A Evangelização Real na Era Digital
A Verdade Prática assim está definida: na era da informação instantânea, somente o Evangelho
Eterno para dar esperança à humanidade.
Nos últimos anos a humanidade tem presenciado
os maiores avanços na área tecnológica. O capitalismo se notabilizou na sua
quarta etapa, assim chamada de capitalismo técnico-científico-informacional. E
as atuais gerações estão movidas para e pela geração Z.
A dita geração Z pode ser
entendida como a continuação da geração Y, nascidos em plena era da
globalização, informação e virtualização, apenas potencializam as
características e marcas comportamentais de seus antecessores. A rapidez em
suas ações, expectativas e necessidades, acompanham a velocidade em que obtêm
as informações na WEB (GIOVELLI,
p.301).
Nos séculos XX e XXI percebem-se as seguintes
gerações: belle époque (1920-1940), baby boomers (1945-1964), X (1965-1984), Y
(1984-2000) e Z (após 2000).
A geração Belle Époque ou tradicional foi
marcada com o desenvolvimento industrial e pela urbanização. A geração baby
boomers foi marcada pela disciplina, honra, respeito e organização. Já a
geração X é marcada pela influência da TV, pois as brincadeiras deixaram de ser
o único entretenimento das crianças. A Y é a geração marcada pela grande
influência da tecnologia, pois nesta geração vem o advento do videogame e a
internet possibilitou que esta geração desenvolvesse todo o potencial.
Portanto, a evangelização na era digital
deverá abranger todas as gerações, ganhando-as para Cristo.
I – PECADORES DIGITAIS NAS
MÃOS DE UM DEUS REAL
Conforme o tópico em análise os meios
digitais proporciona para os que são dominados pela mídia na sua ação mais
obscura a cometerem pecados terríveis. O personagem bíblico a ser estudado é
Davi.
Davi, homem segundo o coração de Deus (1 Sm
13.14) cometeu pecados terríveis por passar parte do seu
tempo em lugar errado, ou fazendo a coisa errada no lugar certo.
Davi em um ato errado desobedeceu do sexto ao
décimo mandamento do decálogo.
Não matarás, Davi mandam um e-mail fatal, o correio eletrônico facilita-nos o dia a dia,
encurta-nos as distâncias e ajuda-nos a resolver pendências. Infelizmente, essa
ferramenta tão útil vem sendo utilizada também para arruinar reputações,
caluniar e até matar (Revista, p.86). Isto é, Davi ao enviar uma
carta a Joabe arquitetava a morte de Urias.
Não adulterarás, Davi conduz Bate-Seba para o
Palácio e comete adultério. Há inúmeros conteúdos em sites que alimenta o
desejo pecaminoso das pessoas e serve de motivação ao pecado da traição.
Não furtarás, Davi furta a Bate-Seba para
desfrutar com ela de um momento prazeroso para a carne.
Não darás falso testemunho, Urias na sua
inocência leva até Joabe a própria condenação.
Não cobiçarás, todo o processo do pecado de
Davi se iniciou na cobiça, pois Davi cobiçou a mulher do próximo. Assim, ocorre
com muitos por não utilizarem da maneira correta os meios de informação, pois
cobiçam o que pertence ao próximo.
II – CONSERTANDO A REDE PARA
CRISTO
Evangelizar por meio das redes sociais requer
vocação por parte do evangelista, a mensagem deverá ser bíblica e
cristocêntrica, e o evangelista deverá ter habilidades específicas.
Há três tipos de chamados na Bíblia por parte
de Deus ao homem. Deus chama o homem para ser salvo. Deus chama o homem para
servir. Deus chama o homem para ser glorificado.
Ao chamar o homem para servir, Deus
proporciona meios para que este pregue o Evangelho. Na atualidade as redes
sócias é um meio importante para a propagação do Evangelho.
A mensagem a ser pregada deve ser bíblica e deve
ter Cristo como centro. Não é recomendável que o cristão crie discussões
religiosas ou discuta religião nas redes sociais. Pois, o cristão deverá olhar
para a internet como uma ferramenta para pregar-se a Cristo o único que salva e
liberta o pecador de seus vícios.
III – EVANGELHO REAL PARA
PESCADORES DIGITAIS
Com Habacuque aprende que a evangelização dos
pecadores digitais deve ser clara, breve e objetiva.
Já a lição recebida por parte de Eliseu
trata-se que o cristão ao utilizar as redes sociais não poderá perder a
reputação de servo de Deus ou de homem de Deus, pois através do testemunho
demonstrado pelas redes sociais alcançaremos muitos para o Reino de Cristo.
Com Paulo aprende que as redes sociais
outorgará a oportunidade para a evangelização. Portanto, caberá ao cristão a
estratégia para iniciar o processo da evangelização. Qual é o ponto de contato?
Descubra e pregue o Evangelho.
Por fim, com Filipe se aprende que o
Evangelho puro e santo deverá prevalecer sobre todo tipo de heresia.
Em suma, o Evangelho deve ser pregado. No
facebook compartilhe mensagens bíblicas, textos bíblicos e vídeos que
proporcione paz para as outras pessoas. No whatsapp um meio instantâneo de
comunicar permite que o cristão de maneira objetiva pregue o Evangelho.
Portanto, em tempo e fora de tempo o crente
deve pregar o Evangelho. Utilize os meios
digitais da melhor maneira para a propagação do Evangelho.
Referência:
Giovelli, Graziellu Rita Marques. Manual de gestão de pessoas e RH. São
Paulo: DCL, 2012.
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