Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Subsídio para aula da E.B.D: A Evangelização Real na Era Digital

A Evangelização Real na Era Digital
A Verdade Prática assim está definida: na era da informação instantânea, somente o Evangelho Eterno para dar esperança à humanidade.
Nos últimos anos a humanidade tem presenciado os maiores avanços na área tecnológica. O capitalismo se notabilizou na sua quarta etapa, assim chamada de capitalismo técnico-científico-informacional. E as atuais gerações estão movidas para e pela geração Z.
A dita geração Z pode ser entendida como a continuação da geração Y, nascidos em plena era da globalização, informação e virtualização, apenas potencializam as características e marcas comportamentais de seus antecessores. A rapidez em suas ações, expectativas e necessidades, acompanham a velocidade em que obtêm as informações na WEB (GIOVELLI, p.301).
Nos séculos XX e XXI percebem-se as seguintes gerações: belle époque (1920-1940), baby boomers (1945-1964), X (1965-1984), Y (1984-2000) e Z (após 2000).
A geração Belle Époque ou tradicional foi marcada com o desenvolvimento industrial e pela urbanização. A geração baby boomers foi marcada pela disciplina, honra, respeito e organização. Já a geração X é marcada pela influência da TV, pois as brincadeiras deixaram de ser o único entretenimento das crianças. A Y é a geração marcada pela grande influência da tecnologia, pois nesta geração vem o advento do videogame e a internet possibilitou que esta geração desenvolvesse todo o potencial.
Portanto, a evangelização na era digital deverá abranger todas as gerações, ganhando-as para Cristo.
I – PECADORES DIGITAIS NAS MÃOS DE UM DEUS REAL
Conforme o tópico em análise os meios digitais proporciona para os que são dominados pela mídia na sua ação mais obscura a cometerem pecados terríveis. O personagem bíblico a ser estudado é Davi.
Davi, homem segundo o coração de Deus (1 Sm 13.14) cometeu pecados terríveis por passar parte do seu tempo em lugar errado, ou fazendo a coisa errada no lugar certo.
Davi em um ato errado desobedeceu do sexto ao décimo mandamento do decálogo.
Não matarás, Davi mandam um e-mail fatal, o correio eletrônico facilita-nos o dia a dia, encurta-nos as distâncias e ajuda-nos a resolver pendências. Infelizmente, essa ferramenta tão útil vem sendo utilizada também para arruinar reputações, caluniar e até matar (Revista, p.86). Isto é, Davi ao enviar uma carta a Joabe arquitetava a morte de Urias.
Não adulterarás, Davi conduz Bate-Seba para o Palácio e comete adultério. Há inúmeros conteúdos em sites que alimenta o desejo pecaminoso das pessoas e serve de motivação ao pecado da traição.
Não furtarás, Davi furta a Bate-Seba para desfrutar com ela de um momento prazeroso para a carne.
Não darás falso testemunho, Urias na sua inocência leva até Joabe a própria condenação.
Não cobiçarás, todo o processo do pecado de Davi se iniciou na cobiça, pois Davi cobiçou a mulher do próximo. Assim, ocorre com muitos por não utilizarem da maneira correta os meios de informação, pois cobiçam o que pertence ao próximo.
II – CONSERTANDO A REDE PARA CRISTO
Evangelizar por meio das redes sociais requer vocação por parte do evangelista, a mensagem deverá ser bíblica e cristocêntrica, e o evangelista deverá ter habilidades específicas.
Há três tipos de chamados na Bíblia por parte de Deus ao homem. Deus chama o homem para ser salvo. Deus chama o homem para servir. Deus chama o homem para ser glorificado.
Ao chamar o homem para servir, Deus proporciona meios para que este pregue o Evangelho. Na atualidade as redes sócias é um meio importante para a propagação do Evangelho.
A mensagem a ser pregada deve ser bíblica e deve ter Cristo como centro. Não é recomendável que o cristão crie discussões religiosas ou discuta religião nas redes sociais. Pois, o cristão deverá olhar para a internet como uma ferramenta para pregar-se a Cristo o único que salva e liberta o pecador de seus vícios.
III – EVANGELHO REAL PARA PESCADORES DIGITAIS
Com Habacuque aprende que a evangelização dos pecadores digitais deve ser clara, breve e objetiva.
Já a lição recebida por parte de Eliseu trata-se que o cristão ao utilizar as redes sociais não poderá perder a reputação de servo de Deus ou de homem de Deus, pois através do testemunho demonstrado pelas redes sociais alcançaremos muitos para o Reino de Cristo.
Com Paulo aprende que as redes sociais outorgará a oportunidade para a evangelização. Portanto, caberá ao cristão a estratégia para iniciar o processo da evangelização. Qual é o ponto de contato? Descubra e pregue o Evangelho.
Por fim, com Filipe se aprende que o Evangelho puro e santo deverá prevalecer sobre todo tipo de heresia.
Em suma, o Evangelho deve ser pregado. No facebook compartilhe mensagens bíblicas, textos bíblicos e vídeos que proporcione paz para as outras pessoas. No whatsapp um meio instantâneo de comunicar permite que o cristão de maneira objetiva pregue o Evangelho.
Portanto, em tempo e fora de tempo o crente deve pregar o Evangelho. Utilize os meios digitais da melhor maneira para a propagação do Evangelho.
Referência:

Giovelli, Graziellu Rita Marques. Manual de gestão de pessoas e RH. São Paulo: DCL, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário