Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Subsídio para aula da E.B.D: O Socorro de Deus para livrar o seu povo

Subsídio para aula da E.B.D: O Socorro de Deus para livrar o seu povo
Conforme a verdade prática, Deus é fiel no cumprimento de todas as suas alianças e promessas. As promessas de Deus estão associadas e convalidam as alianças de Deus para com os homens, e estas podem ser divididas em condicionais e incondicionais.
Porém, prevalecem as alianças incondicionais de Deus para com o seu povo. Três alianças exemplificam esta verdade; aliança de Deus com Abraão, aliança com a palestina e aliança com Davi:
A de Abraão. É incondicional e perpétua. Confirma a promessa do Redentor. Abrange três posteridades: a de Ismael, puramente carnal; a de Israel, carnal e espiritual; a da Igreja, puramente espiritual.
A da Palestina é incondicional. Confirma a possessão da Terra Prometida aos descendentes de Abraão.
A de Davi. É incondicional. Assegura três coisas a Israel, como povo e nação: um trono, um reino, e um rei, tudo através de Cristo (SILVA, p.119).
I – PROVIDENCIA DE DEUS
Deus tem tudo no seu controle. José foi vendido por seus irmãos, isto para que José salvasse sua família; Ester chegou ao palácio de Assuero para que por meio dela Deus salvasse o seu povo. Logo, todas as coisas estão sobre o controle de Deus. E tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus.
A decisão de Vasti resultou em perca:
Edito real. Memucã urgiu o rei a tomar providencia imediatas contra Vasti. A rainha receberia o equivalente a um divórcio e seria rebaixada de sua posição privilegiada de esposa preferida do rei (ALLEN; RADMACHER; HOUSE, p. 771).
II – ESTER PALÁCIO DE ASSUERO
Neste tópico dois personagens aparecem em destaque que também são os destaques da história de todo o livro de Ester: Mardoqueu e Ester. E sobre o livro de Ester é necessário citar a seguinte frase de Matthews Henry:
Se o nome de Deus não aparece no livro, o dedo de Deus estava lá (apud, Cabral, p.122).
Mardoqueu apresenta as seguintes características: era temente a Deus, era um homem de fé e de profunda piedade espiritual.
Por possuir as características citadas Mardoqueu tinha mediante a fé em Deus a certeza que o Senhor estava no controle de todas as coisas, logo, este judeu desenvolveu a educação necessária para o amadurecimento de Ester, que de garota instruída se tornaria em rainha da pérsia.
Já sobre a personagem Ester, nota-se que ela era bonita, obediente aos ensinos e instruções recebidos de Mardoqueu. O seu nome hebraico era Hadassa que tem como significado murta, enquanto que Ester, nome persa, significa estrela. A murta é um tipo de planta que é mencionada seis vezes no Antigo Testamento (Ne 8.15; Is 41.19;55.13; Zc 1.8,10,11), sendo que os ramos da murteira era usados na ocasião da festa dos Tabernáculos.
III – A CRISE CHEGA PARA O POVO DE DEUS
Hamã conspira contra os judeus e tinha como plano conduzir todos, a morte, abrangendo os judeus de todas as idades e de todo o sexo. Porém, Deus tem tudo em seu controle, Ester estava no palácio para ser instrumento de Deus para o livramento do povo.
E do livramento de Deus para com os judeus surge à festa de Purim.
Purim é palavra que vem do assírio, puru, que indica um pedregulho apropriado para ser lançado como se fosse um dado, em sortilégios. Esse puru, pois, representa o destino. Hamã lançou sortes para ver qual seria o melhor dia para tentar destruir totalmente os judeus. Mas, Deus reverteu esse destino. Se, porventura, o livro só foi escrito na época dos Macabeus, então o seu propósito foi o de encorajar a fidelidade a Deus, em consideração a fidelidade histórica do Senhor (CHAMPLIN, p. 533).
Por fim, se aprende que Deus salva o seu povo quando nos dispomos a orar, jejuar e agir.
Referência:
ALLEN, Ronaldo B. RADMACHER, Earl D. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Velho Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.
CHAMPLIN. R.N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. Volume 2. São Paulo: Hagnos, 2014.

SILVA, Antônio Gilberto da. Manual da Escola Dominical. Rio de Janeiro: CPAD, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário