Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 12 de julho de 2016

Carta aos Hebreus – Jesus é superior ao Sacerdócio Levítico

Jesus é superior ao Sacerdócio Levítico
14- Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão.
15- Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.
16- Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno (Hb 4.14-16).
A missão do sacerdote era mediar a relação entre o homem e Deus. Ou seja, tinha como missão levar o homem até Deus por meio de sacrifícios e pela oração intercessora. Jesus em seu ministério foi Sacerdote perfeito, pois por meio da sua morte foi o próprio sacrifício oferecido ao Pai para a salvação de todos que os creem.
O Sacerdócio Levítico
Na historiografia Bíblica percebe-se que no AT existiam divisões concernentes às funções sacerdotais, que eram distribuídas entre, o sumo sacerdote, os sacerdotes e os levitas. Outro fator também determinante para compreender as distribuições das funções dos descentes de Levi é necessário citar os nomes dos filhos deste patriarca: Gérson, Coate e Merari (Êx 6.16).
Os da família de Gérson ficaram com a responsabilidade de cuidarem e trabalharem com os elementos do tabernáculo (Nm 3.22-26). Já os descendentes de Merari com os elementos estruturais como, tábuas, varais, colunas, bases, estacas, cordas, ou seja, com os utensílios do Tabernáculo (Nm 3.38-39). Enquanto, os descendentes de Coate ficaram com as tarefas mais importantes que diretamente estavam associadas com a liderança.
Aos 30 anos de idade os levitas davam início às suas obrigações que eram manuais e as encerravam aos 50 anos (Nm 4.3). Portanto, todos os sacerdotes eram levitas. Porém, nem todos os levitas eram sacerdotes. As obrigações menores, algumas vezes até manuais, como limpeza, arranjo e arrumação no templo, cabiam aos levitas não-sacerdotais (CHAMPLIN, p.17).
Enquanto, os sacerdotes eram responsáveis por desenvolverem as seguintes atividades, sacrifícios (Lv 1-6), e cuidarem das questões concernentes aos alimentos próprios e impróprios (Lv 13-14).
o sumo sacerdote estava encarregado de certos deveres especiais, que só ele podia cumprir, como oficiar no dia da expiação, entrando no Santo dos Santos com esse propósito, e servir de principal oráculo do sacerdócio (CHAMPLIN, p.18).
A veste oficial do sumo sacerdote era composta (Êx 28.4):
a) Por um peitoral, havia doze pedras gravadas os nomes das doze tribos que tem como significado, o sumo sacerdote era uma liderança vocacionada por Deus para conduzir os israelitas.
b) Por um éfode, peça do vestuário que descia até os joelhos do sumo sacerdote, feita de linho bordada de azul, púrpura, escarlate e figuras douradas.
c) Por um manto azul onde estavam os sinos.
d) Por uma túnica bordada, significado integridade moral e espiritual, isto é, conformidade com Deus.
e) Por um turbante, que significava a vida, o crescimento e o vigor. E na frente havia um diadema em que estava escrito: Santidade ao Senhor.
f) Por um cinto, que simbolizava o serviço.
No NT há destaque para dois grupos de sacerdotes: a aristocracia sacerdotal e os sacerdotes da ordem.
A aristocracia era limitada a várias famílias sacerdotais, que dominavam os ofícios na hierarquia que controlavam as finanças e rituais do templo... Por outro lado, os sacerdotes da ordem moravam fora de Jerusalém, na Judéia, ou na Galileia. Era tarefa deles oficiar nos sacrifícios e nas cerimônias que ocorriam diariamente no templo (RICHARDS, p. 134).
Jesus o Sumo Sacerdote
1- Jesus o Sumo Sacerdote. Com base nos escritos da Carta aos Hebreus nota-se a superioridade do sacerdócio de Cristo pelos seguintes pontos:
a) Os sacerdotes da Antiga Aliança entravam no tabernáculo terreno, sombra do tabernáculo celestial, enquanto Jesus entrou nos céus, no verdadeiro Santo dos Santos (Hb 4.14).
b) Os sacerdotes da Antiga Aliança ofereciam um sacrifício que se repetia a cada ano, isto é, sacrifício que não era eficaz. Já Jesus ofereceu a si mesmo como sacrifício, sendo este verdadeiro e eficaz (Hb 7.27; 9.23,28).
c) Logo, o sacrifício de Jesus tornou-se o melhor de todos, por finalizar os sacrifícios (Hb 9.13-10.18). Por fim, Jesus torna mediador de um pacto novo e maior que o antigo (Hb 8.6).
2- Jesus é sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque (Hb 5.6). Ordem que poderá ser entendida pelas seguintes descrições:
Melquisedeque era sacerdote e rei (Gn 14.18).
Na há registro sobre a origem de Melquisedeque.
Portanto, Jesus é sacerdote e rei de Jerusalém (Is 11,5) e não tem origem e nem fim, pois Ele é eterno (Jo 1.1).
Os sacerdotes eram líderes, portanto os líderes na atualidade deverão se espelhar em Jesus como o Sumo Sacerdote, maior líder de todos os tempos, pois o sumo sacerdote concentrava nas pessoas (é constituído em favor dos homens nas coisas concernentes a Deus – Hb 5.1), eram compassivo com os fracos e ignorantes (Hb 5.2), estavam em prontidão para enfrentar o pecado (Hb 5.3), e não autonomeava, mas eram vocacionado por Deus (Hb 5.4). Portanto, sendo Jesus o Sumo Sacerdote é necessário que os cristãos mantenham firme a confissão, porque Jesus pode compadecer das fraquezas dos homens e outorgar satisfação espiritual.
Referência:
CHAMPLIN. R.N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. Volume 6. São Paulo: Hagnos, 2014.

RICHARDS. Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário