Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Pedro, o discípulo que negou a Jesus

Pedro, o discípulo que negou a Jesus
Texto: 36- Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, para onde vais? Jesus lhe respondeu: Para onde eu vou não podes, agora, seguir-me, mas, depois, me seguirás. 37- Disse-lhe Pedro: por que não posso seguir-te agora? Por ti darei a minha vida. 38- Respondeu-lhe Jesus: tu darás a tua vida por mim? Na verdade, na verdade te digo que não cantará o galo, enquanto me não tiveres negado três vezes (Jo 13.1).
O apóstolo Pedro é destaque nas citações dos Evangelhos nos instantes em que Jesus transmite aos discípulos ensinamentos concernente a vida cristã. O nome Pedro (gr. Πετρος; transliteração, Petros) tem como significado pedregulho, isto é, pedra grande ou grande quantidade de pedras miúdas, significado que também corresponde ao nome aramaico Cefas que significa rocha. A mudança de Simão (aquele que ouviu) para Pedro é caracterizada pela missão que ele estava prestes a realizar.
A Igreja é edificada sobre Cristo a pedra angular, logo Jesus representa a estrutura espiritual em que a Igreja está edificada, porém Pedro e os demais apóstolos tornaram se em os alicerces da Igreja visível, fato que se comprova na estrutura ministerial, sendo os apóstolos os primogênitos na propagação do Evangelho. Compreender a vida do apóstolo Pedro conforme a Bíblia Sagrada é fundamental que a vida do apóstolo seja didaticamente esquematizar em duas partes: Pedro antes de negar a Jesus, ouvinte falante; e, Pedro depois de ter negado a Jesus, ouvinte praticante.
Pedro o ouvinte falante
O apóstolo Pedro foi chamado para servir, sabendo bem que muitos ensinamentos ele receberia de Jesus Cristo passou a ser um dos três discípulos mais próximo do Mestre.
1- Pedro e o chamado para o apostolado. Ao contemplar Pedro e André trabalhando no ramo da pesca no mar da Galileia Jesus assim os vocacionam: vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens (Mt 4.19). De acordo com as quatro listas em que aparecem os nomes dos discípulos o apóstolo Pedro é citado em primeiro lugar (Mt 10.2; Mc 3.16; Lc 6.14; At 1.13). Portanto, Pedro de pescador de peixes passa a ser pescador de almas.
2- Pedro e suas declarações. Antes de negar a Jesus três declarações de Pedro merecem profunda atenção.
2.1- Declaração a respeito de Cristo. Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo (Mt 16.16). Ao dizer que Jesus era o Cristo, o apóstolo define a missão do Messias e ratificava o cumprimento das profecias a respeito do Ungido. E ao declarar que Jesus era o Filho do Deus vivo, Pedro estava literalmente dizendo que Jesus é o próprio Deus.
2.2- Declaração de quem conhecia e valorizava a liderança de Cristo. Senhor, para quem iremos nós? (Jo 6.68). Com Jesus presente o apóstolo Pedro tinha o conhecimento que tudo ocorreria da melhor maneira possível. O lugar é menos importante do que a presença de quem estará com o cristão em sua caminhada, pois se o cristão está com Cristo muitas serão as bênçãos divinas sobre a vida do mesmo.
2.3- Declaração no que concernia a doação da vida. Por ti darei a minha vida (Jo 13.37). De fato Pedro doou a sua vida a Cristo e conforme as tradições o apóstolo foi crucificado de cabeça para baixo, doando assim a sua vida ao seu Mestre.
3- A negação de Pedro. A negação de Pedro transmite algumas lições:
Até os mais fortes podem falhar. A autopreservação às vezes controla alguns indivíduos. O herói da fé poderá se tornar em um covarde mediante a pergunta de alguém. Até os homens mais espirituais podem cair nos pecados mais terríveis (CHAMPLIN, p. 477).
Pedro ouvinte praticante
1- O arrependimento de Pedro. E, virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe tinha dito: antes que o galo cante hoje, me negarás três vezes. E, saindo Pedro para fora, chorou amargamente (Lc 22.61,62). O arrependimento de Pedro foi positivo, pois ele reconheceu que tinha pecado e voltou para Deus, ação diferente da de Judas que se suicidou.
2- A declaração de amor de Pedro a Cristo. Por três vezes Pedro responde, tu sabes que te amo (Jo 21.15-17). Reconhecendo suas limitações e seu erro o apóstolo Pedro ao ser indagado por duas vezes se amava (ágape) ao Senhor Jesus lhe responde que o amava como amigo. Portanto, na terceira vez Jesus lhe pergunta se Pedro lhe amava como amigo, assim Pedro chora e responde que o amava como amigo. Provavelmente na mente de Pedro se passava, no momento da terceira pergunta, que amigo de verdade não nega o outro, porém, Pedro declara o seu amor a Cristo.
3- Pedro e sua missão no livro de Atos. Há dois principais nomes no livro de Atos o de Pedro e o de Paulo. Até o capítulo doze o apóstolo Pedro é o destaque e há três pontos a serem observados: Pedro o pregador do Evangelho, Pedro o líder dos demais apóstolos e Pedro instrumento de Deus para a concretização de milagres.
3.1- Pedro o pregador do Evangelho. Após o recebimento do Espírito Santo o apóstolo Pedro pregou uma mensagem com as seguintes palavras conclusivas: saiba, pois, com certeza, toda casa de Israel que a este Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo (At 2.36). Mensagem que conduziu a Jesus quase três mil almas (At 2.41). Já na segunda mensagem do apóstolo quase cinco mil almas se renderam aos pés do Senhor Jesus (At 4.4).
3.2- Pedro o líder entre os apóstolos. Na escolha do sucessor de Judas percebe-se que o apóstolo Pedro demonstra o perfil de um líder entre os demais discípulos (At 1.15).
 3.3- Pedro instrumento de Deus para a concretização de milagres. Jesus vocacionou a Pedro dando-lhe poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem e poder para curar pessoas enfermas (Mt 10.2). Sendo assim conforme o evangelista Lucas pessoas eram postas onde Pedro passasse para que pelo menos a sua sombra cobrisse os enfermos, entretanto conclui-se que todos eram curados (At 5.15,16).
Ao contrário de Judas o apóstolo Pedro esteve presente na última instrução do Senhor Jesus aos discípulos, fato que conduz o apóstolo a se comprometer com a propagação do Reino de Deus. A boa comunicação terá como resultado a prática. O cristão não poderá se limitar a ser um ouvinte falante, mas deverá ser ouvinte praticante, isto é, tudo o que receber de Cristo deverá divulgar.
Referência:

CHAMPLIN. R.N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. Volume 4. São Paulo: Hagnos, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário