Novos Céus e Nova Terra
Porque eis que eu crio céus novos
e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, nem mais se
recordarão (Is 65.17).
Para Radmacher, Allen & House: Eu
crio também pode ser traduzido por estou criando, ou estou prestes a criar.
Céus novos e nova terra. Assim formou os céus e a terra existentes, Deus irá
criar um novo Universo que estará pronto para sua presença e para desfrute de
seu povo (p. 1106).
As
descrições, novo céu, nova terra e nova Jerusalém, se associam a três
dimensões: a
dimensão celestial, novo céu; a dimensão terrestre, nova terra; e, a dimensão
urbana, nova cidade.
Já
no que corresponde à nova Jerusalém, três são os indicadores que define a nova
Jerusalém ao patamar de uma cidade sublime:
Primeiro,
a grande cidade (Ap 21.10), logo a grandeza da cidade corresponde ao suprimento
da necessidade dos seus habitantes.
Em segundo, a santa cidade (Ap 21.10), isto é,
a cidade é perfeita e livre de todo mal.
Por fim, em terceiro a cidade descerá do céu, por
isso, haverá nela a glória de Deus (Ap 21.10).
I – TODAS AS COISAS SERÃO
RENOVADAS
Em 2 Pedro 3.7 assim está escrito: Mas
os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro
e se guardam para o fogo, até o Dia do Juízo e da perdição dos homens ímpios.
Portanto, o juízo pelo fogo é tão certo como o que foi
efetuado pela água. O termo, céus, presente no texto corresponde ao céu
sideral. Teologicamente há três céus:
Primeiro céu: o céu atmosférico ou céu inferior. Isto
é, onde sobrevoam os pássaros.
Segundo céu: o céu espacial ou intermediário. Onde se
localizam os astros e também é chamado de céu astronômico.
Terceiro céu: o céu em que há a presença de Deus, isto
é, o céu superior.
O primeiro livro da Bíblia é o de Gênesis, o livro do
princípio, enquanto o último livro é o de Apocalipse que corresponde a
revelações. Todavia, o primeiro como o último livro da Bíblia possui relações
diretas no que trata a ordem da história da humanidade, se em Gênesis
encontra-se as origens das coisas, em Apocalipse o conhecimento do desfecho de
todas as coisas torna-se notável. Mas, os últimos capítulos de Apocalipse são
conhecidos como o gênesis do apocalipse, portanto as origens de uma nova época
encontram se nos capítulos finais de Apocalipse.
II – NOVOS CÉUS E NOVA TERRA
Em 2 Pedro 3.13 assim está escrito: Mas
nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita
a justiça.
Por fim, o propósito de Deus é uma nova criação. Esta
verdade se explica pelo motivo em que a criação foi afetada pelo pecado. O
pecado alterou a harmonia presente na criação. Com os novos céus e nova terra Deus
pelo fogo trará restauração.
III – NOVA JERUSALÉM
A frase “na
casa de meu Pai há muitas moradas” transmite
dois ensinamentos básicos:
Primeiro ensino, a casa pertence ao Criador.
E segundo, nesta casa há muitas moradas.
Na tradução NVI a expressão muitas moradas corresponde
a uma casa pequena com muitos cômodos envolta de um pátio que é o pondo de
encontro para o lazer dos filhos que mora envolta do seu pai. Na Nova Jerusalém
os filhos de Deus estarão envoltos do Pai celestial.
Os detalhes inseridos no texto sagrado da nova
Jerusalém indica que ela é uma cidade real. Cidade cujo construtor também é
real (Hb 11.10). Se o mundo atual afetado pelo pecado possui as suas maravilhas
o que será dito da nova cidade em que nela não haverá maldição (Ap 22.3), não
haverá necessidade dos governos naturais que governam os dias e as noites -
sol, lua e estrelas – (Ap 22.5), não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor,
nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas (Ap 21.4).
Para um mundo perfeito é necessário que exista uma
composição com elementos essenciais como a de um governo capaz somada com
habitantes conscientes, que desfrutem de conhecimentos, comunhão e vivam em
amor. Por muitos anos esta tem sido à busca de homens para uma sociedade
melhor, porém, estas teorias ao serem executadas pelo o homem eliminou o
essencial que é a presença de Deus. Ou seja, não haverá uma sociedade justa com
a ausência de Deus. Na nova Jerusalém a perfeição será real porque o próprio
Deus a governará, com isto os habitantes serão os salvos de todas as épocas que
possuirão conhecimento perfeito e desfrutarão da perfeita comunhão e do
perfeito amor.
Na Nova Jerusalém o amor de fato será sincero,
generoso e longânimo. A perfeição do amor de Deus na nova Jerusalém se
manifestará no amor que galardoa os salvos (Tg 1.12).
Referência:
RADMACHER, Earl D.
ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Antigo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.
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