Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Instrução aos discípulos a uma vida de oração

Instrução aos discípulos a uma vida de oração
Texto: 13- E tudo quanto pedires em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. 14- Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei (Jo 14.13,14).
Ao escrever ao jovem Timóteo o apóstolo Paulo o instrui a respeito da oração (1 Tm 2.1-8), utilizando quatro termos para definir e explicar a maneira em que se procedem as orações desenvolvidas pelos cristãos. Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens (v.1). Como o apóstolo Paulo instruiu o jovem Timóteo, assim também Cristo instruiu os discípulos a respeito da importância da oração.
Conceito de oração
Oração é definida pela palavra diálogo, isto é, conversa que se dá entre o cristão e a pessoa de Deus. A oração não é sacrifício, mas ao contrário é um privilégio outorgado aos que descobriram o seu valor. A oração não pode ser desenvolvida por palavras soltas, isto é, ditas ao vento, mas a oração deve ser o momento em que o cristão fala com Deus e escuta a voz de Deus. Pois, oração não é um monólogo em que apenas uma pessoa fala, se o crente tem algo a falar, tem muito que ouvir da parte de Deus. Portanto, na oração Deus também fala aos teus.
A oração proporciona
1- Encorajamento. Há pessoas limitadas em ações por não terem uma vida de plena consagração a Deus em oração. A oração em si proporciona encorajamento, pois o ser humano percebe que há hostes espirituais nos lugares celestiais que fazem de tudo o que é possível para desencorajar os servos do Senhor (Dn 10.12-14).
O cristão é encorajado a tomar decisões após a oração (At 10.23). É notório que os resultados são provenientes de escolhas e não há melhor maneira para tomar decisões do que após consultar a vontade do Senhor. Pois, as decisões tornarão em bênçãos ou em maldições para as futuras gerações.
2- Confiança. Ao ter uma vida de constante oração o cristão revela que possui intimidade com Deus e também confia na ação miraculosa do Senhor. Nota-se a confiança no Senhor presente nas palavras de Davi: pai de órfãos e juiz de viúvas é Deus no seu lugar santo. Deus faz que o solitário viva em família; liberta aqueles que estão presos em grilhões; mas os rebeldes habitam em terra seca (Sl 68.5,6), Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam (Sl 23.4). Portanto, quem ora confia em Deus.
3- Renovo. A oração proporciona renovo físico e espiritual. O rei Ezequias estava enfermo com uma doença mortal e a palavra do Senhor através do profeta Isaías para o monarca era: põe a tua casa em ordem, porque morrerás e não viverás (Is 38.1). Porém, após a oração feita por Ezequias, a palavra do Senhor veio como renovo físico: ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos (Is 38.5).
São inúmeras pessoas que ao curvarem os joelhos se encontram, desanimadas e desacreditadas. Pois, não possuem forças para orar, entretanto é nesta hora que ocorre um dos fatos marcantes do ministério do Espírito Santo que é a intercessão pelo cristão (Rm 8.26).
Termos utilizados por Paulo
Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens (1 Tm 2.1).
Deprecações, isto é, súplicas em favor da necessidade pessoal ou de outra pessoa. Orações, ou seja, diálogo ou preces. Intercessões sugere aproximar-se com confiança colocando-se no lugar de outro, isto é, interceder é pedir em favor de alguém. E por último, ações de graças, isto é, uma atitude de louvor a Deus por todos os feitos e benefícios desenvolvidos para com os teus.
Jesus e os discípulos
No ministério particular de Jesus com os discípulos percebe-se a presença do verbo pedir.
1- Pedirdes em meu nome (Jo 14.14). Há explicações coerentes no que corresponde ao ato de pedir no nome do Senhor Jesus.
A primeira explicação é visível literalmente na história da Igreja onde os crentes têm concluído as orações no nome de Jesus, o nome que está acima de todos os nomes ( ).
Já a segunda indica intimidade entre os cristãos e o Senhor Jesus, reconhecimento da autoridade do nome de Jesus pelos cristãos e harmonia entre a ação da oração com o caráter de Cristo.
2- Pedireis tudo o que quiserdes (Jo 15.7). O segredo para ter a oração respondida pelo Senhor Jesus é o permanecer diante dEle e o obedecer a Palavra dEle.
3- Pedi e receberei para que a vossa alegria se cumpra (Jo 16.24). A palavra de Jesus outorga segurança aos que oram, pois quem pede recebe, e quem recebe, recebe para que haja o cumprimento da alegria.

Os discípulos não teriam mais a presença física de seu Mestre, mas, não estariam impossibilitados de conversarem com Ele, isto porque por meio da oração continuaria a relação harmônica do Mestre para com os discípulos, pois a oração proporciona intimidade e conhecimento da e para com a pessoa na qual se ora. Sendo, que o cristão ora, pede, intercede no nome de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário