Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 3 de julho de 2016

Subsídio para aula da E.B.D: Deus, o primeiro Evangelista


Deus, o primeiro Evangelista
Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: todas as nações serão benditas em ti (Gl 3.8). Paulo escreveu 13 epístolas, sendo que cada uma foi escrita em determinada situação. Aos Gálatas e aos Romanos o apóstolo escreveu quando o evangelho era a principal preocupação de seu ministério.
Paulo ao escrever aos irmãos das igrejas existentes na Gálacia defende a doutrina bíblica da salvação e a autoridade da sua vocação ministerial. A presente carta tem valor incomparável para as igrejas locais do presente século, pois outorga clareza nos assuntos doutrinários e convalida o poder e os benefícios da obra vicária de Jesus (SILVA, p. 129).
O texto áureo apresenta Deus como aquEle que anuncia, pois Deus anunciou o evangelho a Abraão para assim abençoar os gentios. Logo, se Deus deu início à proclamação do evangelho é de responsabilidade de cada cristão continuar a boa obra, desenvolvendo esta com atitude evangelística responsável e amorosa.
I – A CHAMADA DE ABRAÃO
Abraão é um dos maiores vultos da história. Dele descendem os judeus e os árabes. Estes últimos por parte de Ismael. De Abrão, pai da altura passou a ser chamado de Abraão que tem por significado pai de uma multidão de nações (Gn 17.5). Foi chamado aos 75 anos de idade (Gn 12.4), teve o nome mudado aos 99 anos de idade (Gn 17.1) e teve o seu filho aos 100 anos de idade (Gn 21.5).
Dentre as características de Abraão três em especial chamam atenção: primeira, foi chamado de amigo de Deus (Is 41.8); segunda característica, é chamado de o fiel Abraão (Gl 3.9) e por fim, como terceira característica, é considerado como o pai de todos nós (Rm 4.16).
Característica do chamado de Abraão. O chamado de Abraão teve características que o diferencia de outros personagens bíblicos.
1.1- Em primeiro o chamado de Abraão foi pela fé (Hb 11.8). Isto indica que o patriarca não andava por vista (2 Co 5.7), mas por ser justo viveu pela fé, pois o justo viverá pela fé (Rm 1.17) e o mesmo sabia que sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11.6).
1.2- Já em segundo, o chamado de Abraão exigiu a mudança de localidade. A mudança foi de Ur dos caldeus para ir a Canaã (Gn 11.31). A primeira mudança que Deus requer do ser humano ao chamá-lo é que o mesmo mude de atitudes. Atitude é a tendência de uma pessoa em julgar tais objetos como bons ou ruins, desejáveis ou indesejáveis. Portanto, há atitudes que menosprezam o próprio ser das pessoas, tais como atitudes egoístas, que não visualizam a vontade de Deus para si.
1.3- E em terceiro o chamado de Abraão teve um preço a ser pago. A renúncia da terra, da parentela e da casa são demonstrações do preço elevado pago por Abraão (Gn 12. 1). Abraão renunciou a terra natal, o conforto do lar, os amigos, o tradicional estilo de vida, o direito de habitar entre os teus, o direito de ter uma velhice tranquila e o direito de dirigir a sua própria vida. Renunciar é abrir mão de bens pessoais para servir a outros conforme a vontade de Deus.
Os ganhos de Abraão. Deus supre a caminhada. Tal afirmativa é notória na vida de Abraão, pois o mesmo aos setenta e cinco anos era incompleto, em se tratando, da ausência de um filho. Deus chama o patriarca. O patriarca obedece, logo vem o primeiro resultado, o nascimento do filho da promessa.
Porém, antes que a promessa do filho se concretizasse Deus mudou o nome de Abrão para Abraão. Quando o ser humano obedece ao chamado, primeiramente Deus muda o nome do mesmo, retirando todo o significado de dor, sofrimento, angústia e de exaltação, para um nome que indique bênção.
Abraão não ficou preso em um passado esquecido por seus sucessores. Todavia, a experiência de vida de Abraão em conhecer e obedecer ao chamado de Deus para a sua vida fez do mesmo um dos personagens mais ilustre da história da humanidade. A importância do patriarca não estar limitada na escrita bíblica, ganhou campo e dimensão gigantesca. Tal dimensão foi conquistada pela obediência ao chamado.
