Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Culto de Doutrina: O aborrecimento do mundo para com os cristãos

O aborrecimento do mundo para com os cristãos
Texto: 18- Se o mundo vos aborrece, sabei que primeiro do que a vós, me aborreceu a mim (Jo 15.18).
Conforme o portal da Revista Veja (http://veja.abril.com.br) em 2015, sete mil e cem cristãos (7.100) foram mortos em perseguições. A cada cinco minutos um cristão é martirizado em alguma parte do mundo.
O presidente da Liberdade Cristã, Jim Jacobson, pediu: “Vamos orar pelos crentes perseguidos. Eles são a sua família cristã em todo o mundo. Ore pela sua segurança. Que eles sejam encorajados a continuar compartilhando o Evangelho, mesmo diante da perseguição e que seus perseguidores possam conhecer Cristo enquanto observam o corajoso testemunho destes crentes”1.
Portanto, a perseguição aos cristãos foi proferida pelo Senhor Jesus, sendo que a Igreja primitiva vivenciou uma terrível perseguição, porém quanto mais a Igreja era perseguida mais ela crescia. Aprende-se que na perseguição Deus outorga crescimento para a sua Igreja.
A maneira em que o aborrecimento se manifesta
A palavra grega presente no texto, μισέω, significa aborrecer ou odiar, é um termo usado especialmente para definir sentimentos maldosos e injustificáveis para com os outros, quer aos inocentes ou por hostilidade mútua. O aborrecimento do mundo para com os cristãos se caracteriza na perseguição e no assassinato de inúmeros cristãos.
1- Perseguição. Ser odiado e maltratado é uma das penalidades da grandeza moral e do poder espiritual; ou, colocando de modo diferente, um dos privilégios que Cristo confere aos seus amigos (BRUCE, p. 455).
Do latim a palavra perseguição tem como significado aquele que corre atrás de outro com severa opressão. No cenário religioso a perseguição tornou-se um fato social natural com ocorrência em todo o longo da historia da humanidade. Grandes religiões perseguindo as pequenas e pequenas perseguindo as grandes religiões. Sendo que a forma mais comum de perseguição ocorre na tentativa de forçar algum consenso de opinião (CHAMPLIN, p.241).
Triste realidade é saber que líderes religiosos perseguem membros de outras religiões por não haver um consenso de opiniões. Os apóstolos foram perseguidos por líderes religiosos por serem estes últimos indiferentes aos ensinos do judaísmo.
Muitos comunistas perseguiram os cristãos por serem estes contrários ao idealismo socialista de Karl Marx que em uma de suas obras registrou as seguintes palavras: comunistas não se rebaixam a dissimular suas opiniões e seus fins. Proclamam abertamente que seus objetivos só podem ser alcançados pela derrubada violenta de toda ordem social existente2.
Por fim, a Igreja tem sido perseguida desde a sua fundação, logo a perseguição nunca morreu. Inúmeras perseguições desenvolvidas por fatores diferentes: economia, política, inveja, medo e conforme o texto de João 15.18,19 por o cristão não pertencer ao mundo.
2- Assassinato dos cristãos (Jo 16.2). O apóstolo Pedro foi crucificado de cabeça para baixo. Paulo foi decapitado. No Coliseu há relatos de cristãos sendo lançados às feras, mortos pela espada, retirando dos civis romanos ali presentes grande quantidade de aplausos.
Porém, assim expressou Tertuliano: o sangue dos mártires é a semente dos cristãos3.
O aborrecimento para com os cristãos se dá por estes não pertencerem ao mundo (v. 19)
Conforme João 15.19, dois são os motivos que explicam o ódio do mundo para com os cristãos: os cristãos não são do mundo e os cristãos foram escolhidos por Cristo.
Não são do mundo indica que os cristãos são santificados para viverem conforme a vontade de Deus. São guiados pelo Espírito Santo de Deus. E falam segundo a vontade de Cristo.
E por serem eleitos por Cristo são ingressados na obra do Senhor, sendo que o agir de Deus vai à contramão dos interesses do mundanismo.
A causa da perseguição está relacionada com a falta de conhecimento da pessoa de Deus (v.21)
A falta de conhecimento faz com que as pessoas vivam em desarmonia. Permite que haja afrontas, irregularidades, mentiras e conflitos infinitos que aparentemente para os tais conflitos não tem soluções.
Olhos altivos aborrecem ao Senhor.
Língua mentirosa aborrece ao Senhor.
Mãos que derramam sangue inocente aborrecem ao Senhor.
Coração que maquinam pensamentos maliciosos aborrece ao Senhor.
Pés que apressam a correr para o mal aborrecem ao Senhor.
Testemunha falsa que profere mentiras aborrece ao Senhor.
Porém, o que semeia contendas entre irmãos a alma do Senhor abomina (Pv 6.16-19).
Porém, tais ações são desenvolvidas da parte de pessoas que não conhecem a Deus, pois o conhecimento da pessoa de Deus permite que a harmonia no cenário cristão seja autêntica.
Portanto, a perseguição aos cristãos ocorre por esta ser a vontade de Deus, isto por três motivos: primeiro, a purificação dos crentes; segundo, é um meio de treinamento dos crentes; e, terceiro, como parte da missão da Igreja (CHAMPLIN, p. 244). Sendo assim, quando cada crente é perseguido este cresce diante de Deus. A perseguição não limita a aproximação do crente para com Deus, mas ao contrário proporciona a aproximação do cristão para com o Todo Poderoso.
Referência:
2- Manifesto Comunista.
3- O´REILLY, A.J. Os mártires do Coliseu. Rio de Janeiro: CPAD, 2005.
BRUCE. A.B. O Treinamento dos Doze. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.

CHAMPLIN. R.N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. Volume 5. São Paulo: Hagnos, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário