Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Carta aos Hebreus – Jesus é superior a Moisés


Jesus é superior a Moisés
3- Porque ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quando maior honra do que a casa tem aquele que a edificou (Hb 3.3).
Nos dois primeiros capítulos o autor salienta a superioridade de Jesus aos anjos, porém, no capítulo três o escritor notifica aos leitores em Roma a superioridade de Jesus a Moisés. O nome Moisés significa aquele que foi tirado. Já o nome Jesus significa aquele que salva.
Moisés foi vocacionado por Deus para liderar a nação eleita à terra prometida, já Jesus encarnou-se para proporcionar salvação eterna para todos aqueles que se aproximarem dEle, outorgando assim o repouso eterno.
Moisés o grande profeta
Em 2012 tivemos a honra de escrevermos os comentários da Revista Manancial de número 9, edição 28, da Igreja Batista Livre Renovada. Abaixo citamos o comentário sobre a vida de Moisés.
1- As duas primeiras etapas da vida de Moisés. Moisés significa tirando, ou que foi tirado, nome outorgado pela filha de faraó que o chamou de Moisés e disse: Por que das águas o tenho tirado (Êx 2.10).
Moisés viveu 120 anos e nestes anos a sua vida foi dividida em três etapas, porém duas delas abrange o período de Israel no Egito e a última corresponde ao período de Israel no deserto.
1.1- Moisés no palácio. Os primeiros 40 anos da vida de Moisés foram marcados pelos seguintes acontecimentos: nascimento de Moisés, educação de Moisés e fuga de Moisés.
a) O nascimento de Moisés. Moisés nasceu no período em que os filhos de Israel eram mortos, mas por três meses o mesmo foi por seus pais escondido (Êx 2.2).
b) Educação de Moisés. Moisés por certo período foi por sua mãe criado, e em seguida entregue à filha de faraó. Com a filha de faraó vivendo no palácio Moisés logo foi introduzido na escola egípcia tornando conhecedor de todas as ciências do Egito, que segundo dados históricos eram: matemática, geometria, arquitetura, medicina e química (At 7. 22).
c) Fuga de Moisés. Após ver um varão egípcio ferir um judeu. Moisés vendo que ninguém ali havia feriu ao egípcio e escondeu o corpo do mesmo na areia e no dia seguinte ao dar conselhos a dois hebreus que estavam brigando foi Moisés indagado, se era ele juiz para julgar aquele conflito ou mataria ao injusto daquele conflito (Êx 2. 11-14).
1.2- Moisés no Deserto. Conforme o livro de Atos capítulo sete no versículo trinta os dias de Moisés no deserto de midiã foram de quarenta anos. Nesta nova etapa os acontecimentos na vida de Moisés foram: casamento com Zípora (Êx 2.21) e a chamada de Moisés.
Moisés subiu ao monte para apascentar as ovelhas, subir ao monte indica deixar as coisas naturais para o lado e buscar a face de Deus. No monte Horebe era natural à presença de sarça, porém nenhuma delas chamou atenção de Moisés como a que se ardia no fogo e não se consumia.
Foi, portanto no monte Horebe que Deus chamou a Moisés outorgando lhe uma missão em especial; livrar os israelitas da mão de faraó (Êx 3.10) – (SILVA, p. 18).
A superioridade de Jesus
1- Maior glória do que Moisés. O ministério de Moisés foi conduzido mediante a glória de Deus. No monte Sinai grande foi à manifestação divina. E todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subia como fumaça de um forno, e todo o monte tremia grandemente (Êx 19.18).
Entretanto, Jesus não subiu ao Sinai, mas ao Gólgota. No Sinai Deus se manifestou ao povo escolhido. Portanto, no Gólgota Deus se revelou à humanidade.
Os israelitas por terem uma missão centrípeta, isto é, em que as demais nações iriam a Israel, foram beneficiados pela manifestação divina. Portanto, a Igreja por ter uma missão centrífuga, isto é, tem como dever ir até as nações, também foram beneficiados pela glória de Cristo, porém tendo esta glória como lugar específico um ambiente de vergonha, ou seja, o Gólgota. Conclui-se que o concerto estabelecido mediante a morte de Jesus é mais glorioso do que o estabelecido no monte Sinai (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, p. 642).
2- Cristo sobre a sua própria casa (v. 6). Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar (v. 5). Porém, quando o escritor da epístola fala sobre Jesus o apresenta como Filho, isto é, o próprio Deus.
Portanto, há duas coisas a se observar:
Primeira, a diferença entre Jesus e Moisés. Moisés é apresentado como servo fiel, enquanto Jesus é apresentado como Filho. Logo, se percebe a superioridade de Jesus a Moisés.
Segunda, Jesus e Moisés foram introduzidos sobre casas diferentes. A casa na qual Moisés representa corresponde com o concerto de Deus com o povo de Israel. Enquanto, a casa na qual Jesus representa corresponde com a Igreja. O que indica abrangência do ministério de Jesus ser superior ao de Moisés.
 Portanto, se para os israelitas Moisés era um exemplo de fidelidade, deveria os mesmos, retornarem para Deus e aceitarem a superioridade de Jesus ao ministério de Moisés e a superioridade de Jesus a Moisés. Porque Moisés conduziu o povo a um descanso terreno, enquanto Jesus conduzirá a todos os que crerem ao repouso eterno.
Referência:
ALLEN, Ronaldo B. RADMACHER, Earl D. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.
SILVA, Andreson Côrte Ferreira da. Cronologia Bíblica. Revista Manancial. Ano 9, edição 28.

Nenhum comentário:

Postar um comentário