II – A PALAVRA DE DEUS É EVANGÉLICA
O AT didaticamente se divide em quatro partes: Lei, históricos, poéticos e profetas. Cada uma destas partes é categórica em descrever a respeito da salvação. Salvação esta a ser concretizada na pessoa de Jesus Cristo.
Lei. Parte composta pelos cinco primeiros livros da Bíblia, e tem como temas centrais, a criação e a lei: O Senhor, teu Deus, te despertará um profeta do meio de ti, de teus irmãos como eu; a ele ouvireis (Dt 18.15).
No tocante a esta profecia, o Senhor, teu Deus, te despertará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis, Jesus Cristo foi o seu verdadeiro cumprimento, Jesus como Moisés, foi mediador entre Deus e o homem (v. 16,17; Hb 9.15;12.24). Entretanto, Cristo era diferente por ser o Filho de Deus (Jo 1.21, 25, 45, 46; 6.1; 7.40; At 3.22, 24; 7.37). Quando Moisés morreu, havia a esperança de aparecer novamente alguém como ele, até mesmo maior do que ele (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, p. 339).
Históricos. Parte do AT que transmite a história do povo de Israel que está contida nos livros de Josué a Ester: Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre (2Sm 7.16).
O Antigo Testamento é repleto de promessas que abrange à nação de Israel, porém, a promessa ratificada a Davi apresenta os elementos essências da abrangência da aliança de Deus com o povo da promessa.
Os elementos essências são: terra, trono e reino.
Elemento essencial terra:
E prepararei lugar para o meu povo, para Israel, e o plantarei, para que habite no seu lugar e não mais seja movido, e nunca mais os filhos da perversidade o aflijam como dantes (2 Sm 7. 10).
Elementos essenciais trono e reino:
Porém, a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre (1 Sm 7.16).
A promessa de Deus para com Israel ratificada na pessoa de Davi será concretizada na pessoa de Jesus.
Poéticos. Composta pelos livros de Jó a Cantares: Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra (Jó 19.25).
Esperança no resgatador dos direitos, ou seja, naquele que é o redime.
Profetas. Dividida em profetas maiores e profetas menores, composta por um conjunto de dezessete livros: Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniquidade deles. Por isso eu lhe darei uma porção entre os grandes, e ele dividirá os despojos com os fortes, porquanto ele derramou sua vida até à morte, e foi contado entre os transgressores. Pois ele carregou o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores (Is 53.11,12).
Vários versículos de Isaías 53 apontam para o caráter substitutivo do sacrifício de Cristo, os quais são: tomou sobre si as nossas enfermidades, nossas dores levou sobre si, foi ferido pelas nossas transgressões; foi moído pelas nossas iniquidades; o castigo... estava sobre Ele; pelas suas pisaduras; levou sobre si o pecado de muitos. Todas essas afirmações apontam para o fato da inocência do Servo Sofredor, de seu não merecimento de tamanho sofrimento, de sua voluntariedade, de sua liberalidade, mas especialmente que aquilo que era nossa identidade e destino caiu completamente sobre Ele (POMMERENING, p. 154).
III – EXECUTANDO O TRABALHO DE DEUS
A missão de Israel era centrípeta, já a missão da Igreja é centrífuga. Ou seja, a missão da nação de Israel era fazer com que as nações fossem até Israel para serem abençoados por Deus. Já a missão da Igreja é diferente, pois a Igreja tem que ir até os confins da terra.
Referência:
ALLEN, Ronaldo B. RADMACHER, Earl D. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Antigo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.
POMMERENING. Claiton Ivan. Isaías, eis-me aqui, envia-me a mim. Rio de Janeiro: CPAD, 2016.
SILVA, Roberto Santos da. Seteblir – Seminário Teológico Batista Livre Renovado formando obreiros visionários: Introdução ao Novo Testamente/ Ev. Andreson Côrte Ferreira da Silva. Goiânia: Mundial Gráfica, 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário