Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Fé, esperança e amor são virtudes que identificam os membros da Igreja que cresce

Fé, esperança e amor são virtudes que identificam os membros da Igreja que cresce
Texto: Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; mas o maior destes é o amor (1Co 13.13).
As virtudes são qualidades morais e também intelectuais que caracterizam o indivíduo conduzindo-o à prática do bem. O cristão é seguidor de Jesus Cristo. O termo Cristo tem como significado ungido, e apenas os reis, sacerdotes e profetas eram ungidos na sociedade judaica. Sendo seguidor de Cristo indica que o cristão tem os sentimentos de Jesus Cristo e pratica as obras do Messias.
A vida de Jesus proporciona aos cristãos a terem uma vida de fé, esperança e amor. Estas virtudes identificam o autêntico servo de Deus.
A fé identifica o autêntico cristão
Nos escritos do Novo Testamento se encontra três tipos de fé: fé objetiva, fé subjetiva e fé como virtude.
1. Fé objetiva. Corresponde com o objeto da fé, ou seja, aquilo em que se crer. No cristianismo corresponde com a pessoal a qual o cristão confia e acredita. Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé (2Tm 4.7).
2. Fé subjetiva. É o exercício da fé, por parte do cristão, logo, é a crença ativa e dependente de Deus. Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo (Rm 5.1).
3. Fé como virtude. É a fé subjetiva em ação, logo, é a crença ativa e dependente de Deus em ação. Mas, o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei (Gl 5.22,23). A fé como fruto do Espírito está relacionada com a fidelidade. Ser fiel a alguém corresponde a estar bem consigo e a entender o valor e os efeitos da fidelidade. A ausência da fidelidade no mundo estar associada com a multiplicação da iniquidade, porém, quando a fidelidade se manifesta não há lugar para insegurança.
Portanto, a fé não é aprendida com atividades físicas, pois é um atributo da alma. Porém, a fé é desenvolvida pelo seu uso:
As boas obras entre os homens são uma das expressões da fé. Jesus curava e fazia muitas coisas em benefício de seus semelhantes humanos. Quando a fé é usada assim, é fortalecida; e o elemento físico do homem gradualmente deixa de ser um empecilho para a expressão da alma, isto é, da fé (CHAMPLIN, 2014, p.695).
Há relação entre a fé e o amor, e a fé e a esperança. Pois, a fé produz a esperança (Rm 5.2) e a fé opera pelo amor (Gl 5.6).
A esperança identifica o autêntico cristão
A esperança cristã pode ser definida como âncora da alma (Hb 6.19), o vocábulo esperança é usado de duas maneiras diferentes. No primeiro caso significa grande coragem, aquela que permanece firme a despeito de todas as tentações. No segundo caso, indica a salvação infinita que a esperança obterá; no presente versículo (Rm 8.24) podem estar em foco ambos os aspectos (LUTERO apud CHAMPLIN).
Para Lutero a esperança outorgava coragem para enfrentar as tribulações do dia a dia e proporcionava firmeza mediante toda desordem. Assim também como outorgava a certeza da salvação mediante a continuação sincera diante de Cristo.
O cristão pode se alegrar diante da esperança futura (Rm 5.2), isto é, a glória que o cristão desfrutará ao lado do Criador. Este orgulhar demonstra total segurança, porque Deus depositou no coração de cada cristão o Espírito Santo (Rm 5.5). Quem tem o Espírito Santo tem a salvação.
A esperança não traz confusão, logo os servos de Cristo não serão envergonhados ou humilhados por causa da esperança, pois ela cumprirá (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, 2013, p.373).
Portanto, a esperança é a certeza que em meio às crises o cristão é mais do que vencedor.
O amor identifica o autêntico cristão
Os capítulos 12 e 14 tem uma relação direta com o conteúdo do capítulo 13, pois o capítulo 12 conclui com as seguintes palavras: portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho ainda mais excelente.
Surge a seguinte pergunta ao lê 1 Coríntios 12.31: que caminho é este?
Já a introdução do capítulo 14 cita as seguintes palavras: segui o amor e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar.
Surge a seguinte pergunta ao lê 1 Coríntios 14.1: como seguir o amor?
Portanto, o caminho mais excelente é o amor. E seguir o amor tem como definição: apressar em direção ao amor, correr ao amor, perseguir o amor e aspirar ao amor.
O amor divino (ágape) é imutável, sacrificial e espontâneo. Por amou Jesus foi entregue para salvar a humanidade (Jo 3.16). Quando este amor é operante na vida do indivíduo o mesmo passa a amar até mesmo os inimigos (Mt 5.44).
O amor como virtude cristã não corresponde com sentimentos e nem com ações que esperam recompensas, porém trata-se de um dom divino.
Se João 3.16 descreve o amor em sentido vertical, ou seja, a ação de Deus em amar incondicionalmente os seres humanos. A mensagem de 1 João 3.16 enfatiza o amor no sentido horizontal, indicando que é dever do cristão amar uns aos outros.
Por fim, assim como escreveu Paulo; agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; mas o maior destes é o amor. Logo, todo cristão será conhecido pelas virtudes, porém a que mais o descreverá como servo de Deus e provará ao mundo que há harmonia na Igreja é o amor. Pois, o amor entre os irmãos é a prova para o mundo que a Igreja pertence a Deus e prova que o evangelho anunciado pela Igreja é proveniente de Deus.
Referência:
ALLEN, Ronaldo B. RADMACHER, Earl D. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Antigo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.
CHAMPLIN. R.N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. Volume 2. São Paulo: Hagnos, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário