da salvação. Os elos da salvação estão presentes na epístola: fé, justificação (Rm 5.1), e santificação (Rm 8.1). Portanto, a cristologia e a paracletologia também estão presentes (Rm 8.1-30).
A epístola aparece na história por ser motivadora de grandes avivamentos. Agostinho e Lutero são bons exemplos de homens que foram inspirados pela carta aos Romanos.
Para concluir: A carta foi escrita para a igreja... A carta foi escrita com o propósito de edificar a igreja, tirar dúvidas e esclarecer questionamentos que a nova fé estava provocando. Junte-se a isso o desejo do apóstolo em contar com o apoio dos romanos no estabelecimento de uma nova base missionária. Romanos, portanto, é uma carta escrita para todos nós (GONÇALVES, p.7).
REFERÊNCIA

GONÇALVES, José. Maravilhosa Graça, o evangelho de Jesus Cristo revelado na Carta aos Romanos. Rio de Janeiro: CPAD, 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário