Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Igreja: Quem é? A quem serve?

Igreja: Quem é? A quem serve?
Texto: Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela (Mt 16.18).
O termo Igreja deriva se da palavra grega ekklesia, que tem por significado assembleia pública. A doutrina que tem como objetivo estudar a Igreja é conhecida como eclesiologia, sendo que esta doutrina expõe diferença entre Igreja local (visível) e Igreja universal (invisível).
A Igreja invisível se caracteriza por todos que receberam a Jesus como único Salvador, já a visível trata se do grupo local de crentes que se reúnem para adorarem a Jesus. A Igreja em sua missão demonstra de maneira categórica autoridade sobre as hostes espirituais, enfermidades e até sobre a natureza. Logo, por ser um organismo vivo entende-se que a Igreja gera vida. Portanto, trata-se de organismo vivo porque esta obra pertence a Deus.
Conhecendo a Igreja
Conforme a sua missão e a sua natureza, a Igreja é apresentada nos escritos da Bíblia com nomes diferentes, os quais revelam o seu ser e o seu agir perante o mundo, nota-se abaixo alguns nomes:
Israel de Deus: o apóstolo Paulo ao escrever à Igreja da Galácia, declarou aos membros da Igreja local de Israel de Deus (Gl 6.16).
Nação Santa: aos irmãos dispersos que se encontravam no Ponto, na Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia que os mesmos eram Nação Santa (1 Pe 2.9).
Edifício: a Igreja é um edifício conforme 1 Coríntios 3.9, texto que se refere a uma construção espiritual.
Há outros nomes outorgados a Igreja segundo a sua missão e natureza: Virgem Imaculada (1 Co 11.2), Esposa do Cordeiro (Ap 21.9), Corpo de Cristo (1 Co 12.27), Família de Deus (Ef 2.17-22) e Universal Assembleia e Castiçal (Ap 1.20).
Já quando a Igreja é definida como organismo vivo esta verdade trata-se de indicar a vivacidade da mesma perante todo o longo da história. Esta verdade pode ser compreendida no poema escrito por A. Z. Conrad acerca da imortalidade da Bíblia, onde se pode adaptar a imortalidade da Igreja.
Firme está ela
Século após século - Firme está ela.
Impérios se levantam e caem e são esquecidos – firme esta ela.
Dinastias se sucedem – firme está ela.
Reis são coroados e destronados – firme está ela.
Desprezada – firme está ela.
Tempestades de ódio rugem ao seu redor – firme está ela.
Os agnósticos sorriem – firme está ela.
Profanos e ímpios escarnecem – firme está ela.
Relâmpagos de ira dão contra ela – firme está ela.
O progresso liberal tenta diminuir o seu valor – firme está ela.
Tentaram acabar com a igreja através das perseguições com a mais vasta crueldade humana, mas em um determinado dia os oponentes tiveram que aceitar a seguinte verdade, quanto mais o sangue dos cristãos era derramado mais crescia o número dos que se entregavam a Jesus, o aceitando como único Salvador.
A Igreja serve ao Deus vivo
Deus é compreendido por seus nomes, atributos e decretos. No Antigo Testamento o nome indicava o caráter e a índole das pessoas. Portanto, o nome estava diretamente associado com o indivíduo no que corresponde às qualidades, o modo de ser, sentir e até de agir. Da mesma forma percebe-se que os nomes de Deus indicam as qualidades do ser, do sentir e do agir de Deus.
Os nomes de Deus não são apenas uma identificação pessoal, mas são inerentes à sua natureza e revelam suas obras e seus atributos. Não é meramente uma distinção dos deuses das nações pagãs. Quando a Bíblia faz menção do nome de Deus, está revelando o poder, a grandeza e a glória do Deus Todo-Poderoso; além de mostrar seus atributos, o nome representa o próprio Deus. O nome de Deus está ligado á sua soberania e glória (SILVA, p.50).
1- Os nomes genéricos são: Deus de Israel, Deus e Altíssimo. Elohim é o nome mais usado no Velho Testamento e, expressa o conceito de divindade. Associa com o nome do Criador de todas as coisas. Segundo a tradução semítica o termo El é Deus que para os especialistas El deriva-se de uma raiz que significa ser forte ou ser poderoso. El no singular e Elohim no plural.
Já o termo Elyon corresponde com o Altíssimo e indica poderes sobre outros, pois para as nações antigas o termo era usado para referenciar os monarcas, logo Deus está acima dos poderes dos monarcas da Terra porque Ele é o Altíssimo.
2- Os nomes específicos são: Shaday, Adonay e YHWH. El Shaday significa Deus todo Poderoso. Para alguns o sentido do nome significa Deus da montanha.
Adonay significa Senhor.
YHWH tetragrama que tem como transliteração Yahweh, ou seja, Javé. O nome Javé é o nome especial de Deus. Significado mais próximo seria “aquele que trouxe a existência o que existe”.
O nome Deus quando usado e citado indica poder. Logo, o nome Deus indica que Ele (Deus) é Todo Poderoso e tem poder absoluto. Já o nome Senhor quando citado outorga ênfase ao amor de Deus.
Portanto, a Igreja serve a um Deus que é único, poderoso e misericordioso. Desta verdade compreende a missão da Igreja que é exercita com autoridade e também se entende o porquê da existência da Igreja em meio aos levantes que objetivava a sua destruição. Mas, em meio a todos os levantes por ser um organismo vivo e por servir ao Deus único e poderoso, a Igreja permanece de pé e constante a todos os obstáculos, firme está ela.
Referencia:

SILVA, Esequias Soares da. Os dez mandamentos: valores divinos para uma sociedade em constante mudança. Rio de Janeiro: CPAD, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário