Deus é Fiel

Deus é Fiel

sábado, 31 de dezembro de 2016

Subsídio para aula da E.B.D: O propósito do fruto do Espírito

O propósito do fruto do Espírito
A verdade prática afirma que somente através de uma vida espiritual frutífera o crente poderá glorificar a Deus.
A palavra adoração outorga na separação das letras três palavras: adora, oração e ação. Logo, conforme a verdade prática somente através de uma vida espiritual frutífera, isto é, através de ações o crente glorifica a Deus.
Para Horton o fruto tem a ver com o crescimento e o caráter; o modo da vida é o teste fundamental da autenticidade. O fruto, em Gálatas 5.22,23, consiste nas “nove graça que perfazem o fruto do Espírito, o modo de vida dos que são revestidos pelo poder do Espírito que neles habita” (p.488).
I – A VIDA CONTROLADA PELO ESPÍRITO
Em Efésios 5.18, encontra-se a seguinte descrição: mas enchei-vos do Espírito. Conforme a lição o verbo encher remete em ser controlado, dominado no passo que a pessoa perde a vontade própria, isto é, que a pessoa passe a ter a vontade divina.
Encher-se indica uma ação que vai além de receber o selo do Espírito Santo (Ef 1.13). Selar é uma ação feita por Deus no momento de nosso novo nascimento. O termo e o modo do verbo grego traduzido como enchei-vos (imperativo afirmativo) indica que a ação no presente encher-se pode ser repetida, acontecendo em vários momentos. É algo que Paulo ordena que os todos os cristãos são cheios do Espírito, mas todos foram selados com o Espírito quando se entregaram a Cristo (Ef 4.30) – (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, p.512).
Uma vida de santidade proporciona comunhão com Deus. Um viver santo é saber distinguir entre o certo e o errado; praticar o que é correto e invalidar o incorreto. Ser santificado por Deus não indica que o cristão é santo, mas que o cristão é separado por Deus, para o uso de Deus e para Deus.
Separado por Deus indica que é Deus que o santifica. Para o uso de Deus, indica que Deus separa pessoas para serem seus instrumentos de bênção. E para Deus, corresponde que os cristãos pertencem a Deus.
Portanto, os cristãos são separados para serem usados por Deus e para terem comunhão com Deus. Para uma vida de comunhão com Deus é necessário o investimento de tempo em oração, jejum, frequência na Igreja e dentre outros, a leitura da Bíblia.
II – O FRUTO DO ESPÍRITO EVIDENCIA O CARÁTER DE CRISTO EM NÓS
Caráter é a qualidade inerente a um indivíduo e corresponde com o temperamento próprio e a índole de cada pessoa.
Caráter significa:
Ter um comprometimento com um conjunto de valores sem comprometer-se...
Ser dedicado a um conjunto de padrões sem hesitar...
Esforçar-se continuamente para integrar seus pensamentos, palavras e ações...
Fazer sacrifícios para manter os seus princípios...
Ter autodisciplina para manter seus valores e padrões morais (MUNROE, 2015, p.204-211).
A marca distintiva do caráter é a lealdade. Lealdade é o produto da estabilidade criada pelas provações que surgem ao longo do tempo (MUNROE, 2015, p.219).
Fruto tem como significado resultado. Pelo fruto conhece a árvore. O caráter do indivíduo gera resultados. Resultados que caracterizam o novo estilo de vida, notabilizado pela lealdade a Deus e a Palavra de Deus. Logo, o cristão não é identificado pelo que possui, mas pelo que ele é.
III – TESTEMUNHANDO AS VIRTUDES DO REINO DE DEUS
Conforme as palavras do Senhor Jesus registradas pelo evangelista João o cristão tem que frutificar e para manter a produtividade o cristão tem que permanecer em Cristo e na Palavra de Cristo.
Há uma revelação incrível quando Jesus disse que o fruto permanece. Os frutos da dedicação dos apóstolos e dos primeiros cristãos falam por eles até os dias atuais.
Para frutificar o cristão precisa investir em sua própria vida. Investimento este para estar mais próximo de Deus. Pois, quando mais próximo de Deus maiores serão os resultados. Resultados estes para si, para a própria família, para a Igreja, para a sociedade, em suma, para as futuras gerações.
Referência:
ALLEN, Ronaldo B. RADMACHER, Earl D. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Antigo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.
HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática uma perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.

MUNROE, Myles. O poder do caráter na liderança. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2015. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário