Deus é Fiel

Deus é Fiel

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Carta aos Hebreus – Fé, firme fundamento das coisas que se esperam

Carta aos Hebreus – Fé, firme fundamento das coisas que se esperam
1- Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem.
2- Porque, por ela, os antigos alcançaram testemunho.
3- Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. (Hb 11.1-3).
O capítulo 11 é conhecido no mundo cristão por citar a galeria dos heróis da fé. A citação de homens e mulheres que pela fé conseguiram agradar a Deus e que de fato tornaram exemplos de fidelidade, adoração e confiança no Senhor, logo, estes alcançaram o testemunho.
Há três pontuações no capítulo que merece bastante atenção: definição prática da fé, o testemunho alcançado pela fé e a essencialidade da fé.
Panorama Bíblico no que corresponde a fé
1- Definição. O termo fé (gr. πίστις) significa convicção e confiança.
Porém, tendo como base o capítulo percebem-se duas definições, sendo que estas definições correspondem com o sentido prático da fé.
Em primeiro, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam (v.1). Fundamento significa essência ou realidade. A fé trata as coisas que se esperam como realidade (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, p. 660).
Por segundo, a fé é a prova das coisas que se não veem (v.1). Prova significa evidencia ou convicção. A própria fé prova que o que é invisível é real, como serão, por exemplo, as recompensas do crente na volta de Cristo, 2Co 4.18 (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, p. 660).
2- Os tipos de Fé. Pelo menos quatro tipos de fé são esboçados no cenário cristão: fé natural, fé salvadora, fé como virtude e fé como dom.
A fé como dom não corresponde com a fé natural, pois a fé natural é o resultado das observações da natureza.
A fé como dom não corresponde com a fé salvadora, pois a fé salvadora é o resultado da pregação do Evangelho.
A fé com dom não corresponde com a fé como fruto do espírito, pois a fé como fruto do Espírito está relacionada com a fidelidade. Ser fiel a alguém corresponde a estar bem consigo e faz com que o indivíduo compreenda o valor e os efeitos da fidelidade.
A ausência da fidelidade no mundo estar associada com a multiplicação da iniquidade, porém, quando a fidelidade se manifesta não há lugar para insegurança.
Para que haja uma ação extraordinária por parte da igreja, a fé como dom é a capacidade outorgada pelo Espírito Santo ao cristão para que coisas sobrenaturais ocorram. A fé como dom sobrenatural ultrapassa a esfera natural das coisas.
Os antigos alcançaram o testemunho por meio da fé
Os antigos são os fiéis do tempo do Antigo Testamento. Testemunho se refere à aprovação de Deus. Ele os considerou justos por causa de Deus. Ele os considerou justos por causa da fé que manifestaram (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, p. 660).
1- Abel alcançou o testemunho de adorador (v.4). O sacrifício realizado por Abel foi aceitável por Deus por causa de sua fé.
2- Enoque alcançou o testemunho daquele que não viu a morte (v.5). Portanto, alcançou o testemunho de que agradara a Deus.
3- Noé alcançou o testemunho daquele que obedeceu (v.7). Sua fé não só o salvou da inundação, mas também do juízo de Deus, pois se tornou herdeiro da justiça (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, p. 660).
4- Abraão alcançou o testemunho de amigo de Deus (Is 41.8).
5- Sara alcançou o testemunho de que tudo é possível ao que crer (v.11).
6- Isaque e Jacó alcançaram o testemunho de que é possível abençoar até mesmo próximo da morte (v.20). Isaque, Jacó e José acreditaram até o final de sua vida no futuro invisível que Deus lhes havia prometido com relação a Seu povo (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, p. 661).
7- Moisés alcançou o testemunho da certeza do chamado (vv. 23-29).
8- Raabe alcançou o testemunho do acolhimento pacífico (v.31).
A fé é essencial para desfrutar uma vida vitoriosa
Após descrever sobre alguns de muitos heróis da fé que viveram no período da Antiga Aliança, o escritor da carta relata a respeito do valor da fé para alcançar as benevolências do Senhor.
Em quatro situações básicas a fé torna-se decisiva em determinar uma vida vitoriosa:
1- Perante as perseguições. Tanto perseguições provenientes de ordens espirituais como humanas, pois, os quais, pela fé venceram reinos (v.33).
2- Perante o tempo. Ou seja, perante o tempo no que corresponde ao alcançar as promessas, pois os quais, pela fé, alcançaram a promessas (v.33).
3- Perante a chegada da morte. As mulheres receberam, pela ressurreição os seus mortos (v. 35).
4- Perante a certeza. Isto é, a certeza de vivenciar uma melhor ressurreição (v. 35).
A fé em si é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem. Logo, a fé é o firme fundamento da esperança e a certeza do cristão.
Referência:

ALLEN, Ronaldo B. RADMACHER, Earl D. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário